Estado da Arte sobre formação de professores de Ciências da Natureza e Matemática na Modalidade Educação de Jovens e Adultos no Encontro Nacional de Pesquisas em Educação em Ciências (2011 - 2021)
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29008Palavras-chave:
Formação de Professores; Educação de Jovens e Adultos; Ensino.Resumo
Este artigo apresenta uma análise do mapeamento das interlocuções acadêmicas, teórico-metodológicas e temáticas dos grupos que pesquisam sobre Educação de Jovens e Adultos e Formação de Professores de Ciências da Natureza e Matemática. O mapeamento foi realizado a partir das produções apresentadas no Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, com a utilização do espaço temporal de 2011 a 2021, caracterizado como uma pesquisa de metodologia “estado da arte”. Como resultado encontramos poucos trabalhos envolvendo as temáticas em estudo, ficando a certeza da necessidade de ampliar os espaços de formação de professores da Educação de Jovens e Adultos, especificamente por áreas do conhecimento. Observamos um crescimento de estudos voltados a formação de professores de forma geral, mas é a urgente a necessidade de discutir as especificidades, tanta da EJA, como das áreas e seus componentes curriculares.
Referências
Arroyo, M. G. (2004). Educação básica e movimento social do Campo. In Arroyo, M. G.; Caldart, R. S.; & Molina, M. C. Por uma educação do campo. São Paulo, Vozes.
Arroyo, M. G. (2006). Formar Educadoras e Educadores de Jovens e Adultos. In Soares, L. (org.). Formação de educadores de jovens e adultos. Belo Horizonte, Autêntica.
Augustinho, E.; & Vieira, V. da S. (2021). Mapeando a formação de professores de Ciências na Educação de Jovens e Adultos. In Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Em Redes. ABRAPEC.
Bardin, L. (2016). Análise de Conteúdo. Edições 70.
Brandão, C. R. (2006). O que é educação popular. São Paulo: Brasiliense.
Brasil. (1996). Ministério da Educação. Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional. Lei n° 9394/1996.Brasília, DF. Recuperado de: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/lei9394_ldbn1.pdf
Cunha, M. I. da. (2013). O tema da formação de professores: trajetórias e tendências do campo na pesquisa e na ação. Educação e Pesquisa, 1-17.
DEMO, P. (2000). Projeto de Formação. Jornal Brasil, São Paulo.
Ferreira, N. S. de A. (2002). As pesquisas denominadas “estado da arte”. Educação & Sociedade, 23(79), 257-272.
Freire, P. (1997). Pedagogia da Autonomia-Saberes Necessários: a prática educativa. São Paulo, Paz e Terra.
Freire, P. (2001). Pedagogia dos sonhos possíveis. São Paulo, UNESP.
Freire, P. (2005). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
Freire, P. (2014). Pedagogia do Oprimido. Rio de Janeiro, Paz e Terra.
Gadotti, M. (2008). Boniteza de um sonho: ensinar-e-aprender com sentido. São Paulo, Instituto Paulo Freire.
Gadotti, M. (2011). Educação integral no Brasil: inovações em processo. São Paulo, Instituto Paulo Freire.
Imbernón, F. (1998). La formación y el desarrollo profesional del profesorado: hacia una nueva cultura professional. Barcelona.
Imbernón, F. (2010). Formação continuada de professores. Porto Alegre, Artmed.
Jesus, A. C. S. de; & Nardi, R. (2011). Imaginário de Licenciandos em Física sobre a Educação de Jovens e Adultos. In Anais do VIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Campinas, ABRAPEC.
Jesus, A. C. S. de; & Nardi, R. (2013). Um estudo sobre imaginários de licenciandos de Física sobre o ensino para jovens e adultos. In Anais do IV Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, ABRAPEC.
Maciel, F. I. P. (2014). Alfabetização no brasil: pesquisas, dados e análise. In Mortatti, M. do R. L.; & Frade, I. C. A. da S. (orgs.). Alfabetização e seus sentidos: o que sabemos, fazemos e queremos? Marília, Oficina Universitária; São Paulo, Unesp.
Miranda, S. A. (2015). Os saberes matemáticos no cotidiano dos pescadores artesanais das comunidades tradicionais de pesca da cidade de Rio Grande (RS). Dissertação (Mestrado), Universidade Federal do Rio Grande, Rio Grande.
Nóvoa, A. (2009). Professores: imagens do futuro. Lisboa, Educa.
Pereira, V. A.; & Claro, L. C. (2017). A importância da leitura de mundo em Paulo Freire como processo de alfabetização. Revista Brasileira de Alfabetização, 1(6), 114-129.
Porto, F. de S.; Bizerril, M. X. A. (2021). Concepção de Educação de Jovens e Adultos por Licenciandos em Ciências Naturais: uma experiência na disciplina de estágio supervisionado. In Anais do XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências – Em Redes. ABRAPEC.
Romanowski, J. P.; Ens, R. T. (2006). As pesquisas denominadas do tipo “estado da arte” em educação. Diálogo Educ., 6(19), 37-50.
Sacristán, J. G. (2007). Poderes Instáveis em Educação. Porto Alegre, Artmed.
Santos, S. M. dos; & Guimarães, S. S. M. (2015). O diálogo como estratégia: Pensando a formação inicial de professores de ciências para atuar na EJA. In Anais do X Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências. Águas de Lindoia, ABRAPEC.
Saviani, D. (2011). Formação de Professores no Brasil: Dilemas e Perspectivas. Poíesis Pedagógica, 9(1), 07-19.
Soares, L. J. G. (2004). O educador de Jovens e Adultos e a sua formação. Educação em Revista, 47, 83-100.
Soares, L. J. (2011). G. As especificidades na formação do educador de jovens e adultos: um estudo sobre propostas de EJA. Educação em Revista, 27(2), 303-322.
Stramare, O. A.; & Sant’anna, S. M. L. (2001). Uma retomada sobre a Educação de Jovens e Adultos. In Sant’anna, S. M. L (org.). Aprendendo com Jovens e Adultos. Porto Alegre, PROREXT/UFRGS.
Streck, D. R. (2006). A Educação Popular e a (re)construção pública. Há fogos sob as brasas? Revista Brasileira de Educação, 11(32).
Strelhow, T. B. (2010). Breve história sobre a educação de jovens e adultos no Brasil. Revista HISTEDBR, 38, 49-59.
Tardif, M. (2002). Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis, Vozes.
Ventura, J.; & Carvalho, R. M. (2013). Formação Inicial de Professores para a EJA. Revista Lugares de Educação, 3(5), 22-36.
Wengzynski D. C.; & Tozetto, S. S. (2012). A formação continuada face as suas contribuições para a docência. In Anais do IV Seminário de Pesquisa em Educação da Região Sul. Caixas do Sul, USC.
Zamperetti., M. P.; & Neves, Â. B. (2003). Refletindo sobre a formação docente e a educação de jovens e adultos. In Santos, R. de C. G. dos (org.). Lutas e Conquistas da EJA: discussões acerca da formação de professores em educação de jovens e adultos. Rio Grande, Universidade Federal do Rio Grande.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edimar Fonseca da Fonseca; Maria do Rocio Fontoura Teixeira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.