A relevância e a necessidade do Ensino de Ciências para os estudantes dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29624Palavras-chave:
Ensino de ciências; Ciências naturais; Importância das ciências; Ensino fundamental; Anos iniciais.Resumo
A Base Nacional Comum Curricular traz em seu texto que a finalidade última da área de Ciências é o desenvolvimento da capacidade de atuação no e sobre o mundo, importante ao exercício pleno da cidadania. As aprendizagens nessa área de conhecimento possibilita que os estudantes compreendam, expliquem e intervenham no mundo em que vivem. A mesma área se mostra como um grande contributo para o desafio de preparar os alunos para tomar decisões responsáveis e conscientes na sociedade. Nesse sentido, o presente artigo traz em pauta discussões sobre a relevância das Ciências para as crianças em fase de formação, cujo objetivo da pesquisa foi compreender a relevância e a necessidade de ensinar Ciências Naturais nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. Para tanto a pesquisa em questão foi baseada em uma pesquisa bibliográfica de caráter qualitativo. A análise dos dados foi realizada segundo os pressupostos da análise de conteúdo de Laurence Bardin. Como resultado, podemos evidenciar que a área de Ciências Naturais apresenta-se como peça fundamental de sobrevivência e convivência humana, uma vez que por meio de suas aprendizagens a criança pode vir a compreender o mundo que a cerca e intervir de forma consciente nele. Contudo, a referida disciplina tem ganhado um papel residual dentro do ensino no que tange aos primeiros anos escolares, onde vem sendo deixada em segundo plano, dando-se prioridade as áreas de Matemática e Linguagens.
Referências
Bardin, L. (2006). Análise de conteúdo (L. de A. Rego & A. Pinheiro, Trads.): Edições 70.
Bizzo, N. (2008). Ciências: fácil ou difícil? (2ª. ed.): Ática.
Borges, R. M. R., & Moraes, R. (1998). Educação em Ciências nas séries iniciais: Sagra Luzzatto.
Brasil. (1997a). Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Arte: MEC/SEF.
Brasil. (1997b). Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais: Ciências Naturais. Brasília: MEC/SEF.
Brasil. (2017). Base Nacional Comum Curricular: Educação é a Base. http://portal.mec.gov.br/index.php?option=com_docman&view=download&alias=79611-anexo-texto-bncc-aprovado-em-15-12-17-pdf&category_slug=dezembro-2017-pdf&Itemid=30192. Acesso em: 17 de outubro de 2019.
Carvalho, R. S. C., Miranda, S. do C., & De-Carvalho, P. S. (2020). O ensino de Ciências por Investigação e suas contribuições na Educação Básica: uma revisão sistemática da literatura. Research, Society and Development, 9(11), 1-26.
Chassot, A. I. (2006). Alfabetização científica: questões e desafios para a educação. (4ª. ed.): Ed. da UNIJUÍ.
Freire, P. (1996). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à pratica educativa. (25ª. ed.): Paz e Terra.
Fumagalli, L. (1998). O ensino de ciências naturais no nível fundamental de educação formal: argumentos a seu favor. In: WEISSMANN, Hilda (Org.). (1998). Didática das ciências naturais: contribuições e reflexões, Porto Alegre: ArtMed.
Harlen, W. (1994). Enseñanza y aprendizaje de las ciencias. (2ª ed.): Morata.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. de A. (2008). Metodologia Científica. (5ª. ed.): Atlas.
Lorenzetti, L. (2000). Alfabetização científica no contexto das Séries Iniciais. 2000, 135f. Dissertação (Mestrado em Educação), Universidade Federal de Santa Catarina, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2000.
Lorenzetti, L., & Delizoicov, D. (2001). Alfabetização Científica No Contexto Das Séries Iniciais. Pesquisa em Educação em Ciências, 3(1), 45-61.
Oliveira, M. E. P. A., Barroso, M. C. da S., & Holanda, F. H. de O. Ensino de Ciências na educação básica: a aprendizagem dos alunos e a prática dos professores sob a ótica das avaliações. Research, Society and Development, 9(7), 1-12.
Pereira, G. R., Alves, G. H. V. S., & Coutinho-Silva, R. (2020). Educação Científica nos anos iniciais do Ensino Fundamental por meio da Feira de Ciências dos Pequenos Cientistas. Research, Society and Development, 9(7), 1-19.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Mayara Rossi; Estêveno de Freitas Rodrigues; Lilian Regina Simões; Vanusa Maria de Oliveira; Paula Daniella Leão Braun; Sônia Aparecida Araújo Verdelho; Edson Garcia da Silva; Aparecida Rodrigues da Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.