Health and quality of life: the impacts of Covid-19 on family farming

Authors

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v12i4.40350

Keywords:

Family farming; Covid-19; Rural Population; Health; Quality of life.

Abstract

This article has the objective of analyzing the impacts of Covid-19 on the health and quality of life of two family farmers and producers in Brazil. The method that was used was a bibliographic review. For the search for two jobs, descriptors were used to cover aspects related to the health dimensions and way of life related to small producers and farmers. In the question of health and way of life, the impacts are about the difficulty of serving the rural population. Climatic and geographical issues, such as the rainy season in the Amazon, will affect river transportation and land transit, thus making it difficult for professionals, users, and inputs to circulate, creating numerous challenges to access to services. I verified that the pandemic reinforced the situations of social vulnerability and the patterns of inequality and exclusion of farmers and producers of family farming, in addition, the pandemic brought emotional instability generating discomfort, conflicts and questions. The pandemic exacerbated our structural deficiencies in the sanitary quest, challenging our ability to contain the contamination of Covid-19. The message of the UN is clear: water, sanitation and hygiene are essential in mitigating and not confronting viruses. It is about a reconstruction of the right to health through the supply and availability of adequate water and sanitation that respect, protect and fulfill aspects of the right to water, as a means of safeguarding health, as a fundamental right and of human dignity.

Author Biographies

Kylvia Luciana Pereira Costa , Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Enfermagem pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG), Licenciada em Educação Física pela Faculdade Venda Nova Imigrante (FAVENI), Graduanda em Engenharia Civil pelo Instituto Federal da Paraíba (IFPB), Especialista em Gestão em Saúde pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Especialista em Segurança do Trabalho e Gestão de Pessoas pela FAVENI. Atualmente é funcionária pública estadual, lotada na Secretaria de Estado da Educação e da Ciência e Tecnologia (SEECT) do Estado da Paraíba e Supervisora do Programa de Educação Profissional e Tecnológica do Estado da Paraíba (PARAIBATEC).

Maria Soraya Pereira Franco Adriano, Universidade Federal de Paraíba

Possui graduação em Odontologia pela Universidade Federal da Paraíba (2001), com Pós graduação lato sensu ( interdisciplinar) com atuação em :Especialização em Endodontia (UFPB),Especialização em Saúde da Família (FIP) , Especialização em Gestão e Serviços de Saúde ( UFPB) ; Especialização em Práticas Assertivas e Didática da Gestão na Educação Profissional (IFRN) mestrado em Odontologia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB-2012) e doutorado em Biotecnologia em Saúde pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB-2016). Foi docente da Universidade Federal de Campina Grande, sendo Conselheira do Colegiado Pleno e Câmara de Ensino ,Pesquisa e Extensão da UFCG. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia,Gestão de Serviços de Saúde (atuando na Gestão da Saúde como Coordenadora de saúde bucal de Cabedelo, Diretora de Atenção Básica de Cabedelo e Caaporã, atuação na Atenção especializada como Diretora do Centro de Especialidades odontológicas, Gestora de Saúde do Município e como Diretora de Politicas Públicas do Município de Cabedelo).Atualmente é Gestora da Unidade Profissional e Tecnologica da UFPB e professora Dedicação Exclusiva da Escola Técnica de Saúde da UFPB ,onde atua como pesquisadora nas áreas de Saúde Coletiva ( estudos com Fuorose), Epidemiologia( estudo de epidemiológico com mulheres no Carcere, HIV, Aids,COVID- 19,IST, Doenças Infecciosas)),Biologia Molecular (polimorfismo), lidera o Grupo de Pesquisa GIPES (Grupo de Pesquisas Interdisciplinar em Educação e Saúde), atuando como Pesquisadora Institucional (PI-ETS/UFPB 2017 a 2020) .Atua como Coordenadora Nacional do Fórum de Ensino do Conselho Nacional da Escolas Vinculadas as Universidades Federais-CONDETUF , atualmente é Vice Presidente do Conselho Nacional - CONDETUF. Membro do corpo docente do programa de pós-graduação em Gerontologia da Universidade Federal da Paraíba e do Programa de Pós Graduação em Biologia Celular e Molecular da UFPB/PGBCM na qualidade de membro permanente.Tem experiência nas áreas de Odontologia (saúde coletiva ortodontia ),Saúde Coletiva e Biotecnologia com ênfase em Epidemiologia aplicada a doenças infecciosas como também Educação com estudo voltado a Educação Profissional.

