Desafios matemáticos em sala de aula: uma prática metodológica para ensinar e aprender Matemática através da resolução de problemas
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i8.30901Palavras-chave:
Ensino e aprendizagem de matemática; Resolução de problemas; Desafios matemáticos.Resumo
O ensino e aprendizagem de matemática na educação básica têm significado um desafio para professores, uma vez que os estudantes ficam embaraçados em instruir-se, muitas vezes desmotivados por uma metodologia extremamente mecânica e desconectada com o seu cotidiano. A proposta deste estudo é indicar uma metodologia para ensinar e aprender matemática através de desafios matemáticos, utilizando uma importante abordagem das tecnologias educacionais para o ensino de matemática, chamado resolução de problemas. A pesquisa de campo contou com a participação de 20 estudantes do curso técnico subsequente de informática do Instituto Federal de Alagoas – Campus Rio Largo. Acreditamos que realizar atividades que estimulem e provoquem a criatividade do aprendiz seja o caminho ideal para ensinar e aprender matemática. Espera-se que essa transformação na prática pedagógica de matemática possa contribuir efetivamente para uma aprendizagem mais dinâmica e expressiva desta disciplina.
Referências
Bicudo, M. A. V. (2005). O professor de Matemática nas escolas de 1. º e 2. º Graus. Educação matemática, 2, 45-58.
Canavarro, A. P. (2011). Ensino exploratório da Matemática: Práticas e desafios.
Costa, S. S. C. D., & Moreira, M. A. (1997). Resolução de problemas IV: estratégias para resolução de problemas. Investigações em ensino de ciências. 2(3), 153-184.
da Costa, S. S. C., & Moreira, M. A. (2001). A resolução de problemas como um tipo especial de aprendizagem significativa. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, 18(3), 263-276.
da Silva, R. C. G., Da Silva, L. M., de Miranda, J. R., dos Santos, J. F., Guarino, A. L., Leite, L., & de Carvalho Araújo, N. (2020). O Ato de Ensinar e o Ato de Aprender Matemática na Ótica do Professor Edel Alexandre Silva Pontes. Revista Psicologia & Saberes, 9(16), 151-162.
de Miranda, D. F., Laudares, J. B., Nery, L. P. R., Bogutchi, T. F., & de Queiroz Guimarães, Y. P. B. (2018). Objetos de Aprendizagem de Matemática para o ensino médio e educação profissional técnica. Revista BOEM, 6(10), 165-184.
Onuchic, L. D. L. R., & Allevato, N. S. G. (2011). Pesquisa em Resolução de Problemas: caminhos, avanços e novas perspectivas. Bolema-Mathematics Education Bulletin, 73-98.
Nunes, C. B., & de la Rosa Onuchic, L. (2019). O uso das transformações geométricas através da resolução de problemas na formação de futuros professores de matemática. Interfaces da educação, 10(30), 30-56.
Pontes, E. A. S. (2013). HIPERMAT–Hipertexto Matemático: Uma ferramenta no ensino-aprendizagem da matemática na educação básica. Revista Psicologia & Saberes, 2(2).
Pontes, E. A. S. (2018). O Ato de Ensinar do Professor de Matemática na Educação Básica. Ensaios Pedagógicos, 2(2), 109-115.
Pontes, E. A. S. (2019). O professor ensina e o aluno aprende: questões teóricas no processo de ensino e aprendizagem de Matemática. RACE-Revista de Administração do Cesmac, 4, 111-124.
Pontes, E. A. S. (2019). Conceptual questions of a teacher about the teaching and learning process of mathematics in basic education. Research, Society and Development, 8(4), 784932.
Pontes, E. A. S. (2020). A matemática na educação infantil: um olhar educacional sob a ótica da criatividade. Diversitas Journal, 5(2), 1166-1176.
Pontes, E. A. S. (2021). A Práxis do Professor de Matemática por Intermédio dos Processos Básicos e das Dimensões da Aprendizagem de Knud Illeris. Rebena-Revista Brasileira de Ensino e Aprendizagem, 2, 78-88.
Schroeder, T. L., & Lester, F. K. (1989). Developing understanding in mathematics via problem solving. New directions for elementary school mathematics, 31, 42.
Schoenfeld, A. (1996). Por que toda esta agitação acerca da resolução de problemas. Investigar para aprender matemática, 61-72.
Schoenfeld, A. A. (2010). A. Usando o não familiar para problematizar o familiar. Tendências Internacionais em Formação de Professores de Matemática. 2º ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Vale, I., Pimentel, T., & Barbosa, A. (2015). Ensinar matemática com resolução de problemas. Quadrante, 24(2), 39-60.
Van de Walle, J. A. (2001). Elementary and Middle School Mathematics. (4a ed.), Longman.
Vieira, G., Paulo, R. M., & Allevato, N. S. G. (2013). Simetria no Ensino Fundamental através da Resolução de Problemas: possibilidades para um trabalho em sala de aula. Bolema: Boletim de Educação Matemática, 27(46), 613-630.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Edel Alexandre Silva Pontes; José Claudio dos Santos Silva; Josimar Barbosa dos Santos; Ricardo Luís Alves de Oliveira Ribeiro; Josivaldo da Silva; Paulete Constantino Cerqueira; Bruno Henrique Macêdo dos Santos Silva
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.