A atualidade da pedagogia socialista soviética: um ensaio teórico
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4388Palavras-chave:
Pedagogia socialista soviética; Educação; Trabalho.Resumo
O ensaio teórico ‘A atualidade da Pedagogia Socialista: um ensaio teórico’ tem como objetivo apresentar reflexões acerca da atualidade da Pedagogia Socialista Soviética a partir do olhar de pesquisadores como é caso de Bemvindo, Filonov, Felix & Gasparin, Hobsbawn, Machado, Marx & Engels, Shulgin, Trotsky entre outros. Metodologicamente, classifica-se esta pesquisa como de natureza bibliográfica, de caráter descritivo e qualitativo. São abordadas questões de cunho histórico com a intenção de analisar os delineamentos imediatamente posteriores à Revolução Russa de 1917 sob a ocular da relação educação e trabalho e o pensamento dos principais autores da Pedagogia Socialista Soviética.Referências
Bemvindo, V. (2016). Por uma história da concepção politécnica: Concepções, experiências e perspectivas. Niterói: UFF.
Filonov, GN. (2010). Anton Makarenko. Recife: Fundação Joaquim Nabuco, Editora Massangana.
Felix, LA & Gasparin, JL. (2017). Anton Makaerenko e a construção de uma teoria pedagógica a partir da práxis educativa. In. Anais da XIV jornada do HISTEDBR: Pedagogia Histórico-Crítica, Educação e Revolução: 100 anos da Revolução Russa. Unioeste.
Franco, MPB. (1999). Questões metodológicas e o papel do sujeito pesquisador. In: Trindade, V.; Fazenda, I & Linhares, C. Os lugares dos sujeitos na pesquisa educacional. Campo Grande: Ed. UFMS.
Hobsbawn, E. (2003). Era dos Extremos: O Breve Século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras.
Kuenzer, A. (2009). Ensino médio: construindo uma proposta para os que vivem do trabalho. São Paulo: Cortez.
Machado. L. (1991). A politecnia nos debates pedagógicos soviéticos das décadas de 20 e 30. In: Teoria e educação, n.3.
Marx, K & Engels, F. (2004). Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Centauro.
Saviani, D. (1989). Sobre a concepção de politecnia. Rio de Janeiro: Fiocruz/EPSJV.
Saviani, N. (2011). Concepção Socialista de Educação: a contribuição de Nadedja Krupskaya. In: Revista HISTEDBR. Campinas: Unicamp, Número Especial.
Shulgin, VN. (2013). Rumo ao politecnismo. São Paulo: Expressão Popular.
Trotsky, L. (1978). A história da revolução russa. Rio de Janeiro: Paz e Terra.
Tumolo, PS. (2005). O trabalho na forma social do capital e o trabalho como princípio educativo: uma articulação possível? Educ. Soc., Campinas, 26(90).
Vásquez, AS. (2011). Filosofia da práxis. São Paulo: Expressão Popular.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.