Michael Douglas Sousa Leite, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Administração pela UFCG, Licenciado em Matemática pela Cruzeiro do Sul, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior, Pós-graduado em Administração Financeira, Mestre em Gestão em Sistema Agroindústrias - PPGSA/UFCG, Doutorando em Engenharia e Gestão de Recursos Naturais - UFCG. Foi professor do Curso de Administração da Faculdade Católica Santa Teresinha - FCST e Coordenador e Professor do Instituto Nacional de Cursos. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, Administração Financeira, Gestão Ambiental, Gestão de Pessoas e Empreendedorismo, atuando principalmente nos seguintes temas: Ensino, Motivação, Desempenho, Meio Ambiente, Recursos Hídricos e Gestão Pública.

Jailson Batista Queiroga, Universidade Federal de Campina Grande

Licenciatura em Pedagogia pela Universidade Federal de Campina Grande.

Marcos Andrei da Silva Alves Sátyro, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Farmácia - Farmacêutico pela Universidade Federal da Paraíba(2006) e especialização em Especialização em Farmácia Hospitalar pelo Centro Universitário Internacional(2012). Atualmente é Farmacêutico hospitalar da Maternidade Peregrino Filho. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia clínica, assistência e atenção farmacêuticas.

Ênnio Karlos Muniz de Medeiros, Universidade Federal de Campina Grande

Graduado em Educação Física, Licenciatura Plena – UFPB. Professor Especialista em Fisiologia do Exercício pela Faculdade Integrada de Patos (FIP). Atualmente Professor do Ensino Médio da disciplina de Educação Física na ENE José de Paiva Gadelha, Sousa- PB.

Kaio Luís de Azevêdo Santos, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

Administrador (FCST), Especialista em Gestão Empresarial (FCST) com MBA em Consultoria Empresarial (UNI-RN). Mestre em Planejamento e Dinâmicas Territoriais no Semiárido (UERN), e Doutorando em Desenvolvimento e Meio Ambiente (UFRN). Educador dos programas de Aprendizagem Rural e Educação Tecnológica do SENAR-RN, tendo trabalhado nos Cursos Técnicos em Agronegócio, Fruticultura e Zootecnia, com experiência em docência no ensino superior como professor do Curso de Bacharelato em Administração (FCST), no qual além de compor o colegiado participou do Núcleo Docente Estruturante - NDE. Atualmente participa como Representante da Sociedade Civil da Comissão Própria de Avaliação ? CPA (FCST), pesquisador e escritor com diversos artigos e capítulos de livros publicados, atua também como Consultor Organizacional credenciado ao SEBRAE/RN, com habilitação para prestação de serviços de consultoria nas áreas de Empreendedorismo, Planejamento Empresarial e Desenvolvimento Territorial, com experiências exitosas nos programas: Cidade Empreendedora; Município Mais Empreendedor e Jovens Empreendedores Primeiros Passos (JEPP).

Aline Cristina de Araújo Florentino Silva , Faculdades Integradas do Ceará

Graduada em Administração pelo Instituto de Educação Superior da Paraíba e mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal da Paraíba (2008). Foi coordenadora e professora do Curso de Administração na Faculdade São Francisco da Paraíba, Consultora empresarial - Belchior Consultoria e Projetos e Prospectiva Consultoria e Cursos. Foi professora de ensino superior da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Cajazeiras e da FAFIC. Administrou Franquias do Boticário como operadora homologada por 4 anos. Atualmente exerce o cargo de Secretária do Planejamento e Acompanhamento de Gestão Municipal, pelo segundo mandato.

Marilene Izidoro de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Graduação em Pedagogia pelo Instituto Superior de Educação de Cajazeiras

Katiane Pires Queiroga Gomes de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Graduada em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Campina Grande (UFCG 2010), Graduada em Enfermagem pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras (FSM 2012). Pós- Graduação em Gestão Pública pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) Rio de Janeiro-RJ. Pós- Graduação em Enfermagem Obstétrica, CEFOR-RH - Centro Formador de Recursos Humanos da Paraíba / Rede Cegonha, João Pessoa, PB. Pós- Graduação em Saúde Coletiva FIP - Faculdade Integrada de Patos, Patos, PB.

