Método pilates como alternativa fisioterapêutica para melhoria da qualidade de vida de pacientes acometidos pela hérnia de disco lombar: revisão integrativa
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33372Palavras-chave:
Método pilates; Fisioterapia; Qualidade de vida; Hérnia de disco.Resumo
A fisioterapia vem atuando em diversos contextos e objetivos da reabilitação paciente com hérnia discal lombar e na qualidade de vida destes, agindo nas causas, em sintomas, estado funcional, adesão aos cuidados e influenciando nos custos com a saúde, arcando de instrumentos de avaliação e recursos de reabilitação e promoção da saúde como o método de pilates. Esta revisão objetivou discutir acerca do método pilates como alternativa fisioterapêutica para melhoria da qualidade de vida de pacientes acometidos pela hérnia de disco lombar. As buscas foram realizadas nas bases BVS, Scielo, PubMed, PEDro e Google Acadêmico utilizando as combinações dos descritores. Foram incluídas publicações que abordavam o objetivo da pesquisa, publicadas de 2017 a 2022, com texto na íntegra disponível de forma gratuita, em português, inglês e/ou espanhol e que contemplasse pelo menos um dos descritores, e excluídos os artigos duplicados, em outros idiomas os quais não selecionados, livros, artigos de opinião, editoriais, publicações advindas de eventos científicos e publicações governamentais. Com as combinações dos descritores e após a aplicação dos critérios de elegibilidade resultaram 6 artigos nesta revisão. Verificou-se que a fisioterapia tem papel significativo dentro do programa de reabilitação com o pilates ao paciente com hérnia discal lombar (HDL) apresenta uma abordagem ampla e essencial que resulta na melhora da qualidade de vida do mesmo, seja pelas condutas, instrumentos avaliativo e/ou pelo papel desempenhado na educação destes pacientes. A abordagem fisioterapêutica neste cenário e população deve continuar avançando e novas pesquisas fazem-se necessárias.
Referências
Almeida & Kraychete. (2017). Dor lombar - uma abordagem diagnóstica. Rev. dor 18 (02). Apr-Jun .
Antonelli, et al. (2020). Efeitos de exercícios de Pilates em parâmetros antropométricos e hemodinâmicos de portadores de dor lombar crônica inespecífica: ensaio clínico randomizado. Research, Society and Development, 9, 11, e79391110280.
Barros, Pinheiro & Dantas. (2016). Efeito de um programa de treinamento concorrente sobre variáveis de saúde de uma mulher com múltiplas hérnias de disco: caso clínico. Rev Andal Med Deporte. 2016;9(2):95–98.
Brandão & Meija. (2016). Método Pilates como Recurso Terapêutico na Hérnia de Disco Lombar. REP Faculdade Àvila.
Comunello, JF. (2011). Benefícios do método pilates e sua aplicação na reabilitação. Instituto Salus-rep UDESC-SC, maio-junho.
Jesus & Casarotto. (2019). Intervenções fisioterapêuticas utilizadas na regressão e diminuição da sintomatologia da hérnia discal lombar: uma revisão da literatura. Revista da saúde da ajes, juína/mt, 5, 10, p. 1 – 11, jul/dez.
Kisner & Colby. (2016). Exercícios terapêuticos: fundamentos e técnicas. 6. ed. ed. Barueri : Manole, 2016. 1023 . Cap. 8.
Lara, FH. (2011). Efeitos da prática de pilates na hérnia discal lombar. REP USSC.
Liposcki, et al. (2016). Utilização do Método Pilates: reabilitação e condicionamento físico. Fisioterapia Brasil - Ano 2016, 17, 1.
Lopes, TK. (2019). Tratamento conservador para hérnia de disco lombar: protocolos fisioterapêuticos. REP UNIFACVEST. 2019.
Macêdo, GSG. (2014). Abordagem fisioterapêutica na hérnia de disco. REP Faculdade Ávila. 2014.
Milani, et al. (2009). A qualidade de vida no pré e pós-operatório de pacientes portadores de hérnia de disco lombar. J Bras Neurocirurg, 20 (3): 345-351.
Oliveira & Silva. (2020). Tratamento conservador de hérnia discal lombar: série de casos. JBNC, 30, 4 (2020): outubro/dezembro.
Silva, RS. (2019). Comparação de técnicas fisioterapêuticas em pacientes com hérnia de disco lombar. REP UFMG.
Silva & Almeida. (2021). Atualização no tratamento da hérnia discal cervical: Manejo conservador e indicações de diferentes técnicas cirúrgicas. Rev Bras Ortop 56, 1.
Silva, et al. (2022). Os efeitos do método pilates na saúde mental de pacientes com depressão e transtorno de ansiedade: revisão de literatura. Research, Society and Development, [S. l.], 11, 7, p. e5911729368.
Souza, et al. (2017). Metodologia de Revisão Integrativa da Literatura em Enfermagem. Revista Inves em Enferm. 17-26. 15, 3.
Susella, et al. (2017). Hérnia de disco: epidemiologia, fisiopatologia, diagnóstico e tratamento. REP PUCRS.
Ursi, ES. 92005). Prevenção de lesões de pele no perioperatório: revisão integrativa da literatura. Ribeirão Preto (SP):REP Universidade de São Paulo.
Vialle, et al. (2010). Hérnia discal lombar. Rev. bras. ortop. 45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Paulo Daniel de Melo Marinho; Thauan Narciso de Lima Ferro; Ahyas Sydcley Santos Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.