Uma análise da Educação Superior na Região Norte do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i11.33787Palavras-chave:
Ensino superior; Desenvolvimento; Região Norte; Cursos; Modalidades de ensino.Resumo
O advento do processo e globalização sugere cada vez mais a necessidade de valorização do conhecimento, fazendo com que as inovações, bem como o desenvolvimento científico e tecnológico firmem-se como formas primordiais de garantia de participação dessa nova realidade. Dessa forma, países em todo mundo buscam promover alterações em seus sistemas educacionais, se inserindo num multifacetado processo de diversificação da educação superior que vem sendo necessário. Assim, um processo de internacionalização da educação superior como tema central nas instituições de ensino superior, fazendo com que as universidades empenhem-se em ampliar suas fronteiras de conhecimento visando consolidar laços, onde permanecerão imbuídas da responsabilidade de apresentar respostas concretas à sociedade. A metodologia utilizada na escrita do artigo deu-se pela coleta de dados realizada por meio das bibliotecas virtuais Google Scholar; LILACS; BIREME E BVS, onde os descritores utilizados foram: “Educação superior”; “Região Norte”; “Universidades”, em idiomas portugueses; inglês e espanhol, onde os descritores foram previamente selecionados, além de serem diversamente combinados e cruzados, onde foram considerados os seguintes critérios de inclusão: artigos disponíveis na íntegra, publicados entre 2010 a 2021; nos idiomas português, inglês e espanhol; e como critério de exclusão: artigos que não eram compatíveis com o objeto de estudo e os artigos não disponíveis com acesso gratuito. Assim, foi possível apresentar uma linha histórica realizando uma análise da evolução da educação superior na região norte, oferecendo subsídios para que estudo futuros sobre o tema desse artigo sejam aprofundados, no sentido de se identificar e se adaptar as novas demandas de formação de profissionais.
Referências
Andrade, L. B. P. (2010). Educação infantil: discurso, legislação e práticas institucionais.
Bento, M. A. S. et al. (2013). A educação na região Norte: apontamentos iniciais. Amazônica - Revista de Antropologia, 5(1), 140-175.
Felix dos Santos e Marta RoseclerBez, Valeria Costa. Porto Alegre: Evangraf. Vista do A oferta de ensino superior por Universidades Federais no interior da Amazônia: da UFPA à UFOPA em Santarém-PA/Brasil. http://www.ufopa.edu.br/portaldeperiodicos/index.php/revistaexitus/article/view/1285/933.
Gil, A. C. (2002). Como preparar projetos de pesquisa. Atlas.
Lakatos, E. M & Marconi, M. de A. (2003). Fundamentos de metodologia científica. (7. ed.). Atlas.
Lei n.o 5. 540 de 28/11/1968. (1968). Diário Oficial da União, Brasília, 29 nov. 1968. p. 10369. Fixa normas de organização e funcionamento de ensino superior e sua articulação com a escola media, e da outras providências
Martins, C. B. (2003). A pós-graduação no contexto do ensino superior brasileiro. In: Morhy, L. (Org.). Universidade em questão Brasília, DF: UnB.
Ministério da Educação. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep. (2017). Sinopse Estatística da Educação Superior, 2017.
Ministério da Educação, (2013). Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Fundamental. Brasília, MEC/SEF. ________
Moore. M. G.; Kearsley, G. (2013). Educação a distância: sistemas de aprendizagem on-line. (3. ed.). Cengage Learning.
Nasseh, B. (1997). A Brief History of Distance Education: Adult Education in the News. http://www.seniornet.org/edu/art/history.html
Petry, J. F.; Borges, G. R.; & Domingues, M. J. C. S. (2014). Ensino a distância: um panorama da expansão na região norte do brasil. Revista Eletrônica de Estratégia & Negócios, 7(3). 2014.
Pinto, J. M. R. (1999). O acesso à educação superior no Brasil. Educação & Sociedade, 25, 727-75
Rosemberg, F. (1985). Educação sexual na escola. Cadernos de Pesquisa, 53,11-19.
Saba, F. (2011). Distance education in the United States: past, present, future. Educational Technology. http://distance-educator.com/wp-content/uploads/ET-article-Saba-11-12-2011.pd
Silva Filho, R. L. L. et al. (2007). A evasão no ensino superior brasileiro. Cadernos de pesquisa, 37, 641-659.
Sousa, A. S.; Oliveira, G. S. & Alves, L. H. (2021). A pesquisa bibliográfica: princípios e fundamentos. Cadernos da FUCAMP, 20(43).
Tarouco, L. M. R. (2014). Objetos de Aprendizagem: teoria e prática. Organizadores Liane Margarida Rockenbach Tarouco, Bárbara Gorziza Ávila, Edson
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 José Carlos Guimarães Junior; Rita de Cássia Soares Duque; Alcione Santos de Souza; Lana Cristina de Almeida Silva; Henrique Rezende Untem; Deivid Alex dos Santos; Rubia Clara Nascimento de Oliveira ; Tânia Lúcia Viana de Souza; Jefferson Davi Ferreira dos Santos ; Alex Monteiro dos Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.