Serious game na formação de enfermeiros quanto ao manejo do cateter central de inserção periférica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v11i17.39236

Palavras-chave:

Cateterismo venoso central; Cateterismo venoso periférico; Conhecimento; Estudantes de enfermagem; Jogos experimentais.

Resumo

Objetivo: Identificar, nas evidências científicas, os domínios e designs de interação de serious games como inovação tecnológica na formação de enfermeiros quanto ao manuseio do cateter central de inserção periférica. Método: Revisão nas bases LILACS, SCIENCE DIRECT, MEDLINE, CINAHL e COCHRANE cujos descritores cateterismo venoso central, cateterismo venoso periférico, estudantes de enfermagem e jogos experimentais integrassem publicações atemporais, completas e gratuitas. A busca resultou em 344 publicações. Após critérios de elegibilidade, 11 compuseram a amostra final. Resultados: Categorizou-se os artigos conforme objetivos pedagógicos: favorecer a sensibilização e mudança de comportamento; desenvolver o raciocínio clínico e habilidades de tomada de decisão; e aprimorar conhecimentos teórico-prático. Conclusão: O uso de serious games para discentes de enfermagem acomoda múltiplos domínios educativos que propõem: design de interação com perguntas e respostas, imersão virtual 3D ou salas temáticas. Embora no Brasil o cateter central de inserção periférica configure-se como o único dispositivo vascular de linha central cuja a implantação pode ser realizada por enfermeiros habilitados, diante da lacuna nos achados faz-se presente a necessidade de desenvolvimento de tecnologias para o seu processo de ensino-aprendizagem. Assim, espera-se fomentar nos enfermeiros educadores o interesse por tecnologias inovadoras com domínios ainda não abordados.

Biografia do Autor

René Rodrigues Pereira, Universidade de Fortaleza

Enfermeiro. Analista de Pesquisa Clínica. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva. Mestrando em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela Iniversidade de Fortaleza (UNIFOR).

Fernanda Jorge Magalhães, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Doutora e Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal do Ceará. Doutorado de Mobilidade Acadêmica Internacional pela Universidade do Porto-Portugal. Docente da Faculdade de Enfermagem Nossa Senhora das Graças da Universidade de Pernambuco (FENSG/UPE). Docente do Mestrado Profissional em Tecnologia e Inovação em Enfermagem da Universidade de Fortaleza. Líder do Grupo de Estudo e Pesquisa em Saúde na Primeira Infância da FENSG/UPE.

 

Aviner Muniz de Queiroz, Universidade de Fortaleza

Enfermeiro. Mestrando em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela UNIFOR/ CAPES/ COFEN.

 

Cícero Ricarte Beserra Júnior, Universidade de Fortaleza

Mestrando em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela UNIFOR/ CAPES/ COFEN. Especializando em Saúde Coletiva. Especialista em Enfermagem Obstétrica. Enfermeiro da APS em Senador Pompeu- CE, Plantonista no HMSS em Pedra Branca-CE.

     

Patrícia Linard Avelar, Universidade de Fortaleza

Enfermeira. Mestrando em Tecnologia e Inovação em Enfermagem pela UNIFOR/ CAPES/ COFEN.

 

Referências

Arias-Calderón, M., Castro, J., & Gayol, S. (2022). Serious Games as a Method for Enhancing Learning Engagement: Student Perception on Online Higher Education During COVID-19. Frontiers in Psychology, 13. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2022.889975.

Blanié, A., Amorim, M.-A., & Benhamou, D. (2020). Comparative value of a simulation by gaming and a traditional teaching method to improve clinical reasoning skills necessary to detect patient deterioration: a randomized study in nursing students. BMC Medical Education, 20(1). https://doi.org/10.1186/s12909-020-1939-6.

Calik, A., Cakmak, B., Kapucu, S., & Inkaya, B. (2022). The Effectiveness of Serious Games Designed for Infection Prevention and Promotion of Safe Behaviors of Senior nursing students During the COVID-19 Pandemic. American Journal of Infection Control. https://doi.org/10.1016/j.ajic.2022.02.025.

Chang, C.-Y., Chung, M.-H., & Yang, J. C. (2022). Facilitating nursing students’ skill training in distance education via online game-based learning with the watch-summarize-question approach during the COVID-19 pandemic: A quasi-experimental study. Nurse Educ Today, 105256–105256. https://pesquisa.bvsalud.org/global-literature-on-novel-coronavirus-2019-ncov/resource/pt/covidwho-1586945.

Demiray, A., & Keskin Kiziltepe, S. (2022). The Effect of Computer Based Game on Improving Nursing Students’ Basic Life Support Application Skills: Experimental Study. Turkiye Klinikleri Journal of Nursing Sciences, 14(1), 106–114. https://doi.org/10.5336/nurses.2021-83054.

Duwadi, S., Zhao, Q., & Budal, B. S. (2019). Peripherally inserted central catheters in critically ill patients – complications and its prevention: A review. International Journal of Nursing Sciences, 6(1), 99–105. https://doi.org/10.1016/j.ijnss.2018.12.007.

Fonseca, L. M. M., Aredes, N. D. A., Dias, D. M. V., Scochi, C. G. S., Martins, J. C. A., & Rodrigues, M. A. (2015). Serious game e-Baby: percepção dos estudantes de enfermagem sobre a aprendizagem da avaliação clínica do bebê prematuro. Revista Brasileira de Enfermagem, 68(1), 13–19. https://doi.org/10.1590/0034-7167.2015680102p.

Galvão, C. M., Sawada, N. O., & Trevizan, M. A. (2004). Revisão sistemática: recurso que proporciona a incorporação das evidências na prática da enfermagem. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 12(3), 549–556. https://doi.org/10.1590/s0104-11692004000300014.

Ghoman, S. K., Patel, S. D., Cutumisu, M., von Hauff, P., Jeffery, T., Brown, M. R. G., & Schmölzer, G. M. (2020). Serious games, a game changer in teaching neonatal resuscitation? A review. Archives of Disease in Childhood. Fetal and Neonatal Edition, 105(1), 98–107. https://doi.org/10.1136/archdischild-2019-317011.

Guo, T. (2021). Study on the effect of PICC in parenteral nutrition support for colorectal cancer. American Journal of Translational Research, 13(8), 9839–9845. https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC8430123/.

Johnsen, H. M., Fossum, M., Vivekananda-Schmidt, P., Fruhling, A., & Slettebø, Å. (2018). Developing a Serious Game for Nurse Education. Journal of Gerontological Nursing, 44(1), 15–19. https://doi.org/10.3928/00989134-20171213-05.

Lima, I. D. de A., Ponce de Leon, C. G. R. M., Ribeiro, L. M., Silva, I. C. R. da, Vilela, D. M., Fonseca, L. M. M., Góes, F. dos S. N. de, & Funghetto, S. S. (2022). A Serious Game (Immunitates) About Immunization: Development and Validation Study. JMIR Serious Games, 10(1), e30738. https://doi.org/10.2196/30738.

Melnyk B. M, Fineout-Overholt E. Evidence-Based Practice in Nursing & Healthcare: A Guide to Best Practice. 2th ed. Philadelphia, EUA: Lippincot Williams & Wilkins; 2005.

Mitchell, G., Leonard, L., Carter, G., Santin, O., & Brown Wilson, C. (2021). Evaluation of a “serious game” on nursing student knowledge and uptake of influenza vaccination. PLOS ONE, 16(1), e0245389. https://doi.org/10.1371/journal.pone.0245389.

Nascimento, K. G. do, Ferreira, M. B. G., Felix, M. M. dos S., Nascimento, J. da S. G., Chavaglia, S. R. R., & Barbosa, M. H. (2021). Effectiveness of the serious game for learning in nursing: systematic review. Revista Gaúcha de Enfermagem, 42. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2021.20200274.

Pompeo, D. A., Rossi, L. A., & Galvão, C. M. (2009). Revisão integrativa: etapa inicial do processo de validação de diagnóstico de enfermagem. Acta Paulista de Enfermagem, 22(4), 434–438. https://doi.org/10.1590/s0103-21002009000400014.

Prodanov, C. C. & Freitas, E. C. (2013). Metodologia do Trabalho Científico.Universidade Feevale, 2ª edição.

Resolução COFEN-258/2001. (n.d.). Cofen – Conselho Federal de Enfermagem. http://www.cofen.gov.br/resoluo-cofen-2582001_4296.html#:~:text=1%C2%BA%2D%20%C3%89%20l%C3%ADcito%20ao%20Enfermeiro.

Rodriguez-Ferrer Sr, J., Manzano-León, A., Cangas, A. J., & Aguilar-Parrar, J. M. (2021). An online escape room to raise awareness about severe mental illness among university students: Pre-Post Intervention Study (Preprint). JMIR Serious Games. https://doi.org/10.2196/34222.

Saastamoinen, T., Härkänen, M., Vehviläinen-Julkunen, K., & Näslindh-Ylispangar, A. (2022). Impact of 3D Simulation Game as a Method to Learn Medication Administration Process: Intervention Research for Nursing Students. Clinical Simulation in Nursing, 66, 25–43. https://doi.org/10.1016/j.ecns.2022.02.005.

Sá Neto, J. A. D., Silva, A. C. S. S. da, Vidal, A. R., Knupp, V. M. M. de A. O., Barcia, L. L. D. C., & Barreto, A. C. M. (2018). Conhecimento de enfermeiros acerca do cateter central de inserção periférica: realidade local e desafios globais. Revista Enfermagem UERJ, 26, e33181. https://doi.org/10.12957/reuerj.2018.33181.

Santos, C. M. da C., Pimenta, C. A. de M., & Nobre, M. R. C. (2007). The PICO strategy for the research question construction and evidence search. Revista Latino-Americana de Enfermagem, 15, 508–511. https://www.scielo.br/j/rlae/a/CfKNnz8mvSqVjZ37Z77pFsy.

Siqueira, T. V., Nascimento, J. da S. G., Oliveira, J. L. G. de, Regino, D. da S. G., & Dalri, M. C. B. (2020). The use of serious games as an innovative educational strategy for learning cardiopulmonary resuscitation: an integrative review. Revista Gaúcha de Enfermagem, 41. https://doi.org/10.1590/1983-1447.2020.20190293.

Theodório, D. P., Da Silva, A. P., & Scardovelli, T. A. (2020). Jogos sérios brasileiros para auxílio do diagnóstico e tratamento de TDAH: revisão integrativa. Interfaces da educação, 11(32), 60–78. https://doi.org/10.26514/inter.v11i32.4298.

Downloads

Publicado

26/12/2022

Como Citar

PEREIRA, R. R. .; MAGALHÃES, F. J. .; QUEIROZ, A. M. de .; BESERRA JÚNIOR, C. R. .; AVELAR, P. L. .; SILVA, J. D. da . Serious game na formação de enfermeiros quanto ao manejo do cateter central de inserção periférica. Research, Society and Development, [S. l.], v. 11, n. 17, p. e223111739236, 2022. DOI: 10.33448/rsd-v11i17.39236. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/39236. Acesso em: 22 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos de Revisão