Aporte para a promoção de atividades-históricas-com-tecnologia
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i5.3206Palavras-chave:
HM; TDIC; Aporte; Conexão; Atividades-históricas-com-tecnologia.Resumo
Fruto da construção humana, a matemática é gerada pelas necessidades construídas para atender a certas demandas da sociedade. O trabalho em sala de aula representa um desafio para o professor na medida em que exige que ele o conduza de forma significativa e estimulante para o aluno. A abordagem de aliar a História da Matemática (HM), com Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), proporciona uma alternativa de trabalhar a matemática contemplando seu ensino. Assim, esse trabalho apresenta os resultados de pesquisa que almeja promover aporte para o fomento de atividades-históricas-com-tecnologia enquanto recurso para o ensino da matemática. Tais atividades existem na direção da conexão entre HM e TDIC e consistem em atividades elaboradas com base no uso da HM no ensino, sobretudo, com abordagem de temas/problemas históricos que possam ser investigados via TDIC à luz do processo de Investigação Matemática (IM). Para promover o aporte proposto foi desenvolvida uma pesquisa de abordagem qualitativa com objetivo exploratório de procedimento bibliográfico em que se fez um levantamento sistemático em trabalhos acadêmicos do tipo dissertação. Como resultado foram obtidos os elementos essenciais para produção de tais atividades, a saber: os elementos pré-textuais, as informações básicas, o desenvolvimento da atividade e a avaliação, além da elucidação da definição de tais atividades. Deste modo, como conclusão do estudo chegamos que o apontamento dos elementos que compõem as atividades-históricas-com-tecnologia juntamente com o esclarecimento do que as consiste pode servir de fomento da elaboração de mais atividades nesta direção em prol do ensino de matemática.
Referências
Alves, Juliana Maria Schivani. (2015). Dos Mínimos Quadrados À Regressão Linear: Atividades Históricas Sobre Função Afim e Estatística Usando Planilhas Eletrônicas. 2015. 301f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Andrade, Luciana Vieira. (2017). História da Matemática e Tecnologias da Informação e da Comunicação no Ensino de Função. 2017. 248f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Borba, Marcelo de Carvalho; Penteado, Miriam Godoy. (2007). Informática e Educação Matemática. 3 ed. Belo Horizonte: Autêntica.
Costa, Allyson Emanuel Januário da; Sousa, Giselle Costa de. (2017). Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologias de Informação e Comunicação, por meio de um Levantamento Bibliográfico em Eventos Internacionais de Educação Matemática. Revista Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, Ceará, v.04, n.11, 06 – 21.
Gil, Antonio Carlos. (2007). Como elaborar projetos de pesquisa. 4. ed. São Paulo: Atlas.
Ludke, M.; André, M. E. D. A. (1986). Pesquisa em educação: abordagens qualitativas. São Paulo: E.P.U.
Marconi, M. de A.; Lakatos, E. M. (2003). Fundamentos de metodologia científica. 5. ed. São Paulo: Atlas.
Miguel, Antonio; Miorim, Maria Ângela. (2008). História na Educação Matemática: propostas e desafios. – 1 ed., 2 reimp. – Belo Horizonte: Autêntica.
Oliveira, José Damião Souza de. (2014). A Geometria do Compasso (1797) de Mascheroni (1750-1800) em Atividades com o Geogebra. 2014. 225f. Dissertação (Pós-Graduação em Ensino de Ciências Naturais e Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Pereira, A.S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1. Acesso em: 24 março 2020.
Ponte, João Pedro da; Brocardo, Joana; Oliveira, Hélia. (2009). Investigações Matemáticas na Sala de Aula. – 2. Ed. – Belo Horizonte: Autêntica Editora.
Silva, Alison Luan Ferreira da. (2019). História da matemática, tecnologias digitais e investigação matemática no ensino de unidades temáticas de matemática da BNCC para o 8º ano. 2019. 247f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências Naturais e Matemática), Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.