A contação de história como recurso pedagógico nas aulas de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v11i13.35892Palavras-chave:
Contação de história; Alfabetização; Letramento.Resumo
O artigo exprime a percepção sobre a contação de história como recurso pedagógico nas aulas de língua portuguesa dos anos iniciais do ensino fundamental. Objetivando enfatizar a importância da contação de história para o desenvolvimento sociocognitivo no ciclo de alfabetização. Assim, o estudo procurou contextualizar alternativas para facilitar a aprendizagem dos estudantes durante o ensino-aprendizagem e, maximizar os resultados satisfatórios sobre o assunto em discussão, tendo como problemática: Qual a contribuição da contação de história para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos no ensino fundamental? Como esse processo pode beneficiar a aprendizagem dos estudantes e qual sua relevância para o autodesenvolvimento no processo de aprendizagem no Ensino Fundamental? Na busca da resposta a essa indagação, utilizou-se a revisão bibliográfica, que os dados de maneira qualitativa, com ênfase em credibilidade nacional e internacional. O estudo justifica-se pelo fato de que a contação de história possibilita ao aluno a aquisição de inúmeras habilidades e competências que proporcionam o enriquecimento da aprendizagem. Assim, é essencial para o desenvolvimento do aluno, e, por isso, necessário a utilização dessa prática como forma de melhoria da qualidade do ensino-aprendizagem, no quesito alfabetização, pois o contanto com a história narrada faz, com que os alunos se sintam estimulados a ler, escrever e interpretar, sendo fatores essenciais para a formação integral do indivíduo.
Referências
Araújo, M., Bravo, D., & Rodrigues, G. (2014). Contação de história como estratégia pedagógica: Contribuição para a aprendizagem e desenvolvimento no ensino fundamental. Revista Científica da Faculdade Cenecista de Vila Velha, (12), 73-86.
Caetano, J. S., Cunha, L. P., & Bonfim, R.(2019). Contação de histórias para o desenvolvimento global da criança.
Camargo, M. A., & Silva, M. J. (2020). A literatura infantil como um recurso pedagógico indispensável. Revista Espacios, 41(09).
Da Silva, R. F., & Sampaio, S. M. G. (2021). O insólito na literatura infantojuvenil: Reflexões sobre a narrativa a bolsa amarela, De Lygia Bojunga. Humanidades & Inovação, 8(56), 273-285.
Da Silva Santhiago, N. (2018). Contribuições da contação de história no processo de ensino-aprendizagem com foco no ciclo de alfabetização. Pró-Discente, 24(1).
De Sousa, L. O., & Bernardino, A. (2011). A contação de história como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista de Educação, 6(12), 235-249.
De Lima, A. C. S., & dos Santos Oliveira, G. R. (2022). A contação de histórias como metodologia ativa: Caminhos criativos e humanizados para a formação integral. Research, Society and Development, 11(7), e14011729698-e14011729698.
Ead Ucpel. 2021, Alfabetização e letramento: Conheça a pós - graduação na área, https://ead.ucpel.edu.br/blog/alfabetizacao-e-letramento.
Giacomolli, L., & Pereira, L. D. C. P. (2021). Literatura e a contação de história na educação infantil. Revista de Comunicação Científica, 9(1), 162-173.
Guimarães, L. M. A. (2022). A importância da contação de histórias na educação infantil. Caderno Intersaberes, 11(32), 128-139.
Kuhnen, F. H., Silva, J. M. D., & Santos, T. G. M. D. (2018). A importância da formação continuada e capacitação dos professores nos processos de alfabetização. Revista Ensaios Pedagógicos, 8(2).
Loureiro, A. M. A., de Paula, A. P., & Braga, A. D. F. S. (2021). Contação de histórias e sua importância para o desenvolvimento da criança. Revista Interdisciplinar Sulear, (10), 131-116.
Malacarne, Juliana. A Importância de Ler para o Bebê desde a Barriga, Revista Crescer. Globo.com, 2.nov.2015 Disponível em: <https://www.google.com/amp/s/revistacrescer.globo.com/amp/Os-primeiros-1000-dias-do-seu-filho/noticia/2015/11/importancia-de-ler-para-o-bebe-desde-barriga.html />.
Mateus, Ana do Nascimento Biluca et al. A importância da contação de história como prática educativa na educação infantil. Pedagogia em ação, v. 5, n. 1, 2013.
Martins, E., & Spechela, L. (2012). A importância do letramento e da alfabetização. Revista Eletrônica do Curso de Pedagogia das Faculdades, 1773.
Martins, J. D. S. (2018). A contação de História como prática educativa no ensino fundamental (anos iniciais).
Moreira, J. (2019). Contribuições da contação de histórias no processo de alfabetização em escolas do município de São Mateus/Es.
Porto, A. P. T., & Porto, L. T. Contação de histórias como estratégias pedagógicas para desenvolvimento da competência discente de ler e interpretar. Revista de Educação Dom Alberto, Santa Cruz do Sul, (1), 115-129.
Proetti, S. (2018). As pesquisas qualitativa e quantitativa como métodos de investigação científica: Um estudo comparativo e objetivo. Revista Lumen-ISSN: 2447-8717, 2(4).
Rodrigues, S. L., Alves, C. R. D. S. T., Souza, A. E. D., Lauxen, S. D. L., & Basso, B. G. (2013). Literatura infantil: Origens e tendências. Seminário Internacional de Educação do Mercosul, 15, 1-9.
Silva, M. F. D. (2017). Contação de histórias: Instrumento necessário no estímulo à leitura.
Tamanho, N. (2019). A contação de histórias na era digital.
Teibel, É. N. H., & Andrade, D. B. D. S. F. (2021). Contação de história e brincadeiras no hospital: Significações e vivências de crianças acerca do cuidado em saúde. Humanidades & Inovação, 8(68), 166-177.
Wendt, R. K. (2011). A importância da contação de estórias na alfabetização.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iasmim Dias Pinto de Sousa; Wislorrany Lira Xavier; Angela Ferreira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.