Manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar do animal

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i7.30159

Palavras-chave:

Pecuária; Pastejo rotacionado; Gado de corte.

Resumo

A pecuária é vista atualmente como uma das maiores atividades mais lucrativas no meio rural, com o avanço da tecnologia, foi aplicada diversas melhorias nesse meio como o melhoramento genético, melhoramento das forragens, e intensificação no manejo, para ter total aproveitamento da propriedade e otimizar o tempo de produção. Com base nisto, o presente trabalho foi realizado e forma de revisão de literatura com intuito de relatar como foco o manejo rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar animal, abordando acerca dos sistemas de pastagens, descrevendo cada sistema de pastagem e enfatizando as vantagens do manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte,  levando em conta diversos fatores que melhoram e aumentam na produção como, o aproveitamento da área, podendo aumentar a sua unidade animal por hectare, aproveitamento uniforme da forragem entre outros,  fazendo com que o produtor produza um produto de qualidade em um menor tempo possível, consequentemente tendo um lucro anual maior.

Biografia do Autor

Ana Izabella Freire, Universidade Federal de Viçosa

Possui graduação em Agronomia (2013) e mestrado em Genética e Melhoramento de Plantas pela Universidade Federal de Lavras - UFLA (2015). Doutora em Fitotecnia pela Universidade Federal de Viçosa - UFV (2019) Estagiária na empresa DUPONT DO BRASIL S.A - DIVISÃO PIONEER SEMENTES, atuando com produção de sementes de milho (2013). Tem experiência com ênfase em Produção de Sementes e Genética e Melhoramento de Plantas. Estágios de docência durante o mestrado e doutorado em disciplinas relacionadas a diversas áreas. Licenciada em Letras Português/Inglês pela Faculdade Alfa América. Docente no Centro Universitário UNA durante 2 semestres.

Referências

Almeida, R G. (2007). Forrageiras em sistemas de produção de bovinos em integração. Embrapa. https://ainfo.cnptia.embrapa.br/digital/bitstream/item/159851/1/Forrageiras-em-sistemas-de-producao-de-bovinos.pdf.

Andrade, C. M. S. (2021). Pastejo Rotacionado. Embrapa. http://iquiri.cpafac.embrapa.br/prodleite/pdf/pastejo_mauricio.pdf.

Barbosa, A. A. F. B. (2021). Manejo das pastagens. Disponível em: https://docs.ufpr.br/~freitasjaf/artigos/leitepasto.pdf.

Biffi, N. (2021). O que é pastejo rotacionado? Nutrição e saúde animal. https://nutricaoesaudeanimal.com.br/o-que-e-pastejo-rotacionado/.

Borges, A. R. & Mezzadri, F. P. (2009). Análise da Conjuntura Agropecuária Safra 2009/2010: Bovinocultura de Corte. Curitiba: SEAB/DERAL, out. 2009. www.agricultura.pr.gov.br/arquivos/File/deral/Prognosticos/bovino_corte_2009_10.pdf.

Correia, A. M. R. & Mesquita, A. (2014). Mestrados e Doutoramentos. (2a ed.), Vida Economica Editorial, p. 328.

Costa, N. L. (2013) Formação e manejo de pastagens. Cnptia Embrapa, https://www.infoteca.cnptia.embrapa.br/infoteca/bitstream/doc/984110/1/RT27pastagem.pdf.

Dias, M. B. F. (2017). Degradação de pastagens: o que é e como evitar. Brasília-DF.

Espécies forrageiras no inverno. (2020). Certified Humane Brasil. https://certifiedhumanebrasil.org/especies-forrageiras-podem-ser-solucao-para-melhorar-dieta-dos-bovinos-no-inverno/.

Factori, M. A. (2018). Por que usar pastejo rotacionado? Educa Point. https://www.educapoint.com.br/blog/pastagens-forragens/vantagens-pastejo-rotacionado.

Grillo, G. S. (2018). Rentabilidade e custos do sistema de pastejo rotacionado na recria de bovinos de corte: um estudo em uma empresa rural na Região do Pampa.

Melado, J. (2003). Pastoreio Racional de Voisin: Fundamentos, aplicações e projetos. Aprenda Fácil.

Miranda, A. V. (2007). Sistema de pastejo. Brasília: Universidade Castelo Branco.

Morcelli, R. (2019). Tipos de manejo de pastagem: contínuo, alternado e rotacionado. Prodap, https://prodap.com.br/pt/blog/manejo-de-pastegam-continuo-alternado-rotacionado.

Reis, R. A. & Rodrigues, L. R. A. (1997). Fundamentos do pastejo rotacionado. Simpósio sobre manejo de pastagem, 14. Anais. FEALQ.

Santos, D., Santos, D. K. M. D., Hernandez, P. H. D. M., Santos, S. G. D. O., & Marçal, S. P. (2021). Rotação de pastagens no aumento da nutrição e produção de gado de corte e leite.

Santos, M. P., Corrêa, A. L., & Balsalobre, A. A. M. (2005). Guia prático para a implantação de sistemas de pastejo rotacionados para gado de corte. São Carlos-SP.

Sessim, A.G. (2016). Análise econômica de sistemas de produção de bovinos de corte na região do Pampa do Rio Grande do Sul. Dissertação (Mestrado em Zootecnia) – Programa de Pós-graduação em Zootecnia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2016.

Simões, A. R. P., & Moura, A.D. (2006). Análise de Risco do Desempenho Econômico de um Sistema de Recria de Gado de Corte em Regime de Pastejo Rotacionado. Revista de Economia e Agronegócio, 4(1), 75-98.

Undersander, D. J. et al. (2002). Pastures for profit: A guide to rotational grazing. Madison: Cooperative Extensiton Publications, University of Wisconsin-Extension.

Zimmer, A. H., Macedo, M. C. M., KIcheL, A. N. & Almeida, R. G. (2012) de. Degradação, recuperação e renovação de pastagens. Campo Grande: Embrapa Gado de Corte, 42 p. (Embrapa Gado de Corte. Documentos, 189).

Downloads

Publicado

30/05/2022

Como Citar

MENDES, L. G. R. .; MARTINS, A. D. .; FREIRE, A. I. . Manejo de pastagem rotacionado na pecuária de corte com ênfase no bem-estar do animal. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 7, p. e42311730159, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i7.30159. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/30159. Acesso em: 1 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão