SpaceGeo_AR: aplicativo de realidade aumentada para o ensino e aprendizado de geometria espacial por estudantes surdos e não surdos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.29656

Palavras-chave:

Aplicativo móvel; Aprendizagem; Ensino; Geometria espacial; Realidade aumentada; Surdez.

Resumo

Objetivo: apresentar o aplicativo SpaceGeo_AR com recursos de realidade aumentada para o ensino e aprendizado de Geometria Espacial direcionado para estudantes surdos e não surdos. Metodologia: para a programação do aplicativo foi utilizada a plataforma Heroku, um sistema em nuvem que permite o desenvolvimento de aplicações móveis através de inúmeros recursos de tecnologias web. Resultados: o aplicativo permite o cadastro de usuários professores e alunos, onde o primeiro tem permissões para criar, excluir e editar turmas e questionários, enquanto ao aluno é permitido o acesso aos conteúdos da Geometria de Posição (um capítulo da Geometria Espacial), assim como responder questionários associados com essa temática. Considerações finais: aplicativos para melhorar o ensino e aprendizagem em sala de aula tem se tornado uma constante em um mundo cada vez mais tecnológico, onde a realidade aumentada pode auxiliar nesse processo, principalmente quando se considera a Geometria Espacial, tema fortemente relacionado com o tridimensional. Outra tendência é a inclusão de portadores de deficiência em processos de ensino, recurso que também foi implementado no aplicativo. Com isso, espera-se que o aplicativo possa auxiliar professores e estudantes surdos e não surdos com o aprendizado de Geometria de Posição através das interações que a realidade aumentada permite realizar.

Referências

Ayer, S. K., Messner, J. I., & Anumba, C. J. (2016). Augmented reality gaming in sustainable design education.Journal of Architectural Engineering, 22(1), 04015012.

Azuma, R. T. (1997). A survey of augmented reality. Presence: teleoperators & virtual environments, 6(4), 355-385.

Bajura, M., & Neumann, U. (1995). Dynamic registration correction in video-based augmented reality systems. IEEE Computer Graphics and Applications, 15(5), 52-60. https://doi.org/10.1109/38.403828

Burdea, G. C., & Coiffet, P. (2003). Virtual reality technology. John Wiley & Sons.

Costa, A., Lima, R., & Tamayo, S. (2019, October). Eva, um mascote virtual em Realidade Aumentada. In Anais Estendidos do XXI Simpósio de Realidade Virtual e Aumentada (pp. 41-42). SBC.

Costa, E., Duarte, J., & Bilén, S. G. (2021). Aprendizes Robóticos: Aplicação de Realidade Aumentada para Treinamento de Robôs em Fabricação Automatizada Robotic Learners: Applying Augmented Reality for Robot Training in Automated Manufacturing. Brazilian Journal of Development, 7(10), 95490-95503.

Cruz, M. S., Oliveira, L. R. D., Carandina, L., Lima, M. C. P., César, C. L. G., Barros, M. B. D. A., ... & Goldbaum, M. (2009). Prevalência de deficiência auditiva referida e causas atribuídas: um estudo de base populacional. Cadernos de Saúde Pública, 25, 1123-1131.

Dessbesel, R. D. S., Silva, S. D. C. R. D., & Shimazaki, E. M. (2018). O processo de ensino e aprendizagem de Matemática para alunos surdos: uma revisão sistemática. Ciência & Educação (Bauru), 24, 481-500.

Feiner, S., MacIntyre, B., Höllerer, T., & Webster, A. (1997). A touring machine: Prototyping 3D mobile augmented reality systems for exploring the urban environment. Personal Technologies, 1(4), 208-217.

