Difração e interferência: medição do comprimento da onda do espectro de luz visível
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i6.3241Palavras-chave:
Difração e interferência; comprimento de onda da luz; Ensino de Física.Resumo
O trabalho tem como intuito estabelecer e melhorar os processos de ensino e aprendizagem, através de uma atividade experimental realizada no laboratório de Física, no curso de licenciatura em Física IFMA- Campus são João dos Patos. Visando conhecer e compreender os fenômenos de difração e interferência, tendo como objetivo principal mostrar e calcular o comprimento médio da onda do espectro visível (380-740nm) através de uma rede de difração, podendo desta forma enriquecer os conceitos estudados, por meio de uma análise reflexiva quanto ao experimento de Young, estimulando a criação de novas teóricas, servindo para mostrar aos alunos o comportamento da luz como onda, sabendo que a difração é o desvio de uma trajetória retilínea, que ao passar por um orifício ou ser obstruída por um obstáculo sofre um alargamento ou encurvamento, propagando-se para diferentes regiões, agindo como se fosse novas fontes, causando o espalhamento da luz. Desta forma, incentivando ao professor a utilizar e criar metodologias processuais, possibilitando ao aluno um ambiente propício a participar e desenvolver suas competências e habilidades intelectuais, podendo assim, associar a teoria com a prática, validando os conceitos e as equações para calcular o comprimento da onda, obtendo como resultado a verificação da eficácia do cálculo a partir da simetria das intensidades luminosas em relação o central, podendo comparar os valores calculados das radiações com os das literaturas. Podendo assim, através das práticas, instigar, estabelecer e despertar aos alunos o desejo do saber pela ciência.
Referências
Alencar, F.P. (2019). Os laboratórios didáticos de um curso de física. Curitiba: Appris.
Bôas, N.V., Doca, R.H., & Biscuola, G.J. (2012). Tópicos de física: Termologia, ondulatória, óptica (19ed.). São Paulo: Saraiva.
Halliday, D., Resnick, R., & Walker, J. (2009). Fundamentos de Física: Óptica e Física Moderna (8ª ed.). Rio de Janeiro: LTC.
Nussenzveig, H.M. (1998). Curso de Física básica: Ótica, relatividade, física quântica. São Paulo: Blucher.
Zilio, S.C. (2009) Óptica Moderna: fundamentos e aplicações. São Carlos: IFSC/USP.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.