Análise espaço-temporal da expansão urbana no município de Cajueiro da Praia - Piauí
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i6.42308Palavras-chave:
Expansão urbana; Análise temporal; Cobertura e uso da terra.Resumo
O objetivo do artigo é analisar a expansão urbana e seus impulsionadores no município de Cajueiro da Praia ao longo de 30 anos (1990 a 2020). Realizou-se o mapeamento da cobertura e do uso da terra com dados da coleção 7.1 do projeto MapBiomas, uma ferramenta que permite a análise temporal das mudanças no território brasileiro. Nesse ensejo, definiram-se nove classes de cobertura e uso da terra, incluindo áreas urbanizadas, mangues, praias, dunas, áreas de aquicultura e agropecuária. O estudo utilizou os softwares de geoprocessamento Google Earth Engine (GEE) e QGIS para processar e analisar os dados. A partir daí, gerou-se um gráfico de linhas para visualizar a tendência de crescimento da área urbanizada ao longo dos anos, evidenciando um aumento de 151,88% de expansão urbana. De acordo com os resultados, foi possível observar que o processo de expansão urbana na região foi impulsionado por aspectos como aumento do turismo, investimentos imobiliários e desenvolvimento da produção de camarão. A utilização de ferramentas de geotecnologias mostrou-se eficaz para o monitoramento da expansão urbana e para a compreensão das transformações ocorridas no município de Cajueiro da Praia no período estudado.
Referências
Aguiar, R. B. D., & Gomes, J. R. D. C. (2004). Projeto cadastro de fontes de abastecimento por água subterrânea, estado do Piauí: diagnóstico do município de Cajueiro da Praia. CPRM. https://rigeo.cprm.gov.br/jspui/bitstream/doc/15911/1/Rel_CajueirodaPraia.pdf
Baptista, E., Lima, I., & Silva, B. (2023). Praias do litoral piauiense: características para a geoconservação. Revista de Geografia-PPGEO-UFJF, 13(1).
Barbosa, W. C. D. S., & Valladares, G. S. (2022). Análise da paisagem e do uso e cobertura das terras no nordeste brasileiro, litoral semiárido. Sociedade & Natureza, 32, 620-632.
Borges, G. K. L. (2022). Lazer, turismo e a produção imobiliária no litoral do Piauí. Pensar Geografia, 6(2), 46-65.
Braga, S. D. S., & Guzzi, A. (2021). Organização espacial da atividade turística no litoral piauiense. Mercator, 20.
Cajueiro da Praia. (s.d.). Histórico. https://cajueirodapraia.pi.gov.br/cidade/historico
Carvalho, S. M. S. (2010). A percepção do turismo por parte da comunidade local e dos turistas no município de Cajueiro da Praia-PI. Revista Turismo em Análise, 21(3), 470-493.
De Carvalho, F. M. C. (2022). Efetividade de projetos de desenvolvimento local na perspectiva da avaliação de impacto social.
De Oliveira Marques, M. B. (2019). O turismo em Barra Grande-PI: Características e alternativas para o seu desenvolvimento. Seminários do LEG, (10).
De Sousa, A. V. V., & Gomes, É. R. (2022). Impactos ambientais nos sambaquis do município de Cajueiro da Praia/PI. REBRAPE-Revista Brasileira de
Análise e Planejamento Espacial, 1(1), 29-46.
Ferreira, D. C. G. (2012). A invenção de Barra Grande: Construção, transformação e conflitos de um destino turístico no litoral do Piauí. Teresina, PI. Programa de Pós-Graduação em Antropologia e Arqueologia. [Dissertação].
Google. (2023). Google Earth Engine (GEE). https://earthengine.google.com/
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). (2010). Censo Demográfico do Brasil. Rio de Janeiro: IBGE. http://www.ibge.gov.br/home/estatistica/populacao/censo2010/.
Lopes, F. R. A., Porto, F. R. C., & Araújo, J. L. L. (2013). As dinâmicas socioespaciais em Barra Grande-Pi: Um Estudo Introdutório Do Turismo E Comunidade Local/The socio-spatial dynamics in Barra Grande-PI: An introductory study of tourism and local community. Revista FSA (Centro Universitário Santo Agostinho), 9(1), 113-124.
MapBiomas. (2023). Plataforma MapBiomas. https://mapbiomas.org/
Oliveira, J. H., & dos Santos Silva, C. (2021). Antropologia e turismo: Breves considerações sobre as praias do litoral do Piauí. RITUR-Revista Iberoamericana de Turismo, 11, 217-233.
Rocha, J. V. V., Vieira, V. D. C. B., & da Silva, A. J. (2022). Análise espaço-temporal da expansão do cultivo da soja em Uruçuí-Piauí. Research, Society and Development, 11(6), e37411629174-e37411629174.
Rodriguez, J. M. M., Silva, E. V., & Cavalcanti, A. P. B. (2013). Geoecologia das paisagens: uma visão geossistêmica da análise ambiental. 4. ed. Fortaleza: UFC, 2013.
Santos, I. E. (2012). Manual de métodos e técnicas de pesquisa científica (9a ed.). Niterói: Impetus.
Zanotta, D. C., Ferreira, M. P., & Zortea, M. (2019). Processamento de imagens de satélite. Oficina de Textos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Karoline Gomes Vilarinho; Miquelyna Ribeiro Menezes; Valdira de Caldas Brito Vieira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.