Direito à saúde entre adolescentes de escola pública: Uma revisão narrativa
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v12i8.42832Palavras-chave:
Direito à saúde; Escola pública; Adolescentes.Resumo
A educação em saúde se apresenta como direito social que deve ser compreendido pelos adolescentes, tendo a escola como um agente facilitador. Objetivou-se analisar o direito à saúde entre adolescentes de escola pública por meio de uma revisão narrativa. Para tanto, foi utilizada a revisão narrativa, quanto às intervenções promovidas em saúde no ambiente escolar e reflexo na vida desses estudantes, no período de junho e julho de 2023. Como fonte de coleta de dados foi utilizado como bancos de dados o Google Acadêmico e as Políticas públicas nacionais, com os termos “Direito à saúde na adolescência”, “Saúde física e psicológica do adolescente” e “Saúde entre os adolescentes de escola pública``, artigos de livre acesso e publicados no período de 2005 e 2023. Nesse sentido, os resultados obtidos se relacionam com a promoção de saúde dentre esta faixa etária, a exemplo da saúde física, com a necessidade de adotar medidas para boa qualidade de vida e posteriormente a abordagem psicológica desses estudantes como fator fundamental no desenvolvimento, sendo ainda possível construir um perfil social característico nessa fase. Assim, conclui-se que o direito à saúde dos adolescentes de escola pública se mostra como questão importante que requer atenção por parte de todos os envolvidos. Por intermédio de uma análise abrangente, foi possível constatar que o acesso aos serviços de saúde se apresenta como necessidade fundamental para esse grupo, dada a sua importância para o seu desenvolvimento físico, mental e social.
Referências
Anjos, J. S. M., Mesquita, A. G. C., Sousa, A. B. E., Costa, B. L. V. B., Guedes, E.F. M., Queiroz, M. V. S., Brasileiro, L. R. S., Soares, S. M. B., Campos, A. D. & Barbosa, P. G. P. (2022). Educação em saúde mediante consultas de enfermagem na escola. Revista Eletrônica Acervo Saúde. 15(4). https://acervomais.com.br/index.php/saude/article/view/10150/6058.
Cury, A. (2020). Entenda o papel e a importância do psicólogo escolar. Escola da Inteligência. https://escoladainteligencia.com.br/blog/psicologo-escolar/
Eisenstein, E. (2005). Adolescência: definições, conceitos e critérios. Revista Adolescência e Saúde. (Vol. 2). https://pesquisa.bvsalud.org/portal/resource/pt/abr-451.
Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística educa. (2019). A saúde dos adolescentes.https://educa.ibge.gov.br/jovens/materias-especiais/21457-a-saude-dos-adolescentes.html.
Lei n° 8.069, de 13 de junho de 1990. (2023). Esta lei dispõe sobre a proteção integral à criança e ao adolescente. Estatuto da Criança e do Adolescente. https://www.gov.br/mdh/pt-br/navegue-por-temas/crianca-e-adolescente/publicacoes/eca-2023.pdf.
Marinho, C. L. F. & Ribeiro, L. S. (2019). Inatividade física e surgimento de patologias em adolescentes: uma revisão bibliográfica. Revista Uningá. 56(1). https://doi.org/10.46311/ru.v56i1 .
Mendes, C. (2022). O que é revisão narrativa de literatura: exemplos e considerações da metodologia. [Vídeo] o que é revisão narrativa de literatura: Exemplos e considerações da metodologia - YouTube.
Ministério da Educação. (2018). Programa saúde nas escolas. http://portal.mec.gov.br/expansao-da-rede-federal/194secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/14578-programa-saude-nas-escolas.
Ministério da Saúde. (2010). Diretrizes nacionais para a atenção integral à saúde de adolescentes e jovens na promoção, proteção e recuperação da saúde. Secretária de Atenção à Saúde, Departamento de Ações Programáticas Estratégicas. https://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/diretrizes_nacionais_atencao_saude_adolescentes_jovens_promoca.
Ministério da Educação. (2006). Relações interpessoais: abordagem psicológica. Secretária de Educação Básica. http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/profunc/04_rel_int_pes.pdf.
Ministério da Saúde. (2021). Pesquisa traça perfil de estudantes das redes pública e particular de ensino.https://www.gov.br/saude/pt-br/assuntos/noticias/2021/setembro/pesquisa-traca-perfil-de-estudantes-das-redes-publica-e-particular-de-ensino.
Moreira, T. M. M., Florêncio, R. S., Junior, V. R. S. & Martins, L. H. F. A. (2018). Epidemiologia e cronicidades no contexto do adulto jovem escolar. Editora da Universidade Estadual do Ceará - EdUECE.
Organização Panamericana de Saúde. (2018). Saúde do adolescente. https://www.paho.org/pt/topicos/saude-do-adolescente .
Rother, E. T.(2007). Revisão sistemática x revisão narrativa. Acta Paul Enfermagem. 20(2). https://doi.org/10.1590/S0103-21002007000200001.
Santos, A. P. & Rangel, F. D. (2023). Relações entre saúde física e emoções positivas na apredizagem: aspectos gerais e perspectivas para o cenário educacional. Revista Educação Pública. (Vol.23, No.22). https://educacaopublica.cecierj.edu.br/artigos/23/22/relacao-entre-saude-fisica-e-emocoes-positivas-na-aprendiza].
Santos, J. V. & Gonçalves, C. M. (2016). Psicologia educacional: importância do psicólogo na escola. Revista Psicologia.pt. https://www.psicologia.pt/artigos/ver_artigo.php?psicologia-educacional-importancia-do-psicologo-na-escola&codigo=A1045.
Silva, G. V., Soares, J. B., Sousa, J. C. & Kusano, L. A. E. (2019). Promoção de saúde mental para adolescente em uma escola de ensino médio- um relato de experiência. Revista do NUFEN. 11(2). http://dx.doi.org/10.26823/RevistadoNUFEN.vol11.nº02rex28
Silva, M. W., Franco, E. C. D., Gadelha, A. K. O. A., Costa, C. C. & Sousa, C. F. (2021). Adolescência e saúde: significado atribuído por adolescentes. Revista Society and development. 10(2). http://dx.doi.org/10.33448/rsd-v10i2.12482 .
Ursinio, E. A., Hamu, T. C. D. S., Póvoa, T. I. R. & Formiga, C. K. M. R. (2017). Caracterização do perfil socioeconômico e de saúde de crianças e de adolescentes em idade escolar. IV Congresso de Ensino, Pesquisa e Extensão da UEG. https://www.anais.ueg.br/index.php/cepe/article/view/10160/8091
Wachelke, J. & Matos, F. R. (2019). Hierárquicos, igualitários e contraditórios: posição social de adolescentes e orientação para a dominância social. Revista psico. 50(4).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Ana Clara de Queiroz Souza; Lívia Maria Oliveira Santos ; Catarina Vitória de Araújo Ferreira ; Clésia Oliveira Pachú
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.