As representações do ensino público no artigo “Escolas rudimentares” de Manoel Dantas
DOI:
https://doi.org/10.17648/rsd-v7i11.397Palavras-chave:
Ensino Público; Diretor Geral da Instrução Pública; Revista Pedagogium.Resumo
No Rio Grande do Norte, durante as duas primeiras décadas do século XX, o intelectual Manoel Dantas esteve à frente da Direção Geral da Instrução Pública. Devido a sua atuação enquanto Diretor e Educador, ele foi convidado pela Associação de Professores para traçar considerações sobre o ensino público na Revista Pedagogium. Este estudo está inserido na perspectiva da História Cultural, tendo como base a noção de Representação, conforme o sentido dado pelo historiador Francês Roger Chartier (2002). De modo que, tem-se como objetivo analisar as representações do ensino público apresentadas por Manoel Gomes de Medeiros Dantas no artigo “Escolas Rudimentares”, publicado em 1921, na Revista Pedagogium. Por fim, conclui-se que, ao longo do artigo, o autor apresenta vários aspectos da trajetória do ensino público no Rio Grande do Norte. Assim sendo, percebe-se nas diferentes gestões políticas que o denominador comum era a preocupação, no que tange o desenvolvimento intelectual da população, através da instrução, conforme a leitura das representações contidas na fala. A educação ofertada aprimorou-se com a construção dos grupos escolares, e foi difundida, para os lugares mais ermos do Estado, com a instalação das escolas rudimentares. Estas escolas significaram uma opção que com menor custo e em menor espaço de tempo conseguia alfabetizar um maior número de pessoas, além de oportunizar o acesso à escola a um maior percentual de alunos como foi possível constatar a partir de dados estatísticos encontrados no artigo de Manoel Dantas.
Referências
CHARTIER, Roger. O mundo como representação. In: A beira da falésia: a história entre incertezas e inquietude. Ed. Universidade/ UFRGS: Porto Alegre, 2002.
CORDEIRO, Anna Gabriella de Souza; STAMATTO, Maria Inês Sucupira. A Revista Pedagogium e a atuação do Estado no Governo Antônio de Souza (1921 - 1923): representações do imaginário da cultura escolar potiguar. VI Encontro Norte e Nordeste de História da Educação, 2016.
MARTINS, Heloisa Helena T. de Souza. Metodologia qualitativa de pesquisa. In: Revista Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.2, p.289-300, maio/ago.2004.
DANTAS, Manoel Gomes de Medeiros. Escolas Rudimentares. In: REVISTA PEDAGOGIUM, Num. 1 – ano I. Natal: Empresa Tipográfica Natalense, Julho de 1921.
REVISTA PEDAGOGIUM, Num. 1 – ano I. Natal: Empresa Tipográfica Natalense, Julho de 1921.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.