Avaliação da produção e do gerenciamento de resíduos de construção e demolição em Belém – Pará – Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.3761

Palavras-chave:

Construção Civil; Meio Ambiente; Resíduos sólidos.

Resumo

Grande parte dos resíduos de construção civil e demolição no município de Belém são gerados por grandes empresas. O Plano Nacional de Resíduos Sólidos visa minimizar tais resíduos, assim como reduzir gastos com seus tratamentos e destinação final, beneficiando, assim, as empresas, considerando um menor custo e melhor produção. O crescimento econômico dos países é acompanhado pela expansão da indústria da construção; e uma das consequências desse fenômeno é a geração de grandes impactos ambientais, desde a extração de recursos naturais para a produção de insumos, até a produção de resíduos, que são dispostos no meio ambiente sem o controle e gestão adequados. Este estudo trata sobre resíduos de construção civil e demolição gerados por grandes empresas no município de Belém, Pará. Teve-se como objetivo quantificar, classificar, e apresentar as principais problemáticas causadas por esses resíduos, tendo como objeto de pesquisa uma empresa privada. Primeiramente, para a realização da pesquisa foi realizado o levantamento de dados, consultando o acervo disponibilizado pela Prefeitura do Município de Belém, Secretaria de Saneamento e o Conselho Nacional do Meio Ambiente. Posteriormente, foram também elaborados e aplicados questionários e entrevistas que viabilizassem os resultados. Os dados levantados nos empreendimentos de construção civil da região metropolitana de Belém evidenciaram um distanciamento no que concerne à teoria e prática no descarte apropriado de resíduos e rejeitos. Ainda que exista o conhecimento da normativa que regulamenta este processo as construtoras não seguem os padrões normatizados.

Biografia do Autor

Sarah Brasil de Araujo de Miranda, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmica de Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis

Bianca Cristine Brito Pires, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmica de Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis

Kemuel Maciel Freitas, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmico de Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis

Ana Carolina Moreno de Oliveira Alves, Universidade Federal Rural da Amazônia

Acadêmico de Engenharia Ambiental e de Energias Renováveis

Gustavo Francesco de Morais Dias, Instituto Federal do Pará

Docente do Instituto Federal do Pará

Referências

Baptista, J. V. J.; Romanel, C. (2013). Sustentabilidade na indústria da construção: uma logística para reciclagem dos resíduos de pequenas obras. Urbe, Revista Brasileira de Gestão Urbana, 5(2), 27-37.

Brasil. (2010). Lei nº 12.305 de 02 de agosto de 2010. Institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos. Disponível em: <http://www.mncr.org.br/box_2/instrumentos-juridicos/leis-e-decretosfederais/Lei%20%2012.3052010%20Politica%20de%20Residuos%20Solidos.pdf/view>. Acesso em: 16 de abril de 2020.

Conselho Nacional do Meio Ambiente – Conama. (2002). Resolução nº307, de 5 de julho de 2002. Estabelece diretrizes, critérios e procedimentos para a gestão dos resíduos da construção civil. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/conama/res/res02/res30702.html>. Acesso em: 16 de abril de 2020.

Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE. (2011). Censo Demográfico 2010: sinopse do censo e resultados preliminares do universo. Disponível em: . Acesso em: 16 de abril de 2020.

Laruccia, M. M. (2014). Sustentabilidade e Impactos Ambientais da Construção Civil. Revista ENIAC pesquisa, 3(1), 69-84.

Moresi, E. (2003). Metodologia da Pesquisa. Universidade Católica de Brasília: Programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Gestão do Conhecimento e Tecnologia da Informação. Brasília, DF, Brasil.

Pinheiro, P. F. V. et al. (2015). Resíduos Sólidos da Construção Civil: Análise Sobre o Município de Belém, Pará, Brasil. In: SIMPÓSIO BRASILEIRO DE ENGENHARIA AMBIENTAL. Anais... Curitiba: Pontifícia Universidade Católica do Paraná, 635-636.

Downloads

Publicado

28/04/2020

Como Citar

MIRANDA, S. B. de A. de; PIRES, B. C. B.; FREITAS, K. M.; ALVES, A. C. M. de O.; DIAS, G. F. de M. Avaliação da produção e do gerenciamento de resíduos de construção e demolição em Belém – Pará – Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e83973761, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.3761. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/3761. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Exatas e da Terra