A Logística Reversa como um diferencial competitivo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i6.29354

Palavras-chave:

Logística reversa; Sustentabilidade; Reciclagem e pós-consumo.

Resumo

O presente artigo tem por finalidade especificar a importância da Logística Reversa, tendo em vista que o contexto atual do mercado é de bastante concorrência e sobre um aspecto que só agora começa a ter um olhar atencioso por parte das empresas. Em relação a isso as empresas encontraram na logística reversa, uma forma eficaz de adotarem princípios mais sustentáveis, uma vez que a logística reversa pode ser definida como a direção do fluxo de materiais do seu ponto de consumo até o ponto de origem, que precisa ser gerenciado. Nota-se que a Logística Reversa pode ser utilizada em diversos setores da economia, porém ainda encontra muitas dificuldades e necessidades para se adequar nesse ambiente empresarial. Além de apresentar diferenciação em serviço ao cliente, à medida que o fabricante tem políticas mais acessíveis de retorno de produtos, apresentando uma vantagem em relação a concorrência. A pesquisa qualitativa procura mostrar aspectos positivos para implementar um sistema de logística reversa, trouxe dados importantes de modo que a mesma se torne um aspecto de desenvolvimento sustentável  por pesquisadores em publicações nacionais e sendo parte de procedimentos de empresas de vários setores, pois atualmente todas desejam utilizar e produzir produtos ecologicamente corretos.

Referências

Apollinário, F. (2004). Dicionário de metodologia científica: um guia para a Produção do Conhecimento científico. Ed. Atlas.

CEMPRE (1999). Compromisso Empresarial para a Reciclagem. http://www.cempre.org.br.

Gil, A. C. (2002) Como elaborar projetos de pesquisa. (4a ed.), Ed. Atlas.

Guarnieri, P., Kovaleski, J. L., Stadler, C. C., & Oliveira, I. V (2005). A caracterização da logística reversa no ambiente empresarial em suas áreas de atuação: pós-venda e pós-consumo agregando valor econômico e legal. Tecnologia & Humanismo. <http://www.resol.com.br/textos/e-book_2006_artigo_57.pdf>.

IPEA (2010). Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada. http://www.ipea.gov.br .

Leite, P. R. (2009) Logística reversa: meio ambiente e competitividade. Ed. Prentice Hall.

Leite, P. R. (2003) Logística Reversa: Meio ambiente e competitividade. Ed. Prentice Hall.

Leite, P. R. (2002) Logística reversa: meio ambiente e competitividade. Ed. Prentice Hall.

Lora, E. (2000) Prevenção e controle da poluição no setor energético industrial e transporte. Ed. ANEEL

Moretti, Sergio Luiz do Amaral; LIMA, Maria do Carmo; Crnkovic, Luciana Helena (2011). Gestão de resíduos pós-consumo: avaliação do comportamento do consumidor. Revista de Gestão Social e Ambiental – RGSA. http://revistagsa.org/ojs/index.php/rgsa/article/view/3-14.

Muda Recicla (2021). A sua empresa já segue a Política Nacional de Resíduos Sólidos? https://logistica-reversa.grupomuda.com.

Pedrosa, André de Sousa (2008). A logística como uma ferramenta gerencial: um novo diferencial competitivo para as organizações. http://revista.uep.edu.br/index.php/qualitas/article/view/279/26.

Pires, N. (2007). Modelo para a Logística Reversa dos bens de pós-consumo em um ambiente de cadeia de suprimentos. Dissertação (Mestrado em Engenharia de Produção). Ed. UFSC.

Ribeiro, U. & Cruz, C. (2004). Metodologia Científica: teoria e prática. 2ª Ed.

Rodrigues, D. F.; Rodrigues, G. G.; Leal, J. E.; & Pizzolato, N. D. (2010) Logística reversa conceitos e componentes do sistema. In. Ed. Anais.

Santos, A. S.R (2010) Desenvolvimento Sustentável.

Souza, J. C. (2008) Reciclagem e sustentabilidade: a importância da logística. In: Simpósio de Pesquisa Operacional, SPOLM, 1 (1). Ed Anais.

Shibao, F. Y.; Moori, R. G.; & Santos, M. R. dos. (2010) A Logística reversa e a sustentabilidade empresarial. In: Ed. XII Seminários de administração.

Toneto Júnior, R.; Saiani, C. C. S.; & Dourado, J. (Org.). (2014) Resíduos sólidos no Brasil: oportunidades e desafios da lei federal nº 12. 305. Ed. Minha Editora.

Veiga, J. E. da. (2005) Cidades Imaginárias, Ed. Revista São Paulo.

Downloads

Publicado

30/04/2022

Como Citar

RODRIGUES, R. O. . A Logística Reversa como um diferencial competitivo. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 6, p. e36311629354, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i6.29354. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29354. Acesso em: 28 dez. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais