Aplicação móvel de matemática no ensino básico para crianças do ensino fundamental I do 1° ao 3° ano

Autores

  • Aldenia da Silva Marinho Universidade Anhembi Morumbi
  • Alexander Von Cernik Melo Universidade Anhembi Morumbi
  • Gianpierre Herrera Poggi Universidade Anhembi Morumbi
  • Marianne Bállico Kosiur Universidade Anhembi Morumbi
  • Wagner Rosa Marrane Universidade Anhembi Morumbi
  • Cláudio Boghi Universidade Anhembi Morumbi

DOI:

https://doi.org/10.17648/rsd-v3i1.40

Palavras-chave:

Aplicativo; Gamificação; Matemática; Tecnologia; Ensino.

Resumo

Muitos alunos que concluem o Ensino Fundamental apresentam dificuldades no aprendizado de matemática. Dada a afinidade que as crianças têm com os aparelhos eletrônicos, torna-se interessante desenvolver aplicações que apoiem o aprendizado. O objetivo do presente artigo é apresentar um estudo de caso de desenvolvimento de software de apoio ao ensino de matemática. A tecnologia permitiu a possibilidade de inserir princípios de programação nas grades curriculares para incentivar os alunos a criar seus próprios jogos digitais educacionais. No presente trabalhos, desenvolveu-se em linguagem de programação Java™ um aplicativo móvel para a plataforma Android™ que ensina matemática de uma forma divertida por meio dos elementos de gamificação. Esse aplicativo conta com exercícios práticos das quatro operações básicas matemáticas que são demonstradas por meio de imagens interativas, animações e jogos educacionais.

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Publicado

07/11/2016

Como Citar

MARINHO, A. da S.; MELO, A. V. C.; POGGI, G. H.; KOSIUR, M. B.; MARRANE, W. R.; BOGHI, C. Aplicação móvel de matemática no ensino básico para crianças do ensino fundamental I do 1° ao 3° ano. Research, Society and Development, [S. l.], v. 3, n. 1, p. 69-90, 2016. DOI: 10.17648/rsd-v3i1.40. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40. Acesso em: 23 nov. 2024.

Edição

Seção

Artigos