O centenário da instrução pública no Rio Grande do Norte na perspectiva de Nestor Lima: uma análise da obra Um século de ensino primário
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i10.392Palavras-chave:
Ensino primário; Historiografia; História da Educação; Instrução Pública; Nestor Lima.Resumo
A relação entre a história e a escrita nos permite refletir sobre o discurso e a prática do fazer história. Nestes termos, este artigo objetiva realizar a análise historiográfica da obra “Um século de ensino primário” de Nestor dos Santos Lima, publicada em 1927, por ocasião do centenário da lei de 15 de outubro de 1827 que deliberava sobre a criação das escolas de Primeiras Letras no Brasil. O livro de Nestor Lima é analisado a partir das deliberações de Certeau (2002) acerca da operação historiográfica e compreendido como um documento-monumento, resultado de um esforço voluntário ou involuntário para impor ao futuro uma determinada imagem (LE GOFF, 1990). Atentamos ao lugar social do autor, sua prática e escrita histórica. Na escrita da história do ensino primário, o autor faz uso de dados estatísticos sobre a progressão da escola primária no período, dados sobre matrículas e frequências, passando por informações detalhadas sobre a criação de escolas e as respectivas localizações, além de listas completas com nomes de professores e as escolas onde atuavam nas diversas povoações da antiga província. Escreve a partir de fontes compiladas e coligidas no Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte e do Arquivo da Secretaria Geral do Estado. Pela análise, destacamos que o autor, ao construir seu livro como um modo de divulgar as diversas providências da Lei e suas consequências, diretas e indiretas através do século transcorrido, produziu relevante fonte para a escrita da História da Educação do Rio Grande do Norte.
Referências
AMORIM, Sara Raphaela Machado. Entre observações e representações: Escrita de si nas narrativas de um educador viajante (1923). Revista Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. Salvador, v. 02, n. 05, maio/ago. 2017a, p. 378-394.
AMORIM, Sara Raphaela Machado. Onde os laços se atam: sociabilidade e política nos relatórios das viagens Pedagógicas do intelectual norte-rio-grandense Nestor dos Santos Lima (1913-1923). Revista de História e Historiografia da Educação. v. 1, n. 2. Curitiba, Brasil, maio/agosto de 2017b, p. 89-105.
CERTEAU, Michel de. A Escrita da História. Tradução de Maria de Lourdes Menezes. Rio de Janeiro: Forense-Universitária, 1982.
FARIA FILHO, Luciano Mendes. Instrução Elementar no Século XIX. In: LOPES, Eliana Marta Teixeira; FARIA FILHO, Luciano Mendes; VEIGA, Cynthia Greive. (Orgs.). 500 anos de educação no Brasil. 2. ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2000, p. 135-150.
LE GOFF, Jacques. Documento/ Monumento. In: ______. História e Memória. Campinas, SP: Ed. da Unicamp, 1990, p. 535-553.
LIMA, Nestor dos Santos. Síntese do nosso movimento pedagógico. Pedagogium, Natal, ano 1, n.1, julho, 1921, p. 9-25.
LIMA, Nestor dos Santos. Um século de ensino primário. Natal: Typ. d´A República, 1927.
MENEZES, Antônio Basílio Novaes Thomaz de. Nestor dos Santos Lima e a Modernidade educacional: uma história do discurso (1911 - 1928). Natal, RN: EDUFRN, 2009.
MENEZES, Antônio Basílio Novaes Thomaz de. A presença do higienismo na educação potiguar: a perspectiva educacional de Nestor dos Santos Lima (1921-1927). In: STAMATTO, Maria Inês Sucupira; NETA, Olívia Morais de Medeiros (Orgs.) Práticas educativas, formação e memória. Campinas, SP: Mercado de letras, 2015, p. 121 – 146.
MORAIS, Maria Arisnete Câmara; SILVA, Francinaide de Lima. HISTÓRIA DA PROFISSÃO DOCENTE EM NATAL/RN (1908-1920). Rev. Diálogo Educacional. Curitiba, v. 9. n. 27. maio/ago. 2009, p. 267-278.
ROSADO, Vingt-Um. Contribuição de Nestor Lima à história de Mossoró. Mossoró, RN: Coleção Mossoroense, 1987.
SIRINELLI, Jean François. Os intelectuais. In: REMOND, René (Org.). Por uma história política. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas, 2003, p. 231-269.
WANDERLEY, Rômulo Chaves. Dr. Nestor dos Santos Lima. Revista do Instituto Histórico e Geográfico do Rio Grande do Norte. (Necrologia). vol LII. Ano 195, p. 94-100.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.