Contribuições do Projeto Político Pedagógico no âmbito da Escola Municipal Monte Sinai em Manaus
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i12.34152Palavras-chave:
Projeto Político Pedagógico; Escola; Contribuição.Resumo
A temática traz consigo uma reflexão sobre a contribuição do Projeto Político Pedagógico (PPP), sendo este um instrumento que tende a ajudar a encarar os desafios do dia a dia da escola de uma forma sistematizada, consciente, científica e participativa. Desta forma, o objetivo geral deste estudo é analisar de que maneira o Projeto Político Pedagógico contribui para o dia a dia da Escola Municipal Monte Sinai em Manaus/AM-Brasil. Metodologia utilizada foi bibliográfica e de campo, de caráter qualitativo e quantitativo. Segundo a resposta dos professores ficou bem clara que o docente, é parte fundamental na elaboração do PPP, só que ainda existe alguns que são resistentes, e a mudança de paradigmas é uma das vertentes do PPP. Nesse sentido, cabe ao gestor garantir ao aluno um atendimento de forma organizada e de qualidade, por isso é necessário que o gestor interaja com os professores, com a equipe e com a família. Um dos maiores desafios da gestão ainda é consolidar as práticas educativas utilizando o PPP. O PPP é um documento que deve ser conhecido e acessível para que seja colocado em prática por todos envolvidos. Enfim, é através do PPP que o currículo é consolidado, pois ambos são documentos elaborados de forma coletiva e nos dá um norte para organizamos as ações pedagógicas na escola envolvendo toda a comunidade escolar.
Referências
Araújo, K. H. et al. (2018). A (in) visibilidade dos alunos com deficiência na política de avaliação de resultados educacionais no estado do Ceará. In: CINTEDI Congresso Internacional de Educação Inclusiva/II Jornada Chilena de Educação Inclusiva. 1-12.
Costa, G. F. D. (2021). Gestores escolares e os desafios do projeto político-pedagógico (PPP): Instrumento para uma Gestão Escolar Democrática na Rede Pública de Igarapé Grande Maranhão-Brasil. Mestrado em ciência da educação Supervisão pedagógica. https://www.rcaap.pt/. 1-20,129.
Da Silva, A. E. A. (2020). Reflexões Sobre O Projeto Político Pedagógico Como Instrumento De Democracia Na Gestão
Educacional. Boletim de Conjuntura (BOCA), 4(10), 62= 69-62= 69.
Da Silva, T., & Alves, A. V. V. (2020). A construção da Base Nacional Comum Curricular no Mato Grosso Do Sul. TEXTURA-Revista de Educação e Letras, 22(50).
De Araújo, F. D. A. A. (2021). Importância do projeto político pedagógico para uma gestão escolar democrática. Revista Ibero-Americana de Humanidades, Ciências e Educação, 7(2), 16-16.
De Araújo Alves, P. T., da Silva, S. A., & Jucá, S. C. S. (2020). O currículo escolar e seus significados: o que pensam os professores do ensino médio? Research, Society and Development, 9(2), e180921997-e180921997.
Donato, V. A. P., De Oliveira Freitas, A. C. (2017). O Ensino de Arte numa Escola Municipal de Guanambi: contribuições e perspectivas da linguagem artística. Editora cientifica. 1-17.
Dos Santos, H. A. (2022). Projeto Político Pedagógico: Uma análise da participação da comunidade escolar na sua construção. Research, Society and Development, 11(8), e53411831468-e53411831468.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas. (Vol. 4, p. 175).
Gil, A. C. et al. (2008). Métodos e técnicas de pesquisa social. Livro. (6a ed.), Editora Atlas SA. p-1-200.
Guedes, L. S., Fecury, A. A., Pascoal, R. M., Dendasck, C. V., de Araújo, M. H. M., da Souza, K. O., ... & de Mattos Dias, C. A. G. (2020). Índices de rendimento escolar no Ensino Médio, na Região Norte, Brasil (2012-2016). Research, Society and Development, 9(8), e249985479-e249985479.
Loures, D. A. M., & Freitas, V. G. (2019). Projeto político pedagógico como instrumento de gestão democrática: Uma análise do município de Mendes-RJ. Humanidades & Inovação, 6(9), 77-87.
Ludke, M., & André, M. (2008). Pesquisa em Educação: Abordagens Qualitativas. 11. reimpr. EPU.
Menegolla, M., & Sant’Anna, I. M. (1991). Por que planejar? Como Planejar? Livro. (6a ed.), Vozes. Petrópolis. 159.
Mezzaroba, O., & Monteiro, C. S. (2003). Manual de metodologia da pesquisa no direito. Livro. Saraiva.
Pereira, A. H. M. (2019). A Importância da Gestão Escolar Na Perspectiva Democrática-Participativa da Escola. A Importância do Tcc–Trabalho de Conclusão de Curso na Formação Acadêmica.
Rezende, A. C. (2018). Percepção dos professores sobre o estilo de liderança desenvolvido pelo diretor de uma escola de Cataguases-MG p.1-84. (Doctoral dissertation).
Silveira, F. F., & Da Silva Mello, M. A. (2021). Papel da Gestão Escolar na Reestruturação Curricular a Partir da Base Nacional Comum Curricular na Visão de suas Gestoras. Revista Saberes Pedagógicos, 5(1), 141-165.
Tunice et al. (2019). Gestão democrática e a elaboração do projeto político pedagógico-ppp. Estudos Interdisciplinares em Educação, 1(5).
Trivinos, A. N. S. (1987). Três enfoques na pesquisa em ciências sociais: o positivismo, a fenomenologia e o marxismo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Enir da Silva Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.