Impactos da adoção da gamificação no desempenho dos discentes na disciplina de Matemática

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i15.36628

Palavras-chave:

Aprendizagem; Jogos; Ensino Fundamental; Metodologia ativa.

Resumo

Ensinar a disciplina de Matemática é um desafio para os docentes, principalmente, no ensino fundamental.  É muito comum contemplarmos alunos desmotivados. Esse cenário limita a evolução dos indicadores educacionais e, como consequência, tem-se elevadas taxas de repetência. Dessa forma, é importante discutir a necessidade de novas metodologias educacionais. Este estudo tem como objetivo analisar quais impactos a adoção da gamificação pode causar no desempenho dos discentes do ensino fundamental da disciplina de Matemática. A pesquisa tem caráter bibliográfico, e o levantamento consistiu na consulta à artigos científicos publicados nos últimos dez anos. Os resultados apontam que a gamificação possibilita a construção do conhecimento a curto prazo, o aumento na qualidade do ensino e a redução da evasão escolar. A gamificação pode ser uma excelente ferramenta para aumentar o interesse dos alunos pela matemática.

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Publicado

12/11/2022

Como Citar

SANTOS, D. P. G. .; ROCHA, L. O. .; SANTOS, T. M. Impactos da adoção da gamificação no desempenho dos discentes na disciplina de Matemática . Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 15, p. e141111536628, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i15.36628. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/36628. Acesso em: 5 jul. 2024.

Edição

Seção

Ensino e Ciências Educacionais