Utilização da estatística como ferramenta de tomada de decisão em um estudo de viabilidade técnica do método de post stirring em usina siderúrgica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4163Palavras-chave:
Post stirring; Siderúrgica; Estatística; Ferramentas da qualidade.Resumo
O objetivo desse estudo é demonstrar a importância da utilização de ferramentas da qualidade em uma siderúrgica de grande porte. Neste trabalho, é demonstado o uso de ferramentas estatísticas para apoiar a decisão sobre a utilização do método Post Stirring. Este método permite a melhoria da qualidade do aço, com menor custo. Os resultados da aplicação do processo foram comparados com os resultados antes da sua aplicação. Foram empregadas as ferramentas boxplot, histograma, teste de hipóteses e regressão linear. Os resultados obtidos a partir da análise das informações coletadas pelos métodos estatísticos foram a base para a tomada de decisão. Os resultados mostraram que a técnica de Post Stirring traz uma redução no teor de fósforo e na quantidade de oxigênio dissolvido no aço, promovendo uma grande oportunidade de redução de custo com a redução do consumo de materiais desoxidantes. Além disto, promove significante melhora da limpidez do aço, trazendo benefícios ao produto final.
Referências
Alves, C. C. (2003), “Gráficos de Controle CUSUM: um enfoque dinâmico para a análise estatística de processos”, Florianópolis. Dissertação de mestrado do Centro Tecnológico do Programa de Pós-Graduação em Engenharia de Produção da Universidade Federal de Santa Catarina.
Bruckhaus, R., Lachmund, H. (2007), “Stirring strategies to meet the highest metallurgical requirements in the BOF process”, In: AISTech. The Iron & Steel Technology, Indianopolis, Ind, p. 44-50.
Campos, V. F. (2004), “Gerenciamento da Rotina do Trabalho do Dia-a-Dia”, 8ª edição. Nova Lima: INDG Tecnologia e Serviço Ltda.
Corrêa, C. A, Corrêa, H. (2006), “Administração de Produção e Operações: Manufatura e Serviços – Uma abordagem estratégica”, 2ª edição. São Paulo: Atlas.
Dias, F., A., D. (2016), “As 7 ferramentas da qualidade. Betaeq”, (UNIFACS). Disponível em: <https://betaeq.com.br/index.php/2016/04/11/7-ferramentas-da-qualidade/>. Acesso em: 18 Fev. 2020.
Filho, A., Gonçalves, H., Carneiro, C., Araújo, T. (2012), “Estudo da técnica Post Stirring e mecanismos envolvidos”, Tecnol. Metal. Mater. Miner., São Paulo, v. 9, n. 1, p. 16-21.
Marshall Junior, I., Cierco, A. A., Rocha, A. V., Mota, E. B., Leusin, S. (2006), “Gestão da Qualidade”, 8ª edição. Rio de Janeiro: FGV.
Ricci, M., Waterfall, S., Sun, S. (2008), “Optimization of Botton Sitirring in the 165 tonne Electric Arc Furnace at Arcelor Mittal Dofasco”, Austria: RHI Bulletin.
Rose, L., Becker, W., “Bottom stirring in the converter using the MTBI process”, Steel Times International: Oxygen Steelmaking. July, 1994. p. 18-21.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.