Ensino de Histologia: uma análise dos cursos de Ciência Biológicas no estado da Paraíba
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29199Palavras-chave:
Ensino; Biologia; Ensino superior; Histologia.Resumo
O objetivo deste trabalho foi realizar um levantamento da análise do perfil de oferta da disciplina de histologia nos cursos de Ciências Biológicas nas instituições de ensino superior públicas do estado da Paraíba. Trata-se de um estudo transversal, descritivo e quantitativo, realizado no ano de 2022, a partir dos dados disponíveis nos sites das instituições de ensino superior públicas do estado da Paraíba. Dessa forma, para a análise foi verificado quais as instituições oferecem a disciplina de Histologia no curso de graduação de Ciências Biológicas, para isto, foi observado a matriz curricular de cada curso. Conforme os achados da pesquisa, existe um total de 17 cursos de Ciências Biológicas ofertados no estado da Paraíba, onde todos oferecem a disciplina de histologia com variação de carga horária entre 30h e 67h. Dessa forma, após as análises, pode-se concluir que a maior parte das instituições de ensino superior públicas do estado da Paraíba oferece a disciplina de histologia na sua grade curricular.
Referências
Baptista, M. A. J. S. (2006). Elaboração de protocolos estandardizados para as aulas práticas da disciplina de histologia geral humana. Dissertação de mestrado, Universidade Agostinho Neto, Lubango. Obtido a partir de 08, abril, 2022, de https://www.monografias.com/pt/trabalhos-pdf/elaboracao-protocolos-aulas-disciplina-histologia/elaboracao-protocolos-aulas-disciplina-histologia.pdf.
Brasil. Ministério da Educação. Cadastro e-MEC de Instituições e Cursos de Educação Superior. [acesso em: 08/04/2022]. Disponível em: https://emec.mec.gov.br/
Gartner, L. P.; Hiatt, J. L. (2003). Tratado de Histologia em cores. 2.ed. Rio de janeiro: Guanabara Koogan.
Hussein, I., Raad, M., Safa, R., Jurjus, R. A., & Jurjus, A. (2015). Once upon a microscopic slide: the story of histology. Journal of Cytology & Histology, 6.
Junqueira, L. C.; Carneiro, J.; Abrahamsohn, P. (2017). Histologia básica: texto e atlas, 13a edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.
Oliveira Júnior, J. K., & Silva, M. A. D. (2014). As tecnologias de informação e comunicação como ferramenta complementar no ensino da histologia nos cursos odontologia da Região Norte. Journal of Health Informatics, 6(2).
Ross, M. H.; Pawlina, W. (2012). Histologia: texto e atlas em correlação com a biologia celular e molecular. 6a. edição, Rio de Janeiro, Guanabara Koogan.
Santa-Rosa J.G, Struchiner, M.(2011). Tecnologia educacional no contexto do ensino de histologia: pesquisa e desenvolvimento de um ambiente virtual de ensino e aprendizagem. Rev Bras Educ Med, 35(2), 289-298.
Siviero, F.; Oliveira, S. F. (2016). Modernização do Ensino de Biologia Tecidual.Revista de Graduação USP, 1(1), 35-40.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Bernadete Santos; Maria Alice Araújo de Medeiros; Millena de Souza Alves; Maria das Graças Veloso Marinho de Almeida; Aline de Farias Diniz; Veneziano Guedes de Sousa Rêgo ; Marcos Antonio Nobrega de Sousa; Raline Mendonça dos Anjos; Luciano de Brito Junior; Abrahão Alves de Oliveira Filho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.