Análise de Modelos: uma alternativa metodológica de ensino caracterizada por um grupo de professores do ensino básico
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i4.313Palavras-chave:
Análise de Modelos; Modelagem Matemática; Alternativa Metodológica de Ensino.Resumo
O artigo tem como principal objetivo identificar como um grupo de professores de Matemática do Ensino Básico da cidade de Uberlândia - MG caracteriza o termo “Análise de Modelos”, partindo do pressuposto que se trata de uma alternativa metodológica de ensino, e qual sua relação com a Modelagem Matemática no contexto educacional. Por meio de um questionário sobre o tema, aplicado aos 17 participantes, coletaram-se os relatos que foram analisados, utilizando como método de pesquisa a Análise Textual Discursiva. A análise aponta que os participantes da pesquisa caracterizam a “Análise de Modelos” de três modos diferentes, conforme as categorias emergentes de seus relatos: como abordagem de ensino que utiliza modelos matemáticos prontos para compreender fenômenos reais por meio da linguagem matemática; resolver situações-problema advindos de fenômenos reais; e como etapa dentro de um processo de Modelagem Matemática. Tais categorias evidenciam que há uma relação próxima da “Análise de Modelos” com a Modelagem Matemática, seja como uso de modelos advindos de um processo de Modelagem ou como parte integrante desse processo.
Referências
ALMEIDA, L. M. W.; SILVA, H. C. A Matematização em Atividades de Modelagem Matemática. Alexandria Revista de Educação em Ciência e Tecnologia, v. 8, n.3, p. 207-227, novembro 2015.
ALMEIDA, L. M. W.; VERTUAN, R. E. Discussões sobre “como fazer” modelagem matemática na sala de aula. In: ALMEIDA, L. M. W.; ARAÚJO, J. L.; BISOGNIN, E. (Org.). Práticas de Modelagem Matemática na Educação Matemática. Londrina: Eduel, 2011. p.19-43.
BARBOSA, J. C. Modelagem na Educação Matemática: contribuições para o debate teórico. In: REUNIÃO ANUAL DA ANPED, 24., 2001, Caxambu. Anais... Rio de Janeiro: ANPED, 2001. 1 CD-ROM.
BARBOSA, J. C. Modelagem Matemática e a perspectiva sociocrítica. In: SEMINÁRIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 2., 2003, Santos. Anais... São Paulo: SBEM, 2003. 1 CD-ROM.
BASSANEZI, R. C. Ensino-aprendizagem com modelagem matemática: uma nova estratégia. São Paulo: Contexto, 2002.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem matemática no ensino fundamental. Blumenau: Edifurb, 2014.
BIEMBENGUT, M. S. Modelagem na Educação Matemática e na Ciência. São Paulo: Editora Livraria da Física, 2016.
BURAK, D. Modelagem Matemática: ações e interações no processo de ensino-aprendizagem. Tese (Doutorado em Educação). Universidade Estadual de Campinas. Campinas, 1992.
BURAK, D. Modelagem Matemática e a Sala de Aula. In: Encontro Paranaense da Modelagem na Educação Matemática, I, Londrina, 2004. Anais... Londrina: UEL, p. 1-11, 2004.
CARGNIN-STIELER, M.; BISOGNIN, V. Contribuições de metodologia da modelagem matemática para cursos de formação de professores. Revista Iberoamericana de Educación, n. 49/3, 2009.
D’AMBROSIO, U. Educação Matemática: da teoria à prática. 23. ed. Campinas, SP: Papirus, 2012.
DEMO, P. Desafios Modernos da Educação. Petrópolis: Vozes, 2000.
DEMO, P. Educar pela pesquisa. 10. ed. Campinas, SP: Autores Associados, 2015.
FIORENTINI, D.; LORENZATO, S. Investigação em educação matemática: percursos teóricos e metodológicos. 3. ed. rev. Campinas, SP: Autores Associados, 2012. (Coleção formação de professores).
GEORGE, F. Modelos de Pensamento (Mário Guerreiro, Trad.). Petrópolis, RJ: Vozes, 1973.
KANT, I. Duas introduções à Crítica do juízo (Ricardo R. Terra, Org.). São Paulo: Iluminuras, 1995.
KLÜBER, T. E.; BURAK, D. A matemática, os alunos e a matemática: algumas visões epistemológicas evidenciadas a partir de depoimentos de alunos. In: Simpósio Internacional de Pesquisa em Educação Matemática, I, Recife, 2006. Anais... Recife, p. 1-11, 2006.
LAVILLE, C.; DIONNE, J. (Trad.) MONTEIRO, H.; SETTINERI, F. A construção do saber: manual de metodologia da pesquisa em Ciências humanas. Porto Alegre: Artmed; Belo Horizonte: Editora UFMG, 1999.
MARQUES, M. O. Escrever é preciso: o princípio da pesquisa. 5. ed. rev. Ijuí: Ed. Unijuí, 2006.
MINAYO, M. C. S. (org.). Pesquisa Social. Teoria, método e criatividade. 18 ed. Petrópolis: Vozes, 2001.
MORAES, R.; GALIAZZI M.C. Análise textual discursiva. 2. ed. Ijuí: Unijuí, 2011.
MORAES, R.; GALLIAZZI, M. C.; RAMOS, M. G. Pesquisa em sala de aula: fundamentos e pressupostos. In: MORAES, R.; LIMA, V. M. R. (Orgs.). Pesquisa em sala de aula: tendências para a educação em novos tempos. 3. ed. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2012.
SKOVSMOSE, O. Educação matemática crítica: A questão da democracia. Campinas, SP: Papirus, 2001, 3. ed. 160 p. (Coleção Perspectivas em Educação Matemática).
SOARES, D. S.; JAVARONI, S. L. Análise de Modelos: possibilidades de trabalho com Modelos Matemáticos em sala de aula. In: BORBA, M. C. & CHIARA, A. (Org.) Tecnologias Digitais e Educação Matemática, São Paulo-SP, Editora Livraria da Física, 2013, p. 195-219.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.