Os jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática: Um foco no ensino médio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32748

Palavras-chave:

Jogos Digitais; Matemática; Ensino médio.

Resumo

Os jogos digitais ganham, a cada dia, mais espaço na sociedade contemporânea. Os estabelecimentos de ensino já demonstram essa preocupação em atender a essa nova demanda educacional, procurando inserir os jogos em seus ambientes. Diante dessa realidade, o presente trabalho traz uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) acerca da utilização dos jogos digitais no ensino de matemática com aplicação voltada a estudantes do ensino médio. Foram utilizadas cinco bases de dados para a obtenção dos estudos da RSL, sendo elas: Google Scholar, ERIC, Periódicos CAPES, Gale Academic OneFile  e JSTOR. De acordo com os resultados obtidos, percebe-se que a aplicação de jogos aos alunos do ensino médio, na disciplina de matemática ainda é um campo pouco explorado, há demandas por mais pesquisas e estudos nessa área. Por outro lado, nos artigos analisados nesta RSL, observou-se que todos relatam o grande potencial que os jogos digitais podem acarretar aos estudantes do ensino médio no que se refere à participação, envolvimento e engajamento em seu processo de aprendizagem matemática.

Biografia do Autor

Francisco Bruno Nascimento da Rocha, Universidade Federal do Ceará

Mestrando do programa de pós-graduação em tecnologia educacional da Universidade Federal do Ceará.
Especialista em qualificação do ensino de matemática no estado do Ceará pela Universidade Federal do
Ceará (UFC). Professor de matemática da escola Professor Jáder Moreira de Carvalho (Fortaleza-CE).

Juliana Evaristo Costa, Universidade Federal do Ceará

Mestranda do programa de pós-graduação pela Universidade Federal do Ceará. Especialista em
psicopedagogia institucional e clínica pelo Instituto Superior de Teologia Aplicada (2013). Professora de
matemática e coordenadora escolar da Escola de Ensino Médio Governador Gonzaga Mota (Crateús-CE).

José Gilvan Rodrigues Maia, Universidade Federal do Ceará

Doutor em ciência da computação pela Universidade Federal do Ceará (2010). Professor titular da
Universidade Federal do Ceará. Tem experiência na área de ciência da computação, com ênfase em visão
computacional, jogos digitais e computação gráfica.

José Aires de Castro Filho, Universidade Federal do Ceará

Doutor em mathematics education da University Of Texas At Austin (2000). Professor titular da Universidade
Federal do Ceará. É líder do Grupo de Pesquisa e Produção em Ambientes Interativos e Objetos de
Aprendizagem (PROATIVA) desde 2004. Atua principalmente nos seguintes temas: informática educativa e
educação matemática.

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Publicado

27/07/2022

Como Citar

ROCHA, F. B. N. da; COSTA, J. E.; MAIA, J. G. R.; CASTRO FILHO, J. A. de . Os jogos digitais nos processos de ensino e aprendizagem de Matemática: Um foco no ensino médio . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 10, p. e183111032748, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i10.32748. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/32748. Acesso em: 30 jun. 2024.

Edição

Seção

Ensino e Ciências Educacionais