A Presença da (In) Segurança Alimentar entre os Beneficiários do Bolsa Família da Região Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i6.346Palavras-chave:
Desigualdade regional; Pobreza; Políticas públicas.Resumo
Diversos são os fatores que corroboram para o aumento da desigualdade social no Brasil, dentre eles a pobreza pode ser compreendida como uma situação de falência de capacidades básicas em alcançar certos mínimos aceitáveis. Nesse contexto, necessidades básicas como educação, saúde e acesso a alimentos acabam se tornando privilégio para poucos diante de uma sociedade que apresenta tantas desigualdades. Sendo assim, os Programas de Transferência de Renda Condicionada foram criados visando à quebra desse ciclo Inter geracional de pobreza. Esse estudo tem como objetivo principal analisar a presença da (in) segurança alimentar entre os beneficiários do Programa Bolsa Família da região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo e longitudinal, cujos períodos analisados versam entre 2004, 2009 e 2013. A principal fonte de dados utilizada foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. O estudo concluiu que houve aumento da percepção de segurança alimentar entre os beneficiários do Bolsa Família na região Nordeste para os períodos supracitados.
Referências
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, IBASE. Diálogos sobre o direito humano à alimentação no Brasil. II Etapa da Pesquisa Repercussões do Programa Bolsa Família na Segurança Alimentar e Nutricional. Relatório Final. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://www.ibase.br/userimages/Relatorio_2.pdf>. Acesso em: 20 de novembro de 2017.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MDS. Ação Estratégica do Programa de Erradicação Infantil. Disponível em: < http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/servicos-e-programas/peti>. Acesso em: 11 de novembro de 2017.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MDS. Bolsa Família: Matriz de Informações Sociais. 2010-2013. Disponível em: < http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/dados>. Acesso em: 17 de novembro de 2017.
PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS, PNAD. Segurança Alimentar. 2004. Disponível em:
<https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40 > Acesso em: 20 de novembro de 2017.
PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS, PNAD. Segurança Alimentar. 2009. Disponível em:
<https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40 >. Acesso: em 20 de novembro de 2017.
SILVA, M. O. S. et al. Programas de Transferência de Renda na América Latina: contextualização, a pobreza em foco e os significados e controvérsias do potencial das condicionalidades para formação do capital humano e social. VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2015. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/mesas/programas-de-transferencia-de-renda-na-america-latina_contextualizacao.pdf >. Acesso em: 11 de dezembro de 2017.
SOARES, F.V., SOARES S, Medeiros M, OSÓRIO RG. Cash Transfer Programs in Brazil. Impacts on inequality and poverty . Working Paper 21. Brasília: UNDP/IPEA; 2006
SOARES, Sergei; SÁTYRO, Natália. O Programa Bolsa Família: Desenho Institucional, impactos e possibilidades futuras, Texto para discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), No. 1424, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.