Saúde bucal para pessoas com deficiência: um relato de experiência sistematizado

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4354

Palavras-chave:

Saúde mental; Saúde bucal; Biofilme; Extensão universitária.

Resumo

Objetivo: O presente trabalho objetiva descrever a sistematização dos acontecimentos e seu contexto com ênfase na importância do projeto de extensão intitulado “SAÚDE BUCAL PARA PESSOAS COM DEFICIÊNCIA: atividades sócio educacionais e de promoção de saúde para usuários do Centro de Atenção Psicossocial de Araruna-PB" para o aluno extensionista e para os usuários, exibindo a função social da universidade no meio em que está inserida, realizado no período de 2014 a 2019. Metodologia: Foi realizada em cinco tempos para o processo de sistematização, a fim de construir um relato de experiência com o intuito de interpretar criticamente uma ou mais experiências através do seu ordenamento e reconstrução. São estes: o ponto de partida, as perguntas iniciais, a recuperação do processo vivido, a ordenação e classificação da informação, partindo para reflexão de fundo, aprofundada pela análise, síntese e interpretação crítica da atividade e, por fim, pelos pontos de chegada com a formulação de conclusões. Assim, na mudança das motivações das ações de extensão e com o amadurecimento do projeto de extensão e novo enfoque na reinserção social por meio de ações realizadas pelos extensionistas, usou-se de palestras de cunho lúdico/demonstrativo (individualizadas e também em grupo) para pessoas com deficiência, cuidadores e funcionários, tendo como ênfase as doenças bucais mais prevalentes. Considerações finais: A principal mudança na relação comunidade e projeto de extensão está no estreitamento de vínculos, marcado pelos funcionários permitirem a organização dos horários do CAPS, mantendo a constância das escovações diárias, fortalecendo a rotina, e através do ganho de autoestima, autonomia e o interesse de os pacientes serem atendidos nos serviços de média complexidade, e também nas clinicas de odontologia da Universidade Estadual da Paraíba, promovendo reabilitações funcionais e estéticas.

Biografia do Autor

Daniel Guimarães de Sousa, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Odontologia

José Douglas Tavares Guimarães, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Odontologia

Ana Karina Almeida Rolim, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Odontologia

Smyrna Luiza Ximenes de Souza, Universidade Estadual da Paraíba

Departamento de Odontologia

Referências

Brasil. (2008). Ministério da Saúde. Memória da loucura: apostila de monitoria / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. – Brasília: Ministério da Saúde.

Brasil. (2009). Ministério da Saúde. Memória da loucura: apostila de monitoria / Ministério da Saúde, Secretaria-Executiva, Subsecretaria de Assuntos Administrativos. – Brasília: Editora do Ministério da Saúde.

D’ottaviano, L. H. A. A. et al. (2016). Ambulatório de pacientes especiais: humanizando o tratamento odontológico. Revista Eletrônica do SIMTEC, 1(3), 221-222.

Ferraz, G. A.; Leite, I. C. G. (2017). Instrumentos de visita domiciliar: abordagem da odontologia na estratégia saúde da família. Revista de APS, 19(2).

Holliday, O. J. (2006). Para sistematizar experiências. Brasília: MMA, 2. ed. p.1- 128.

Jamelli, S. R., Mendonça, M. C., Diniz, M. D. G., Andrade, F. B. M. D., Melo, J. F. D., Ferreira, S. R., & Silva, P. V. (2010). Saúde bucal e percepção sobre o atendimento odontológico em pacientes com transtorno psíquico moradores de residências terapêuticas.

Paula, J. A. (2013). Ciência & Saúde Coletiva, 15, 1795-1800. A extensão universitária: história, conceito e propostas. Interfaces-Revista de Extensão da UFMG, 1(1), 5-23.

Downloads

Publicado

30/05/2020

Como Citar

SOUSA, D. G. de; GUIMARÃES, J. D. T.; ROLIM, A. K. A.; SOUZA, S. L. X. de. Saúde bucal para pessoas com deficiência: um relato de experiência sistematizado. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e571974354, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4354. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4354. Acesso em: 29 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde