Manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar do animal
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30159Palavras-chave:
Pecuária; Pastejo rotacionado; Gado de corte.Resumo
A pecuária é vista atualmente como uma das maiores atividades mais lucrativas no meio rural, com o avanço da tecnologia, foi aplicada diversas melhorias nesse meio como o melhoramento genético, melhoramento das forragens, e intensificação no manejo, para ter total aproveitamento da propriedade e otimizar o tempo de produção. Com base nisto, o presente trabalho foi realizado e forma de revisão de literatura com intuito de relatar como foco o manejo rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar animal, abordando acerca dos sistemas de pastagens, descrevendo cada sistema de pastagem e enfatizando as vantagens do manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte, levando em conta diversos fatores que melhoram e aumentam na produção como, o aproveitamento da área, podendo aumentar a sua unidade animal por hectare, aproveitamento uniforme da forragem entre outros, fazendo com que o produtor produza um produto de qualidade em um menor tempo possível, consequentemente tendo um lucro anual maior.
Referências
Almeida, R G. (2007). Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração. Embrapa. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/159851/1/Forrageiras-em-sistemas-de-producao-de-bovinos.pdf.
Andrade, C. M. S. (2021). Pastejo Rotacionado. Embrapa. http://iquiri.cpafac.embrapa.br/prodleite/pdf/pastejo_mauricio.pdf.
Barbosa, A. A. F. B. (2021). Manejo das pastagens. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~freitasjaf/artigos/leitepasto.pdf.
Biffi, N. (2021). O que é pastejo rotacionado? Nutrição e saúde animal. https://nutricaoesaudeanimal.com.br/o-que-e-pastejo-rotacionado/.
Borges, A. R. & Mezzadri, F. P. (2009). Análise da Conjuntura Agropecuária Safra 2009/2010: Bovinocultura de Corte. Curitiba: SEAB/DERAL, out. 2009. www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/Prognosticos/bovino_corte_2009_10.pdf.
Correia, A. M. R. & Mesquita, A. (2014). Mestrados e Doutoramentos. (2a ed.), Vida Economica Editorial, p. 328.
Costa, N. L. (2013) Formação e manejo de pastagens. Cnptia Embrapa, https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/984110/1/RT27pastagem.pdf.
Dias, M. B. F. (2017). Degradação de pastagens: o que é e como evitar. Brasília-DF.
Espécies forrageiras no inverno. (2020). Certified Humane Brasil. https://certifiedhumanebrasil.org/especies-forrageiras-podem-ser-solucao-para-melhorar-dieta-dos-bovinos-no-inverno/.
Factori, M. A. (2018). Por que usar pastejo rotacionado? Educa Point. https://www.educapoint.com.br/blog/pastagens-forragens/vantagens-pastejo-rotacionado.
Grillo, G. S. (2018). Rentabilidade e custos do sistema de pastejo rotacionado na recria de bovinos de corte: um estudo em uma empresa rural na Região do Pampa.
Melado, J. (2003). Pastoreio Racional de Voisin: Fundamentos, aplicações e projetos. Aprenda Fácil.
Miranda, A. V. (2007). Sistema de pastejo. Brasília: Universidade Castelo Branco.
Morcelli, R. (2019). Tipos de manejo de pastagem: contínuo, alternado e rotacionado. Prodap, https://prodap.com.br/pt/blog/manejo-de-pastegam-continuo-alternado-rotacionado.
Reis, R. A. & Rodrigues, L. R. A. (1997). Fundamentos do pastejo rotacionado. Simpósio sobre manejo de pastagem, 14. Anais. FEALQ.
Santos, D., Santos, D. K. M. D., Hernandez, P. H. D. M., Santos, S. G. D. O., & Marçal, S. P. (2021). Rotação de pastagens no aumento da nutrição e produção de gado de corte e leite.
Santos, M. P., Corrêa, A. L., & Balsalobre, A. A. M. (2005). Guia prático para a implantação de sistemas de pastejo rotacionados para gado de corte. São Carlos-SP.
Sessim, A.G. (2016). Análise econômica de sistemas de produção de bovinos de corte na região do Pampa do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.
Simões, A. R. P., & Moura, A.D. (2006). Análise de Risco do Desempenho Econômico de um Sistema de Recria de Gado de Corte em Regime de Pastejo Rotacionado. Revista de Economia e Agronegócio, 4(1), 75-98.
Undersander, D. J. et al. (2002). Pastures for profit: A guide to rotational grazing. Madison: Cooperative Extensiton Publications, University of Wisconsin-Extension.
Zimmer, A. H., Macedo, M. C. M., KIcheL, A. N. & Almeida, R. G. (2012) de. Degradação, recuperação e renovação de pastagens. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 42 p. (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 189).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Luiz Gustavo Ribeiro Mendes; Athila Damasceno Martins; Ana Izabella Freire
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.