Jogos digitais em contextos educacionais e as inteligências múltiplas: aproximações e contribuições à aprendizagem

Autores

  • Daniela Karine Ramos Universidade Federal de Santa Catarina
  • Patrícia Nunes Martins Instituto Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.17648/rsd-v7i5.318

Palavras-chave:

Aprendizagem; Raciocínio Lógico; Educação a Distância.

Resumo

Saber lidar com telas digitais e novos artefatos envolve várias habilidades e diferentes inteligências. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo identificar o exercício das múltiplas inteligências nas possibilidades educativas de uso dos jogos digitais. Para tanto, realizou-se uma pesquisa exploratória de abordagem quantitativa, por meio da aplicação de um questionário com 58 alunos do Curso de Extensão em Formação Continuada em Conselhos Escolares para avaliação da experiência de uso de um jogo educativo previsto como atividade. Os resultados revelaram, segundo a percepção dos cursistas, que a inteligência relacionada à matemática e o raciocínio lógico foi a mais utilizada, seguida pela inteligência existencial, a abstração e inteligência espacial e a coordenação motora. Este reconhecimento do exercício das múltiplas inteligências na interação com jogos digitais reforça seu potencial educativo e as diferentes possibilidades pedagógicas de uso.

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Publicado

24/04/2018

Como Citar

RAMOS, D. K.; MARTINS, P. N. Jogos digitais em contextos educacionais e as inteligências múltiplas: aproximações e contribuições à aprendizagem. Research, Society and Development, [S. l.], v. 7, n. 5, p. e1375318, 2018. DOI: 10.17648/rsd-v7i5.318. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/318. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos