Percepção das gestantes e puérperas soropositivas à cerca do estigma relacionado ao hiv/aids nos âmbitos familiar, social e psicológico: uma revisão bibliográfica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4379Palavras-chave:
Gravidez; Gestantes; HIV.Resumo
O estudo objetivou identificar as dificuldades e enfrentamento das gestantes e puérperas soropositivas em relação à sociedade, verificando a compreensão das mesmas quanto às formas de transmissão e tratamento e a percepção relacionada à sua qualidade de vida. Trata de uma revisão integrativa. A busca foi realizada por dois revisores, simultaneamente e de forma independente, no período de março a abril de 2020. Dessa forma, foi realizada uma busca ativa nas bases de dados registradas no portal eletrônico da Biblioteca Virtual de Saúde (BVS), onde estão indexadas as bases de dados: Literatura Latino- Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Medical Literature Analysis and Retrieval Sistem on-line (MEDLINE), Base de Dados de Enfermagem (BDENF); e na biblioteca virtual Scientific Electronic Library Online (SciELO), após a analise dos artigos, foram selecionados 15 para o estudo. Os descritores selecionados para operacionalização das buscas encontrar-se-ão inseridos nos vocabulários Descritores em Ciências da Saúde (DeCS) e no Medical Subject Headings (MeSH), que foram cruzados são eles: Gravidez que foram encontrados 1455 artigos, HIV que foram 85 artigos e Gestantes 6 artigos, totalizando após a seleção, leitura em 15 artigos para análise e discussão da pesquisa.Este estudo permitiu compreender a percepção da das gestantes e puérperas em relação ao HIV, onde muitas demonstram tristeza e desespero ao se preocupar com o preconceito e muitas vezes com a falta de informação.
Referências
Barbieri J, Viera DM & Previati, SM. (2019). A importancia do aconselhamento no exame rápido de HIV em gestantes durante o pré-natal. J. Health Biol. Sci. (Online) ; 7(1): 75-81, jan.-mar. 2019.
Bastos, R. A. et al. (2019). Fases psicológicas de gestantes com HIV: estudo qualitativo em hospital. Rev. Bioét. 27(2): 281-8. Brasília Apr./June.
https://doi.org/10.1590/1983-80422019272311
Belloto, P. R. B. et al. (2019). Entre a mulher e a salvação do bebê: experiência de parto de mulheres com HIV. pp 1-15, 23.
Costa, R. H. S.; Silva, R. A. R. (2015) Cuidado de enfermagem diante da prevenção da transmissão vertical do HIV. pp 2147-2158, 7
Galvão, M. T. G.; Cunha, G. H.; Machado, M. M. T.; (2010) Dilemas e conflitos de ser mãe na vigência do HIV/AIDS.
Hernandes, C. P. et al. (2019) Analise qualitativa dos sentimento e conhecimentos acerca da gestação e do HIV em gestantes soropositivas e soronegativas. pp 32-40, 7.
Kleibing, R. E. et al.(2016) Estrategias de cuidado à saúde de gestantes vivendo com HIV: Revisão integrativa. pp 63-90, 22.
Langendorf, T. F. et al. (2015) Compreensão do vivido do ser casal da profilaxia da transmissão vertical do HIV. 36.
Mendes, K, S.; Silveira, R, C, C, P; Galvão, C, M. (2008). Revisão integrativa: método de pesquisa para a incorporação de evidências na saúde e na enfermagem. Texto & contexto enfermagem. 758-764, 17.
Melo, M. G. B.; Vivência De Mulheres Portadoras De Hiv/Aids Sobre O Período Gravídico-puerperal. Caderno de Graduação-Ciências Biológicas e da Saúde-UNIT-ALAGOAS. 83. 5-2.
Minayo, M.C.S. (2014). O desafio do conhecimento: Pesquisa Qualitativa em Saúde.
Rahim, S. H. et al.; (2017). Gestantes e Puérperas Soropositivas para o HIV e suas interfaces de Cuidado. Rev de enferm UFPE online. 4056-4064, 11.
Santos, A. T. et al., (2012). Novos Avanços Relacionados ao HIV/AIDS. Revista Enfermagem Contemporânea. 45-78-2.
Silva, A.A.S.; Bezerra, M.G.A.S.; Almeida, L.A.; (2019). Ocorrência de HIV e Sífilis no acompanhamento pré-natal da atenção primária em saúde. Rev Pre Infec e Saúde.
Soares, C.B. et al.(2014) Revisão integrativa: conceitos e métodos utilizados na enfermagem. Revista da Escola de Enfermagem da USP. 335-345, 48
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.