Importância da educação em direitos humanos
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i4.41054Palavras-chave:
Direitos humanos; Ensino em EDH; Educação em direitos humanos.Resumo
As crianças e jovens devem ter acesso à educação em direitos humanos (EDH) e que as escolas são um dos principais meios pelos quais a EDH deve ser disponibilizada. No entanto, atualmente há conhecimento limitado sobre a presença e a forma de EDH em contextos escolares, e não há meios estabelecidos através dos quais a oferta de EDH nas escolas seja avaliada. Este artigo propõe uma estrutura teórica para apoiar a classificação das responsabilidades do ensino em relação à EDH e argumenta que é necessária uma mudança sistêmica nos sistemas educacionais para que a oferta de EDH seja realizada de maneira mais ampla e consistente. A viabilidade da estrutura desenvolvida foi então testada aplicando-a aos resultados dessas análises. A contribuição teórica feita pelo documento aprofunda o conhecimento e a compreensão sobre a natureza das responsabilidades atribuídas aos professores para educar os alunos sobre os direitos humanos e fornece uma base para estimular o debate sobre o que constitui práticas efetivas de EDH escolar.
Referências
Amaral J. J. F. (2007). Como fazer uma pesquisa bibliográfica. Fortaleza, CE: Universidade Federal do Ceará. https://200.17.137.109:8081/xiscanoe/courses1/mentoring/tutoring/Como%20fazer%20pesquisa%20bibliografia.pdf.
Barreto A.V. P., & Honorato, C. F (1998). Manual de sobrevivência na selva acadêmica. objeto direto.
Benevides, M. V. (2023). Educação em direitos humanos: do que se trata. Programa Ética e Cidadania Construindo Valores na Escola e na Sociedade. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Etica/9_benevides.pdf.
Boccato, V. R. C. (2006). Metodologia da pesquisa bibliográfica na área odontológica e o artigo científico como forma de comunicação. Rev. Odontol. Univ. Cidade São Paulo, São Paulo, 18(3), 265-274, 2006. https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/rdbci/article/view/1896
Brasil. (2018). Plano Nacional de Educação em Direitos Humano (versão 2018). Brasília: Ministério da Educação (MEC).
Brasil. (2021). Constituição Federal da República Brasileira de 1988. In: VADE Mecum. Ed Saraiva, 2021.
Convenção Americana de Direitos Humanos. (2023). Pacto de San Jose da Costa Rica, 1969. In: VADE Mecum. Ed Saraiva, 2023.
Feizi, M., et al. (2003). Cultura de paz: estratégias, mapas e bussolas. Salvador: INPAZ.
Silva, S. G. (2019). A Atuação do Conselho Estadual de Defesa dos Direitos Humanos no Ceará (CEDDH): Potencialidades e Limites. 2019. 56 f. Monografia (Graduação) – Curso de Gestão de Políticas Públicas, Estudos Interdisciplinares, Universidade Federal do Ceará, Fortaleza.
Capez, F. (2016). Direito penal. http://bit.ly/2ZtNpt3.
Silva, N. A. N. (2020). Educação em direitos humanos: uma experiência vivenciada em uma escola de ensino médio em tempo integral de Fortaleza. 2020. 52 f. Monografia (Graduação em Gestão de Políticas Públicas) - Universidade Federal do Ceará, Centro de Ciências Agrárias, Curso de Graduação em Gestão de Políticas Públicas, Fortaleza.
Declaração Universal dos Direitos Humanos. (2021). Assembleia Geral das Nações Unidas em Paris. 10 fev. 1948. In: VADE Mecum. Ed: Saraiva.
Flores, E. C., et. al. (2014). Educação em direitos humanos e educação em para os direitos humanos. Ed da UFPB.
Fonseca, J. J. S. (2002). Metodologia da pesquisa científica. UEC. Apostila.
Foucault, M. (2009). Vigiar e punir: nascimento da prisão. Vozes.
Gil, A. C. (2002). Como elaborar projetos de pesquisa. Atlas.
Lakatos, E. M., & Marconi, M. A. (2001). Fundamentos da metodologia científica. Atlas.
Macedo, N. D. (1994). Iniciação à pesquisa bibliográfica: guia do estudante para a fundamentação do trabalho de pesquisa. Edições Loyola
Ruiz, J. A. (2009;2013). Metodologia Científica: guia para eficiência nos estudos. Atlas. http://gestaouniversitaria.com.br/artigos/consideracoes-sobre-estado-da-arte-levantamento-bibliografico-e-pesquisa-bibliografica-relacoes-e-limites.
Silveira, R. M. G., et. al. (2017). Educação em direitos humanos: fundamentos teóricos-metodológicos. João Pessoa: Ed Universitária.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Douglas Vargas dos Santos; Wendel Oroski Claudino; Roberto Leonardo Gonçalves; Rodrigo Puerari; Paula dos Santos Pola
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.