Análise bibliográfica das iniciativas de prevenção da lesão por pressão em adultos internados em Unidade de Terapia Intensiva

Autores

  • Luís Felipe Pissaia Universidade do Vale do Taquari
  • Fabiane da Silva Universidade do Vale do Taquari
  • Arlete Eli Kunz da Costa Universidade do Vale do Taquari

DOI:

https://doi.org/10.17648/rsd-v7i5.339

Palavras-chave:

Lesão por Pressão; Segurança do Paciente; Enfermagem; Unidade de Terapia Intensiva.

Resumo

Este estudo possui como objetivo realizar uma análise das iniciativas de prevenção das lesões por pressão em adultos internados em Unidades de Terapia Intensiva, as quais foram publicadas em literatura científica da área de Enfermagem. Trata-se de uma revisão bibliográfica integrativa, a partir de coleta de dados de 12 artigos em bases virtuais nacionais e internacionais dos últimos 10 anos. Dentre as iniciativas de prevenção da lesão por pressão evidenciou-se que a maior parte encontra-se na área de segurança do paciente, principalmente com a aplicação das escalas de Braden, Glasgow e o protocolo internacional relativo a meta 6 da Segurança do Paciente, orientado pela Organização Mundial de Saúde. Identificou-se um número ainda reduzido de estudos que demonstrem outras iniciativas de prevenção deste tipo de lesão, além da aplicação de escalas e protocolos de classificação e prevenção do referido evento adverso. Em artigos mais recentes, a partir de 2013, se encontram descritas ações educativas e de modelagem de processo de trabalho, que levam a adoção de uma cultura de segurança do paciente e estabeleçam um indicador de qualidade ao serviço de saúde como também do grau de cuidado da equipe de enfermagem.

Referências

AGOSTINHO, M. R.; KATZ, N. Lesão por pressão. Revista Telessaúde RS. UFRGS. Versão Digital. Porto Alegre, 2017.

CAMPANILI, T. C. G. F.; SANTOS, V. L. C. G.; STRAZIERI-PULIDO, K. C.; THOMAZ, P.B.M.; NOGUEIRA, P.C. Incidência de úlceras por pressão em pacientes de Unidade de Terapia Intensiva Cardiopneumológica . Journal of School of Nursing. v. 49, 2015.

FERNANDES, L M; CALIRI, M. H. L. Uso da Escala de Braden e de Glasgow para identificação do risco par a úlceras de pressão em pacientes internados em centro de terapia intensiva. Revista Latino Americana Enfermagem, v. 16, n. 6, nov-dez, 2008.

MATOS, L. S.; DUARTE, N. L. V.; MINETT, R. C. Incidência e Prevalência de úlcera por pressão no CTI de um hospital público do DF. Revista Eletrônica Enferm, v. 12, n. 4, out-dez, 2010.

MOURA, G. M. S. S.; MAGALHÃES, A. M. M. Eventos adversos relacionados à assistência em serviços de saúde: principais tipos. In: Assistência Segura: uma reflexão teórica aplicada à prática. Agência Nacional de Vigilância Sanitária. ANVISA. Brasília, 2013.

OLKOSKI, E; ASSIS, GM. Aplicação de medidas de prevenção para úlceras por pressão pela equipe de enfermagem antes e após uma campanha educativa. Esc. Anna Nery. v. 20, n. 2, 2016.

RODRIGUES, M. M.; SILVA, M. S.; SILVA, J. L. Sistematização da Assistência de Enfermagem na prevenção da Lesão Tecidual por Pressão. Cogitare Enferm. v. 13, n. 4, Out/Dez, 2008.

SOBEST. Associação Brasileira de Estomaterapia. Classificação das Lesões por Pressão - Consenso NPUAP 2016 – Adaptada Culturalmente par a o Brasil. Disponível em: http://www.sobest.org.br/textod/35. Acesso em 26 set. 2017.

SOUSA, C. A.; SANTOS, I.; LOLITA D. S. A recomendações da Escala de Braden e prevenindo úlceras por pressão: evidências do cuidar em enfermagem. Rev. bras. enferm., Brasília, v. 59, n. 3, p. 279-284, 2006.

STUQUE, A G,; SASAKI, V. D. M.; TELES, A. A. S.; SANTANA, M. E.; RABEH, S. A. N.; SONOBE, H. M. Protocolo de prevenção de úlcera por pressão . Revista Rene. v. 18, n. 2, mar-abr, 2017.

VASCONCELOS, J. M. B.; CALIRI, M. H. L. Ações da Enfermagem antes e após um protocolo de prevenção de lesões por pressão em terapia intensiva. Esc Anna Nery. v. 21, n. 1, 2017.

VIVACQUA, S. A. Prevenção e tratamento de úlceras por pressão: Um estudo avaliativo do cuidado de Enfermagem. (Dissertação de Mestrado) Programa de Pós-graduação da Fundação Cesgranrio. Rev. bras. enferm. Rio de Janeiro, 2011.

Downloads

Publicado

24/04/2018

Como Citar

PISSAIA, L. F.; SILVA, F. da; COSTA, A. E. K. da. Análise bibliográfica das iniciativas de prevenção da lesão por pressão em adultos internados em Unidade de Terapia Intensiva. Research, Society and Development, [S. l.], v. 7, n. 5, p. e1575339, 2018. DOI: 10.17648/rsd-v7i5.339. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/339. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Artigos