Deus enquanto conexão entre religião e filosofia em Friedrich D.E. Schleiermacher
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4345Palavras-chave:
Religião; Filosofia; Deus.Resumo
O propósito deste artigo é apresentar, de maneira introdutória, o pensamento filosófico de Friedrich Schleiermacher, bem como demonstrar a conexão do empreendimento filosófico do filósofo alemão com a sua teoria da religião. A obra Dialética de Schleiermacher, uma obra póstuma e não preparada devidamente para publicação, aborda a dimensão transcendental do pensamento, isto é, mostra os princípios nos quais são baseadas a unidade, a validade e a integridade do conhecimento humano, princípios que procuram guiar o homem no desenvolvimento do pensar até o conhecer. Contudo, esta concordância entre ser e pensar não se encontra no puro pensamento, mas sim no que o autor chama de fundamento transcendente do conhecimento. O fundamento transcendente é o fundamento do conhecimento e se configura como o elo entre a filosofia e a religião no pensamento do filósofo alemão, visto que Schleiermacher o identifica com a ideia de Deus ou de deidade. Tal fundamento transcendente se apresenta à experiência não de forma puramente racional, mas como um sentimento. O sentimento se configura como o preenchimento da lacuna encontrada entre Deus e o homem nas atividades do pensamento e do conhecimento. Por fim, apontaremos como Schleiermacher busca dissolver a polaridade entre ser e pensar por meio da concepção de Deus.
Referências
Adams, RM. (2005). The Cambridge companion to Friedrich Schleiermacher (pp.35-51). New York: The Cambridge University Press.
Beiser, FC. (2005). The cambridge companion to Friedrich Schleiermacher (pp.53-70). New York: The Cambridge University Press.
Brandt, RB. (1941). The philosophy of Schleiermacher. New York: Harper & Bros.
Cossutta, F.(1994). Elementos para a leitura de textos filosóficos. São Paulo: Martins Fontes.
Dreher LH. (1998). Metaphors of light: Philipp K. Marheineke’s Method and the Ongoing Program of Mediation Theology. New York: Peter Lang.
Flamarique, L. (1999). Schleiermacher: La filosofia frente al enigma del hombre. Barañáin: Ediciones universidad de Navarra.
Pereira, AS et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Acesso em: 8 maio 2020. Disponível em: https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_Metodologia-Pesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Schleiermacher, FDE. (2001). Dialektik. Frankfurt: Surhkamp.
Schleiermacher, FDE. (1989). The christian faith. Edinburgh: T & T. Clark.
Scholtz, G. (1984). Die philosophie schleiermachers. Damstadt: Wissenschafltliche Buchgesellschaft.
Thiel, JE. (1981). God and World in Schleiermacher´s Dialektik and Glaubenslehre. Michigan: P.Lang.
Williams, RR. (1973). Schleiermacher and Feuerbach on the intentionality of religious. The Journal of Religion, 53(1): 424-455.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.