Lev Vygotsky: influências e contribuições para o campo educacional no que se refere ao desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.33222

Palavras-chave:

Vygotsky; Desenvolvimento; Educação; Teoria Sócio-Histórica; Interações sociais.

Resumo

O presente artigo de cunho bibliográfico tem por objeto trabalhar os pressupostos teóricos de Vygotsky e sua compreensão a respeito da ampliação da aprendizagem do ser humano. Na intenção de explanar a linha de pensamento de Vygotsky, foram abordados temas como vida e obra, conjuntura histórica em que viveu e principais ideias a respeito do desenvolvimento dos indivíduos no que se refere à teoria sócio – histórica e interações sociais postuladas por ele. A metodologia empregada foi a busca de uma estrutura bibliográfica de artigos relacionados ao pensador e suas contribuições para a área educacional, bem como os resultados que visam balizar que as interações humanas cooperam de maneira satisfatória nas discussões entrelaçadas nos processos pedagógicos. Por fim, considerou-se a importância e a influência da teoria Vygotsyana a partir dos pilares básicos de seu pensamento os quais implicam no campo da educação para assim, compreender como o indivíduo se desenvolve a partir do seu contexto vivencial.

Biografia do Autor

Patricia da Silva Dias, Universidade Federal do Pampa

Possui graduação em BIOLOGIA pela Universidade Luterana do Brasil (2005). Tem experiência na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Geral. Especialista em Gestão Educacional pela Universidade Federal de Santa Maria. Graduada em Educação do Campo Ciências Agrarias- Instituto Federal Farroupilha. Professora da Rede Estadual de Ensino do RS.Mestranda em Ensino de Ciências pela Unipampa.

Mara Elisângela Jappe Goi, Universidade Federal do Pampa

É Professora da Unipampa-Universidade Federal do Pampa-Caçapava do Sul. Doutora em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul-UFRGS, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela Universidade Luterana do Brasil-ULBRA, licenciada em Química pela Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul –Unijuí. Foi professora da Educação Básica durante 20 anos. Atualmente atua na Educação Superior, no curso de Licenciatura em Ciências Exatas, no curso de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências (PPGEC- Mestrado Profissional) com experiência docente e como coordenadora e docente dos estágios supervisionados do curso de Licenciatura em Ciências Exatas da Unipampa. Seus interesses de pesquisa concentram-se na formação de professores, resolução de problemas e processo de ensino de aprendizagem em Ciências da Natureza.

Referências

Chizzotti. A. (2009) Pesquisa em ciências humanas e sociais. Cortez Editora.

Conceição, C.V. (2017). A teoria da aprendizagem social. http://knoow.net/ciencsociaishuman/psicologia/teoria-da-aprendizagem-social

Cristofari, A. L. K. (2020). Escola sociointeracionista: a interação social e o processo de mediação como instrumento potencializador na avaliação da aprendizagem. Trabalho de Conclusão de Curso da UERGS-Alegrete, Licenciatura em Pedagogia, fl 67.

Gil, A. C. (2002) Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.

Lakatos, E. & Marconi, M. M. (2003). Metodologia do Trabalho Científico. Atlas.

Leite, C. A. R., Leite, E. C. R., & Prandi, L. R. (2009). A aprendizagem na concepção histórico-cultural. Akrópolis Umuarama, 17(4), 203-210.

Lucci, M. A. (2006). Vygotsky’s proposal: sociohistoric psychology. Profesorado, Revista de Currículum y Formación del Profesorado.

Moreira, M. A. (1999) Teorias de aprendizagem EPU.

Newman, F. (2002). Lev Vygotsky-cientista revolucionário. Edições Loyola.

Oliveira, M. K. (1992). Teorias psicogenéticas em discussão. Summus.

Oliveira, M. E. D., & Stoltz, T. (2010). Teatro na escola: considerações a partir de Vygotsky. Educar em revista, 77-93.

Rabello, E. T., & Passos, J. S. (2010). Vygotsky e o desenvolvimento humano. Portal Brasileiro de Análise Transacional, 1-10.

Rego, T. C. (1995). Vygotsky: uma perspectiva histórico-cultural da educação. Vozes.

Vygotsky, L. S. (1984). A pré-história da linguagem escrita. A formação social da mente. Martins Fontes, 119-134.

Vygotsky, L.S. (2000). A construção do pensamento e da linguagem. Martins Fontes, 2000.

Vygotsky, L. S. (2003). Psicologia Pedagógica. ARTMED, Porto Alegre.

Vygotsky, L. S. (2003). A formação social da mente: o desenvolvimento dos processos psicológicos superiores. Tradução José Cipolla Neto, Luís Silveira Menna Barreto, Solange Castro Afeche. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes.

Vygotsky, L. S. (1984). A formação social da mente. Martins Fontes.

Vygotsky, L.S. (2018). Sete aulas de L. S. Vygotsky sobre os fundamentos da pedologia. Organização [e tradução] Zoia Prestes, Elizabeth Tunes; tradução Claudia da Costa Guimarães Santana. E-Papers, 2018.

Vigostky, L. S. (1978). Mind in society Cambridge.

Zanella, A. V. (1994). Zona de desenvolvimento proximal: análise teórica de um conceito em algumas situações variadas. Temas em psicologia, 2(2), 97-110.

Downloads

Publicado

07/09/2022

Como Citar

DIAS, P. da S. .; GOI, M. E. J. Lev Vygotsky: influências e contribuições para o campo educacional no que se refere ao desenvolvimento e aprendizagem do indivíduo. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 12, p. e54111233222, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i12.33222. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/33222. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais