Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Sérios para o Ensino de Cinética Química
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3760Palavras-chave:
Jogos Sérios; Tabuleiro; Cinética QuímicaResumo
A complexidade de caráter não-linear que representa o ato de ensinar não permite ao docente recorrer a uma única forma de abordar o processo de educação no ensino superior. Em outros termos, a sociedade contemporânea recheada de tecnologias de informações com o elevado grau de interatividade exige dos professores uma maior compreensão e busca por diferentes formas e mecanismos motivacionais para os alunos. Nesse contexto, o trabalha aborda o uso de jogos digitais como ferramenta de interação entre alunos e conteúdo de química cinética, como uma metodologia alternativa do processo de ensino e aprendizagem. Para tanto, durante o trabalho foi projetado e construído um tabuleiro interativo (Edutable), um software de gerenciamento lógico e um aplicativo móvel. Em seguida, com base no método de usabilidade, foram realizados estudos de sucesso de tarefa e experiência de usabilidade positiva. Os resultados das avaliações mostraram que, na percepção dos usuários, o jogo de tabuleiro cumpre com o caráter lúdico e educativo obtendo pontuação acima de 80% na escala SUS (System Usability Scale), modelo de avaliação aplicado no presente trabalho.
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