Produção do conhecimento no campo da educação profissional e tecnológica no contexto do Toyotismo
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i9.3332Palavras-chave:
Produção do conhecimento; Educação profissional e tecnológica; Toyotismo.Resumo
A educação é um complexo social que mantém uma relação de dependência e autonomia com o trabalho. No contexto da industrialização quando ocorreu o toyotismo, o mundo do trabalho já vinha sendo afetado profundamente com o Taylorismo e Fordismo, com a exploração do trabalho pelo capital, pois ampliou-se as formas de trabalho repetitivos, fragmentados e incluiu-se o trabalho infantil, etc; diminuiu-se as formas de trabalhos formais e o trabalho artesanal. Como nova forma de produzir riqueza material, exigiu uma nova forma de produzir conhecimentos. Destarte, este trabalho teve como objetivo compreender como intercorre o processo de produção do conhecimento no campo da educação profissional e tecnológica a partir do toyotismo. Esta pesquisa teve caráter qualitativo do tipo bibliográfica, sendo fundamentada nos trabalhos de Marx (1982), Kuenzer (2011), Lukács (2012), entre outros. Destacamos como resultados: a compreensão do processo de produção do conhecimento no campo da educação profissional e tecnológica no contexto do toyotismo, viabilizando sua relação de dependência e autonomia com a educação. Além disso, possibilitou apreender a educação como um complexo social que mantém dependência e autonomia com o trabalho e os modelos propagados pela revolução industrial toyotismo como nova forma de produzir riqueza material e conhecimentos.
Referências
Antunes, R. 2005. Os Sentidos do Trabalho. São Paulo: Boitempo.
Moura, D. H., Lima F., Domingos L., & Silva, M. R. 2015. Politecnia e formação integrada: confrontos conceituais, projetos políticos e contradições históricas da educação brasileira. Revista Brasileira de Educação, 20(63), 1057–1080.
Kuenzer, A. Z. 2017. Da dualidade assumida à dualidade negada: o discurso da flexibilização justifica a inclusão excludente. Educação e Sociedade, 28, 1153-1178.
Lucaks, J. 2012. Para uma ontologia do ser social I. São Paulo: Boitempo Editorial.
Minayo, M. C. (organizadora), 2001. Pesquisa Social: Teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes.
Marx, K. 1982. Para a crítica da Economia Política. São Paulo: Cultural.
Marx, K. 1985. O Capital, v.1: Crítica da economia política. São Paulo: Cultural.
Marx, K. 2009. & Engels, F. A Ideologia Alemã. São Paulo: Expressão Popular.
Mészarós, I. 2011. A crise estrutural do capital. São Paulo: Boitempo.
Saviani, D., Sanfelice, J. L., & Lombardi, J. C. (Org.). 2005. Capitalismo, trabalho e educação. (3a ed.), Campinas: Autores Associados.
Tonet, I. 2007. Educação contra o capital. Maceió: Edufal.
Tonet, I. 2005. Educação, Cidadania e Emancipação Humana. Ijuí: Unijuí.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Emanoel Rodrigues Almeida, Solonildo Almeida da Silva, Eugenio Eduardo Pimentel Moreira, Andrea Moura da Costa Souza, Paulo César da Silva Rocha
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.