A Presença da (In) Segurança Alimentar entre os Beneficiários do Bolsa Família da Região Nordeste do Brasil
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i6.346Palavras-chave:
Desigualdade regional, Pobreza, Políticas públicas.Resumo
Diversos são os fatores que corroboram para o aumento da desigualdade social no Brasil, dentre eles a pobreza pode ser compreendida como uma situação de falência de capacidades básicas em alcançar certos mínimos aceitáveis. Nesse contexto, necessidades básicas como educação, saúde e acesso a alimentos acabam se tornando privilégio para poucos diante de uma sociedade que apresenta tantas desigualdades. Sendo assim, os Programas de Transferência de Renda Condicionada foram criados visando à quebra desse ciclo Inter geracional de pobreza. Esse estudo tem como objetivo principal analisar a presença da (in) segurança alimentar entre os beneficiários do Programa Bolsa Família da região Nordeste do Brasil. Trata-se de um estudo quantitativo e longitudinal, cujos períodos analisados versam entre 2004, 2009 e 2013. A principal fonte de dados utilizada foi a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios. O estudo concluiu que houve aumento da percepção de segurança alimentar entre os beneficiários do Bolsa Família na região Nordeste para os períodos supracitados.
Referências
Instituto Brasileiro de Análises Sociais e Econômicas, IBASE. Diálogos sobre o direito humano à alimentação no Brasil. II Etapa da Pesquisa Repercussões do Programa Bolsa Família na Segurança Alimentar e Nutricional. Relatório Final. Rio de Janeiro, 2008. Disponível em: <http://www.ibase.br/userimages/Relatorio_2.pdf>. Acesso em: 20 de novembro de 2017.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MDS. Ação Estratégica do Programa de Erradicação Infantil. Disponível em: < http://mds.gov.br/assuntos/assistencia-social/servicos-e-programas/peti>. Acesso em: 11 de novembro de 2017.
MINISTÉRIO DO DESENVOLVIMENTO SOCIAL, MDS. Bolsa Família: Matriz de Informações Sociais. 2010-2013. Disponível em: < http://mds.gov.br/assuntos/bolsa-familia/dados>. Acesso em: 17 de novembro de 2017.
PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS, PNAD. Segurança Alimentar. 2004. Disponível em:
<https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40 > Acesso em: 20 de novembro de 2017.
PESQUISA NACIONAL POR AMOSTRA DE DOMICÍLIOS, PNAD. Segurança Alimentar. 2009. Disponível em:
<https://ww2.ibge.gov.br/home/estatistica/pesquisas/pesquisa_resultados.php?id_pesquisa=40 >. Acesso: em 20 de novembro de 2017.
SILVA, M. O. S. et al. Programas de Transferência de Renda na América Latina: contextualização, a pobreza em foco e os significados e controvérsias do potencial das condicionalidades para formação do capital humano e social. VII Jornada Internacional de Políticas Públicas. 2015. Disponível em: <http://www.joinpp.ufma.br/jornadas/joinpp2015/pdfs/mesas/programas-de-transferencia-de-renda-na-america-latina_contextualizacao.pdf >. Acesso em: 11 de dezembro de 2017.
SOARES, F.V., SOARES S, Medeiros M, OSÓRIO RG. Cash Transfer Programs in Brazil. Impacts on inequality and poverty . Working Paper 21. Brasília: UNDP/IPEA; 2006
SOARES, Sergei; SÁTYRO, Natália. O Programa Bolsa Família: Desenho Institucional, impactos e possibilidades futuras, Texto para discussão, Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), No. 1424, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.