Produto educacional: automação residencial com uso de Arduino e IoT
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.28882Palavras-chave:
Arduino; Ensino; IoT; Automação; Interdisciplinaridade.Resumo
A interdisciplinaridade permite a integração de saberes, fortalecendo a interdependência entre as disciplinas e a integração global. A pesquisa utiliza o conceito de Domótica e integra o teórico e o prático, bem como a ciência e tecnologia ao automatizar uma maquete. Assim, o objetivo da pesquisa é apresentar o desenvolvimento de um produto educacional, em formato de maquete residencial, que realiza a automação de tarefas e faz o controle remotamente, via smartphone, de equipamentos e dispositivos contidos nela. Para isso, foi utilizado o microcontrolador Arduino com intuito de obter aplicações práticas, didáticas e de baixo custo para facilitar o ensino-aprendizagem dos alunos. Essa integração fortalece a assimilação dos conceitos obtidos nas aulas teóricas ao estabelecer relações entre saberes, tanto do curso técnico quanto de graduação. Foi utilizado o conceito de Internet das Coisas e o software Blynk para realizar todos os acionamentos remotamente, via smartphone. Os resultados foram satisfatórios e todos os equipamentos funcionaram como o esperado dentro da proposição do trabalho.
Referências
Andrade, J. P. B. (2016). Uma abordagem com sistemas multiagentes para controle autônomo de casa inteligente. https://www.researchgate.net/profile/Marcos_De_Oliveira3/publication/308995138_Uma_Abordagem_com_Sistemas_Multiagentes_para_Controle_Autonomo_de_Casas_Inteligentes/links/57fd3f2b08ae6750f8065d72/Uma-Abordagem-com-Sistemas-Multiagentes-para-Controle-Autonomo-de-Casas-Inteligentes.pdf
Autodesk (2022). AutoCAD. https://www.autodesk.com.br/
Batrinu, C. (2018). Projetos de automação residencial com ESP8266: Aproveite a potência deste minúsculo chip wi-fi para construir incríveis projetos de casas inteligentes. São Paulo: Novatec.
Bessemer, S. P., & Treffinger, D. J. (1981). Analysis of creative products: review and synthesis. The Journal of Creative Behavior, 15(3), 158-178.
Biegelmeyer, A. (2015). Desenvolvimento e aplicação de uma casa inteligente. https://repositorio.ucs.br/xmlui/bitstream/handle/11338/2473/TCC%20Anderson%20Biegelmeyer.pdf?sequence=1&isAllowed=y
Blynk (2021). Blynk. https://blynk.io/
Bolzani, C. (2004). Residências inteligentes: Domótica, redes domésticas, automação residencial. Livraria da Física.
CAPES (2019). Documento de Área. Área 46. Ensino. Brasília: Autor. https://www.gov.br/capes/pt-br/centrais-de-conteudo/ENSINO.pdf
Fazenda, I. (2008). Didática e interdisciplinaridade. (13a ed.), Papirus. https://www.academia.edu/7797458/Ivani_Fazenda_DIDATICA_E_INTERDISCIPLINARIDADE
Ferreira, M. L., & Marques, A. J. (2020). O ensino interdisciplinar e a educação libertadora: dois assuntos, um objetivo. Revista Research, Society and Development, 9(8), 1-14.
Geddes, M. (2017). Manual de projetos do Arduino: 25 projetos práticos para começar. https://books.google.com.br/books?id=ooSKDgAAQBAJ&printsec=frontcover&hl=pt-BR&source=gbs_ge_summary_r&cad=0#v=onepage&q&f=false
Mariotoni, C. A., & Andrade Jr., E. P. (2002). Descrição de sistemas de automação predial baseados em protocolos PLC utilizados em edifícios de pequeno porte e residências. Revista de Automação e Tecnologia de Informação, 1(1).
Monk, S. (2014). Projetos com Arduino e Android: Use seu smartphone ou tablet para controlar o Arduino. Bookman.
Neves, N. P. S. (2014). Currículo e Tecnologias da Informação e Comunicação na Educação. Informática na Educação: teoria e prática, 17(2), 47–57.
Oliveira, S. (2018). Internet das coisas com ESP8266, Arduino e Raspberry Pi. (2a ed.). São Paulo: Novatec.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1
Piaget, J. (1972). Los dos problemas principales de la epistemología de las ciencias del hombre. Epistemiologia de las ciencias humanas. Buenos Aires: Proteo, p. 169-196.
Rosa, A. S., & Roehrs, R. (2020). Aplicativos móveis: algumas possibilidades para o ensino de Química. Revista Research, Society and Development, 9(8), 1-27.
Santos, C. R. B. (2021). Fundamentos de projetos eletrônicos envolvendo o ESP32 e ESP32 LoRa. Ciência Moderna.
Stevan Junior, S. L., & Farinelli, F. A. (2018). Domótica: Automação residencial e casas inteligentes com Arduino e ESP8266. Érica.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Flávia Peixoto de Camargos; Carlos Renato Borges dos Santos; Filipe Diego da Silva; Bianca Harumi Diniz Kai; Vinícius Vieira e Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.