Os desafios dos alfabetizadores do 1º ciclo do Ensino Fundamental: implicações visíveis no processo de ensino-aprendizagem

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.4191

Palavras-chave:

Ensino; Escola; Família; Politicas de formação continuada.

Resumo

A pesquisa intitulada ‘os desafios dos alfabetizadores do I ciclo do Ensino Fundamental: implicações visíveis no processo de ensino-aprendizagem’ têm como objetivo, investigar, com professores quais são os desafios que os alfabetizadores de uma escola pública municipal de Pontes e Lacerda vêm enfrentados ao trabalhar com os alunos do I ciclo do Ensino Fundamental. É uma pesquisa de natureza qualitativa, para os dados coletados foi utilizado como instrumento o questionário semiestruturado. Foram analisados pelo método da análise do conteúdo (Bardin, 2016). Para tal, O trabalho trouxe como resultado a necessidade da família se preocupar e participar mais da vida escola dos seus filhos, bem como trouxe dados relevantes sobre a qualidade da formação continuada realizada para os professores.

Biografia do Autor

Antonio Gomes, Secretaria Municipal de Educação de Pontes e Lacerda

Professor da Rede Pública Municial de ponstes e lacerdas

Devanilda Reis, Secretaria Municipal de Educação de Pontes e Lacerda-Brasil

Professora da Rede Pública Municial de ponstes e lacerdas

Romi Pereira Santos, Secretaria Municipal de Educação de Pontes e Lacerda-Brasil

Professora da Rede Pública Municial de ponstes e lacerdas

Solange Souza Barbosa, Secretaria Municipal de Educação de Pontes e Lacerda

Professora da Rede Pública Municial de ponstes e lacerdas

Cilene Maria Lima Antunes Maciel , Universidade de Cuiabá

Possui graduação em Pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de Goiás (1980), mestrado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona- UAB (2000) e doutorado em Inovação e Sistema Educativo pela Universidade Autônoma de Barcelona (2003). Atualmente é conselheira do Conselho Municipal de Educação de Cuiabá- MT e professora da Universidade de Cuiabá. Coordenadora de Projeto de Pesquisa e Trabalho de Conclusão de Curso. Coordenadora do Mestrado em Ensino - Universidade de Cuiabá- UNIC. Membro do Comitê de Ética, Membro do Corpo Editorial - Revista UNOPAR . Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Teoria Geral de Planejamento, Desenvolvimento Curricular,e Avaliação.Membro do GEPEFel - Grupo de Pesquisa em Educação Física e Lazer - UNIC

Referências

Alarcão, I. (2011). Professores reflexivos em uma escola reflexiva. 8.ed. São Paulo: col. Questões de nossa época. Cortez.

Bardin, L. (2016). Análise de conteúdo. (70a ed.), Ltda. Lisboa.

Bauer, M. W., & Gaskell, G. (2012). Pesquisa qualitativa com texto, imagem e som: Um manual prático. (10a ed.), Petrópolis: Vozes.

Brasil, Ministério de Educação/ MEC/SEEB/SEECDI/ SEPT/CNE/CNEB. (2013). Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica. Brasília: MEC, SEB, DICEI.

Charlot, B. (2013). Da relação com o saber às práticas educativas. Cortez. São Paulo.

Colombo, C. S., & Maciel, C. M. L. A. (2007). O Ensino Superior Em Debate: O ensino profissionalizante e a prática docente. (Org. A. Venturoso). Cuiabá: KCM.

Freire, P. (1976). Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. São Paulo: Paz e Terra.

Gomes, A. (2018). Formação continuada de professores: dilemas da prática docente. Cuiabá, MT 2018 / Departamento de Pós-Graduação (Dissertação de Mestrado).

Guedin, E., & Franco, M. A. S. (2011). Questões de métodos na construção da pesquisa em educação. (2a ed.), SP, Cortez.

Ghedin, E. Oliveira, E. S., & Almaida, W.A. (2015). de. Estágio com Pesquisa. SP: Cortez.

Imbernón, F. (2011). Formação docente e profissional: formar-se para a mudança e a incerteza. (14a ed.), São Paulo: Cortez.

Mato Grosso, Secretaria de Estado de Educação. (2000). Escola Ciclada de Mato Grosso: novos tempos e espaços para ensina e aprender. SEDUC.

Mainardes, J. (2009). Escolas em ciclos: fundamentos e debates. S.P: Cortez.

Nóvoa, A. (1992). (Org.). Os professores e a sua formação. Portugal, Lisboa: Publicação Don Quixote. Instituto de Inovação Educacional.

Sacristàn, J. G. (2017). O currículo: uma reflexão sobre a prática. (Trad. Ernani F. da Fonseca Rosa. (3a ed.), Porto Alegre: Penso.

Schön, D. A. (2007). Educando o profissional reflexivo. Um novo design para o ensino e a aprendizagem. (Trad. R. C. Costa). Artmed. Porto Alegre.

Tardf, M. (2012). Saberes docentes e formação profissional. (14a ed.), Petrópolis: Vozes.

Tiba, I. (1996). Disciplina, limite na medida certa. São Paulo: Gente.

Downloads

Publicado

01/08/2020

Como Citar

GOMES, A.; REIS, D.; SANTOS, R. P.; BARBOSA, S. S.; MACIEL , C. M. L. A. . Os desafios dos alfabetizadores do 1º ciclo do Ensino Fundamental: implicações visíveis no processo de ensino-aprendizagem . Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 8, p. e889984191, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i8.4191. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4191. Acesso em: 3 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências Humanas e Sociais