Fernández-Enríquez, R., & Delgado-Martín, L. (2020). Augmented reality as a didactic resource for teaching mathematics. Applied Sciences, 10(7), 2560. https://doi.org/10.3390/app10072560

Frenzel, A. C., Goetz, T., Pekrun, R., & Watt, H. M. (2010). Development of mathematics interest in adolescence: Influences of gender, family, and school context. Journal of Research on Adolescence, 20(2), 507-537. https://doi.org/10.1111/j.1532-7795.2010.00645.x

Garrity, C. (1998). Does the Use of Hands-On Learning, with Manipulatives, Improve the Test Scores of Secondary Education Geometry Students?. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED422179.pdf

Gomes, A. P. L., Ramos, R. A., de Brito, L. F., Batista, M. F., & Leal, B. G. (2019). GeometriAR: aplicativo educacional com realidade aumentada para auxiliar o ensino de sólidos geométricos. RENOTE, 17(1), 405-414. https://doi.org/10.22456/1679-1916.95848

Gurny, H. G. (2003). High School Students' Performance on Vandenberg's Mental Rotations Test: Art Ability, Gender, Activities, Academic Performance, Strategies, and Ease of Taking the Test. https://files.eric.ed.gov/fulltext/ED479372.pdf

Larman, C. Utilizando UML e padrões. Bookman Editora, p. 483, 2000.

Lee, I. J. (2020). Using augmented reality to train students to visualize three-dimensional drawings of mortise-tenon joints in furniture carpentry. Interactive Learning Environments, 28(7), 930-944. https://doi.org/10.1080/10494820.2019.1572629

Mallmann, F. M., Conto, J. D., Bagarollo, M. F., & França, D. M. V. R. (2014). A inclusão do aluno surdo no ensino médio e ensino profissionalizante: um olhar para os discursos dos educadores. Revista Brasileira de Educação Especial, 20, 131-146.

Oliveira, F. C., da Silva, R. R., & Bissaco, M. A. S. (2021). O uso de tecnologias digitais no ensino de geometria espacial: uma revisão da literatura. Research, Society and Development, 10(15), e235101522743-e235101522743.

Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica.[e-book]. Santa Maria. Ed (pp. 3-9). UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio. ufsm. br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica. pdf. Accessed on 05/16/2022.

Pereira, J. O. S., Filgueiras, R. P., de Oliveira Santana, R., de Sousa, R. P., & de Siqueira, V. S. (2020). Os impactos dos dispositivos móveis dentro do ambiente escolar nas turmas do ensino médio na cidade de Araguatins-To. Brazilian Journal of Development, 6(8), 61331-61348.

Pimenta, V. J., de Souza Pimenta, R. C., & Soltau, S. B. (2021). Uma rede digital local para subsidiar o ensino e a aprendizagem de Física. Research, Society and Development, 10(17), e170101723980-e170101723980.

Pressman, R. Engenharia de Software-Uma Abordagem Profissional. 7ª Edição, 2011. AMGH Editora Ltda.

Silva, A. G. S., De Sousa, F. J. F., & De Medeiros, J. L. (2020). O ensino da matemática: aspectos históricos. Research, Society and Development, 9(8), e488985850. http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5850

Silva, E. F., Marques, J. A., de Paula, W. S., Ribeiro, V. F., Francioni, W. V., & Braga, F. C. (2022). Educação bilíngue para surdos no Brasil no contexto da educação básica: estudo bibliométrico baseado nas pesquisas stricto sensu (2017–2021). Research, Society and Development, 11(3), e30111326720-e30111326720.

Slezáková, J. (2011). Geometrická představivost v rovině (Doctoral dissertation, disertační práce), PřF UP, Olomouc.

Vince, J. Virtual Reality Systems. Ed. ACM, New York, 388p, 1995.

Watt, H. M. (2004). Development of adolescents' self‐perceptions, values, and task perceptions according to gender and domain in 7th‐through 11th‐grade Australian students. Child development, 75(5), 1556-1574. https://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2004.00757.x

Welivita, A., Nimalsiri, N., Wickramasinghe, R., Pathirana, U., & Gamage, C. (2017, June). Virtual product try-on solution for e-commerce using mobile augmented reality. In International Conference on Augmented Reality

Downloads

Publicado

22/05/2022

Como Citar

OLIVEIRA, F. C. de; TOLEDO, W. E.; BISSACO, M. A. S.; SILVA, R. R. da. SpaceGeo_AR: aplicativo de realidade aumentada para o ensino e aprendizado de geometria espacial por estudantes surdos e não surdos. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e23211729656, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.29656. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/29656. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra