Formação em matemática na UPE: perfilando o curso de licenciatura do campus Garanhuns, Nazaré da Mata e Petrolina mediante a utilização da análise de regressão linear simples
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i10.32893Palavras-chave:
ENADE; Regressão Linear Simples; Ensino.Resumo
O ENADE é uma avaliação obrigatória composta pela média ponderada das notas de Formação Geral - FG e Componentes Específicos - CE que, em concluintes de todas as graduações, mede o desempenho em características como habilidades, conteúdos e competências profissionais acerca de seus cursos. Nesse sentido, neste trabalho, objetivou-se realizar um estudo com o propósito geral de realizar uma modelagem estatística em relação à nota do ENADE do curso de Matemática da Universidade de Pernambuco, identificando os padrões de variação da nota obtida pelo curso e, após isso, através da análise de regressão simples, predizer valores das futuras notas desses cursos no exame. Para isso, foi descrito através de um modelo matemático as relações existentes entre duas variáveis (notas e anos) mediante a utilização da análise de regressão linear simples, foram levados em conta a reta de regressão, o Coeficiente de Correlação de Pearson, o Coeficiente de Determinação e a Análise dos Resíduos. A partir dos resultados observados concluiu-se que as notas do ENADE tendem a decrescer ao longo dos anos, já que há uma relação linear negativa entre as variáveis, isso ocorre mesmo tendo todas as notas de CE e a nota de Garanhuns em FG com uma relação linear positiva.
Referências
Barros, J. L. D. C., Campos, M. Z. D., Teixeira, D. D. C., & Cabral, B. G. D. A. T. (2020). Reflexões sobre o nível de conhecimentos específicos dos estudantes de licenciatura em Educação Física no Enade 2014. Revista Brasileira de Estudos Pedagógicos, 101, 99-119.
Beltrão, K. I., & Mandarino, M. C. F. (2014). Evidências do ENADE-mudanças no perfil do matemático graduado. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, 22, 733-753.
Da Silva Dias, J., de Magalhães Porto, C., & Nunes, A. K. F. (2016). Formação geral e conhecimento específico na prova Enade. Encontro Internacional de Formação de Professores e Fórum Permanente de Inovação Educacional, 9(9).
De Almeida, D. A., Almeida, S. P. N. de C. e, & Amorim, M. M. T. (2021). Profile of graduates in mathematics degree: an analysis from enade’s data (2005-2017). In SciELO Preprints. https://doi.org/10.1590/SciELOPreprints.2561.
De Melo, A. M. (2009). Análise de Correlação e Regressão Linear Simples: Contabilometria Aplicada em Indicadores Econômico-Financeiros de 2009 das Empresas de Capital Aberto do Seguimento de Construção Civil Integrantes do Novo Mercado. Congresso UFSC de Controladoria e Finanças e Iniciação Científica em Contabilidade, Brasil.
De Oliveira Filho, M. L. (2002). A utilização da regressão linear como ferramenta estratégica para a projeção dos custos produção. In Anais do Congresso Brasileiro de Custos-ABC.
Do Amaral, L. S., dos Santos, A. L. P., de Figueiredo, M. P. S., de Almeida Ferreira, D. S., Silva, J. E., dos Santos, H. C. T., & Moreira, G. R. (2020). Interiorização do Covid-19: Uma análise da evolução dos casos/10 mil habitantes em municípios da Microrregião de Garanhuns no Estado de Pernambuco, através de modelos de Regressão não linear. Research, Society and Development, 9(9), e293996582-e293996582.
Morettin, P. A., & Bussab, W. O. (2017). Estatística básica. Saraiva Educação SA.
Gaither, N., & Frazier, G. (2001). Administração da produção e operações. Pioneira Thomson Learning.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. (2020). Conceito Enade. Retrieved from http://portal.inep.gov.br/conceito-enade.
INEP - Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2020). Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade). Retrieved from https://www.gov.br/inep/pt-br/areas-de-atuacao/avaliacao-e-exames-educacionais/enade.
Krajewski, L. J.; Ritzman, L. P.; Malhotra, M. (2009). Administração da produção e operações. 8. ed. São Paulo: Pearson Prentice Hall.
Lima, B. A. T., & dos Santos, M. B. H. (2021). Percepção dos discentes sobre a formação na universidade através do questionário do estudante do ENADE. Research, Society and Development, 10(3), e19510313150-e19510313150.
Malhotra, N. K., Rocha, I., Laudisio, M. C., Altheman, É., Borges, F. M., & Taylor, R. B. (2005). Introdução à pesquisa de marketing.
Medeiros, F. S. B., & Bianchi, R. C. (2009). A aplicação do método regressão linear simples na demanda de produtos sazonais: um estudo de caso. Disciplinarum Scientia| Sociais Aplicadas, 5(1), 35-53.
Messeti, Ana Verginia Libos. (2013). Análise de correlação e regressão. Curso de especialização “Lato Sensu” em estatística. Universidade Estadual de Londrina, Londrina.
Ramos, P. N. F., da Silveira, O. R., & de Souza Maia, J. C. (2022). Determinação da análise de regressão linear simples para explicar a influência dos atributos físicos do solo na produção do algodão. Research, Society and Development, 11(8), e28411830591-e28411830591.
Smith, M. M. ENADE Comentado: Componente: Formação Geral: edições 2006, 2007, 2008. EDIPUCRS.
Triola, M. F. (2008). Introdução à estatística. In Introdução à estatística (pp. xxvi-310).
Tubino, D. F. (2007). Planejamento e controle da produção: teoria e prática. Atlas.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Letícia Karina Ramos de Lima; Dâmocles Aurélio Nascimento da Silva Alves; Daniel Nazário Gonçalves; Miriam Lecília Farias Ribeiro; Lauane Raimundo Cordeiro ; Mauricio Costa Goldfarb; Manoel Severino Ribeiro Neto; Arundo Nunes da Silva Júnior; Antônio Lopes Pessoa; Danielle Loureiro Roges
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.