Mário Gustavo Lúcio Albuquerque da Nóbrega, Universidade Federal de Pernambuco

Possui Graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (2012), Graduação em Biomedicina pela Universidade Federal de Pernambuco (2002),Graduação em Farmácia pela Universidade Federal de Pernambuco (2006) e Mestrado em Ciências Farmacêuticas pela Universidade Federal de Pernambuco. Possui Residência Médica em Cirurgia Geral pela Faculdade de Medicina de Juazeiro do Norte (2018). Possui Pós Graduação em Nutrologia, Pós Graduação em Endocrinologia, Pós Graduação em Medicina do Trabalho, Pós Graduação em Medicina Aeroespacial, Pós Graduação em Urgência e Emergência,Pós Graduação em Docência do Ensino superior, Pós Graduação em Microbiologia, Pós Graduação em Saúde da Família e Comunidade.Atualmente é Médico Cirurgião Geral do Hospital São Camilo no Crato-CE, Médico Intervencionista do SAMU- CE, Médico Nutrólogo do Instituto Albuquerque e Nóbrega em Juazeiro do Norte-CE.

Felipe Dantas de Lira, Universidade Federal de Campina Grande

Graduando em Biomedicina pela Faculdade Santa Maria, Cajazeiras-PB. Monitor da unidade curricular de parasitologia básica, para os cursos de biomedicina, enfermagem, nutrição e farmácia no período de 2018.2 e 2019.1. Atua no programa institucional de iniciação científica como pesquisador discente, onde lida com análises de atividades biológicas de plantas medicinais na diabetes mellitus e doença crônica hepática (cirrose). Monitor do maior encontro acadêmico do nordeste ENCA 2019, extensionista do projeto os caças parasitas da faculdade Santa Maria, Monitor de TCC da faculdade Santa Maria no período de 2019.2, extensionista do projeto biomédicos em ação do ano de 2019, organizador do X Congresso Paraibano Interdisciplinar de Saúde - CPIS no ano de 2019.

Maria do Socorro Ferreira de Oliveira Cavalcanti, Universidade Federal de Campina Grande

Possui graduação em Química pela Universidade Federal de Campina Grande (2019) e graduação em Farmácia pela Faculdade Santa Maria de Cajazeiras (2013). Atualmente é bioquimica - Laboratório Central de Análises Clinicas e professora - E. M.E.I.E. F. Antonio Lacerda Neto. Tem experiência na área de Farmácia, com ênfase em Farmácia

Izairane Dutra de Sousa, Universidade Federal de Campina Grande

Bacharel em Serviço Social pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras-FAFIC (2012). Especialização em Direitos Humanos pela Universidade Federal de Campina Grande- UFCG; Gestão e Avaliação de Políticas Públicas em Raça e Gênero pela Universidade Federal da Paraíba- UFPB e Gestão e Avaliação de Políticas Públicas pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cajazeiras-FAFIC. Tem experiência na área de Serviço Social, com ênfase em assistência social, saúde, previdência, direitos humanos e empresas privadas.

References

Arndt, C., Davies, R., Gabriel, S., Harris, L., Makrelov, K., Robinson, S., & Anderson, L. (2020). Covid-19 lockdowns, income distribution, and food security: An analysis for South Africa. Global Food Security, 26(10).

Béné, C. (2021). Resilience of local food systems and links to food security – A review of some important concepts in the context of COVID-19 and other shocks. Food Security, 12(1), 805–822.

Cansi, F., Teixeira, A. V., & Lopes, J. L. S. da C. (2020). Direito à água potável, saúde e enfrentamento a covid-19. Revista de Direitos Sociais, Seguridade e Previdência Social, 6(1), 37-55.

Cassol, A., Vargas, P. L., & Canever, M. D. (2020). Desenvolvimento Territorial, Covid-19 e as novas estratégias de produção, comercialização e consumo de alimentos da agricultura familiar na região sul do Rio Grande do Sul. Revista Brasileira de Gestão e Desenvolvimento Regional, 16(4), 388-401.

Cavalli, S., Soares, P., Martinelli, S., & Schneider, S. (2020). Family farming in times of Covid-19. Revista de Nutrição, 33(1), e200180.

Colasante, T., & Pereira, A. G. (2021). Gestão da vida e da morte no contexto da COVID 19 no Brasil. Revista M, Rio de Janeiro, 6(11), 198-213.

Deaton, B. J., & Deaton, B. J. (2020). Food security and Canada’s agricultural system challenged by COVID‐19. Canadian Journal of Agricultural Economics, 68(2), 143-149.

Diverno, M. H., Passador, C. S., & Di Marco, C. A. F. (2020). A Agricultura Familiar e a pandemia do novo Coronavírus: um estudo de caso da Cooperativa de Agricultores Familiares de Itararé (COAFAI). XXII Encontro Internacional sobre Gestão empresarial e Meio Ambiente – ENGEMA, 05 de novembro de 2020.

Dutra, J., & Smiderle, J. (2020). Água e saneamento na pandemia da Covid-19 – desafio e oportunidade. Conjuntura Econômica, 4(3).

Faro, A., Bahiano, M. de A., Nakano, T. de C., Reis, C., Silva, B. F. P. da., & Vitti, L. S. (2020). COVID-19 e saúde mental: A emergência do cuidado. Estud. psicol., 37(1).

Floss, M.; Franco, C. M., Malvezzi, C., Silva, K. V., Costa, B. dos R., Silva, V. X. de L. E. Werreria, N. S., & Duarte, D. R. (2020). A pandemia de COVID-19 em territórios rurais e remotos: perspectiva de médicas e médicos de família e comunidade sobre a atenção primária à saúde. Cadernos de Saúde Pública, 36(7).

Fonseca T. G. N. dos., Santos, E. P., Rabelo, C. F., Pacheco, M. A., Franco, A. G. de., Carvalho, G. A. P., Dias, S. C., Ramos, E. V., & Franco, A. B. G. A. (2020). Covid-19: avaliação comportamental de moradores das zonas rural e urbana usuários do SUS, no âmbito da atenção primária, do munícipio de Cláudio - Minas Gerais – Brasil. InterAm J Med Health, 3(1).

Gauna, D., González, L., & Delgado, T. (2020). Geopolítica, mercados y seguridade alimentaria: efectos iniciales e interrogantes de mediano plazo en la pandemia del COVID-19. Serie: Documentos de trabajo del CIEP. Área de Prospectiva Nº 01/2020. INTA. Ciudad Autónoma de Buenos Aires: Ediciones INTA.

Gil, A. C. (2017). Como elaborar projetos de pesquisa. 6. ed. São Paulo: Atlas.

Gonçalves, L. S., & Silva, C. R. da. (2020). Pandemia de Covid-19: sobre o direito de lavar as mãos e o "novo" marco regulatório de saneamento básico. Revista Cientifica Foz, São Mateus – ES, 3(1), 70-91.

Gutiérrez, M. E., Suárez, M. V., & Villalba, A. N. (2021). Producir y comercializar en Pandemia: Estrategias emergentes de los agricultores familiares em Santiago del Estero durante 2020. Trabajo y Sociedad, 22(37).

Laborde, D., Martin, W., Swinnen, J., & Vos, R. (2020). COVID-19 risks to global food security. Science, 369(650), 500-520.

Marconi, M. de A., & Lakatos, E. M. (2021). Técnicas de Pesquisa. 9 ed. Editora Atlas.

Mendonça, K. da S., Torres, B. V. dos S., Oliveira, J. B. V. de., Gusmão, B. R., & Nascimento, R. Z. (2021). Vulnerabilidade do trabalhador rural em tempos de pandemia da covid-19. Rev enferm UFPE on line, 15(2).

Nascimento, D. M. (2020). Lavar as mãos contra o Coronavírus: mas, e a Água? APS em Revista, 2(1), 66-69.

Nercesian, I., Cassaglia, R., & Castro, V. M. (2021). Pandemia y políticas sociosanitarias en América Latina. Apuntes, 89(3), 65-93.

Niles, M. T., Bertmann, F., Belarmino, E. H., Biehl, T. W. E. B., & Neff, R. A. (2020). The Early Food Insecurity Impacts of COVID-19. MedRxiv, 3(10).

Oliveira, T. C., Abranches, M. V., & Lana, R. M. (2020). (In)Segurança alimentar no contexto da pandemia por Sars-CoV-2. Espaço temático: Covid-19 – contribuições da saúde coletiva, 36(4).

OMS. (2020). Atualização da estratégia contra COVID-19. Organização Mundial de Saúde. https://www.who.int/docs/default-source/coronaviruse/covid-strategy-update-14april2020_es.pdf?sfvrsn=86c0929d_10.

Pinho, A. M. de., Darcie, C., Matos, C. R. A. de., Kassaoka, D., Martins, F. R., Brunelli Jr., J., Fontes, J. L., Hiriart, M. M. M. (2020). Sondagem Sobre os Impactos da Pandemia da COVID-19 nos Agricultores Familiares do Estado de São Paulo. Nota Técnica: Governo de são Paulo.

PNAD. (2020). Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (PNAD) Covid-19. IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Rio de Janeiro: IBGE.

Rizou, M., Galanakis, I. M., Aldawoud, T. M. S., & Galanakis, C. M. (2020). Safety of foods, food supply chain and environment within the COVID-19 pandemic. Trends in Food Science & Technology, 120(6), 293-299.

Sambuichi, R. H. R., Almeida, A. F. C. S. de., Perin, G., Spínola, P. A. C., & Pella, A. F. C. (2020). O Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) como estratégia de enfrentamento aos desafios da COVID-19. Revista de Administração Pública: Rio de Janeiro, 54(4), 1079-1096.

Sarti, T. D., Lazarini, W. S., Fontenelle, L. F., & Almeida, A. P. S. C. (2020). Qual o papel da atenção primária à saúde diante da pandemia provocada pela COVID-19? Epidemiol Serv Saúde, 29(2).

Schneider, S., Cassol, A., Leonardi, A., & Marinho, M. de M. (2020). Os efeitos da pandemia da Covid-19 sobre o agronegócio e a alimentação. Estudos Avançados, 34(100).

Silva Filho, O. J. da., & Gomes Junior, N. N. (2020). O amanhã vai à mesa: abastecimento alimentar e COVID-19. Cad. Saúde Pública, Rio de Janeiro, 36(5).

Silva, B. N. da., & Pinto, E. S. G. (2020). Saúde rural em tempos de pandemia da covid-19. Revista Cuidarte., 11(3).

Silva, H. H. C. da., & Dias, M. das G. S. (2020). Pandemic narratives by covid 19 in the states of Amazonas and Roraima. SOMANLU: Revista de Estudos Amazônicos – UFAM, 20(1).

SISVAN. (2021). Mapa da Fome. Sistema de Vigilância Alimentar e Nutricional – SISVAN. https://sisaps.saude.gov.br/sisvan/relatoriopublico/index.

Van Derploeg, J. D. (2020). From biomedical to politicoeconomic crisis: the food system in times of Covid-19. The Journal of Peasant Studies, 47(5), 944-972.

Vianna, L. F. de N., Furlanetti, T. L. R., & Luna, M. M. M. (2020). Vulnerabilidade da população rural à Covid-19 em Santa Catarina. Agropecuária Catarinense, Florianópolis, 33(2), 7-10.

Villela, D. A. M. (2020). O valor da redução dos picos epidêmicos do COVID-19 para respostas mais efetivas à saúde pública. Revista da Sociedade Brasileira de Medicina Tropical, Uberlândia, 53(1), 1-2.

Wolfson, J. A., & Leung, C. W. (2020). Food Insecurity e COVID-19: Disparities in Early Effects for US Adultos. Nutrients, 12(6).

Zanini, E. de O., & Fariña, L. de O. (2021). Impacto da pandemia nas atividades dos agricultores familiares da feira municipal de Cascavel –Paraná, Brasil. Research, Society and Development, 10(9).

Published

06/04/2023

How to Cite

COSTA , K. L. P. .; ADRIANO, M. S. P. F. .; LEITE, M. D. S.; QUEIROGA, J. B. .; SÁTYRO, M. A. da S. A.; MEDEIROS, Ênnio K. M. de .; SANTOS, K. L. de A. .; SILVA , A. C. de A. F.; SOUSA, M. I. de; SOUSA, K. P. Q. G. de .; NÓBREGA, M. G. L. A. da .; LIRA, F. D. de .; CAVALCANTI, M. do S. F. de O. .; SOUSA, I. D. de . Health and quality of life: the impacts of Covid-19 on family farming. Research, Society and Development, [S. l.], v. 12, n. 4, p. e15212440350, 2023. DOI: 10.33448/rsd-v12i4.40350. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/40350. Acesso em: 24 apr. 2024.

Issue

Section

Agrarian and Biological Sciences