A geração imediatista e a comunicação audiovisual
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v7i11.441Palavras-chave:
Geração Z; conteúdos audiovisuais; imediatistas; convergência; consumo.Resumo
Nesta pesquisa realizaremos um mapeamento da forma de consumo da Geração Z, entenderemos o motivo de serem intitulados por imediatistas e como se comportam mediante a sociedade e a tecnologia. Realizaremos uma análise dos dados que foram colhidos e compreenderemos como a convergência integra os jovens integrantes da Geração Z no consumo de conteúdos audiovisuais, veremos como funciona o fluxo desses receptores pelos principais meios de distribuição do audiovisual no Brasil com o intuito de entendermos como a internet e a digitalização de conteúdos audiovisuais poderão influenciar na forma de distribuição e consumo do produto final. A pesquisa busca identificar como a Geração Z busca por novos conteúdos nas plataformas de exibição disponíveis e como estão transformando a cadeia de produção do audiovisual e apresentando desafios e oportunidades ao mercado que precisa lidar com novas formas de consumo, novos modelos de negócio e novas demandas de uma geração consumidora cada vez mais exigente, imediatista, acostumada com o acesso multiplataforma e a conteúdos sob demanda. Nesse projeto entenderemos como a Geração Z intitulada por Imediatista consome produtos audiovisuais.
Referências
ANCINE. Setor audiovisual tem crescimento mais acelerado do que o conjunto da economia brasileira. Ancine. 2015. Disponível em: <https://www.ancine.gov.br/pt-br/sala-imprensa/noticias/setor-audiovisual-tem-crescimento-mais-acelerado-do-que-o-conjunto-da>. Acesso em: 30 Maio. 2018. ARAÚJO, J.B. O Ecossistema da 5ª Tela. São Paulo. TCC (Mestrado em Comunicação) - FACULDADE CÁSPER LÍBERO, 2013
BAUMAN, Zygmunt. Modernidade Liquida. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.
BAUMAN, Zygmunt. BAUMAN, Zygmunt. O Mal-estar da Pós-Modernidade. Rio de Janeiro: Zahar, 1998.
DIAS, Fernando de Souza. Mercado Brasileiro do Audiovisual e a TV no Brasil. São Paulo: ABPI-TV, 2007.
ESZTER, Pál. The Generation Z: Made within the framework of the TÁMOP 4.2.3. - Science Communication with the generation Z project. Pécsi, 2013.
FRANÇA, V. (2009). A Televisão Porosa: Traços e Tendências. In: FREIRE FILHO, J. (Org.). A TV em Transição. Porto Alegre: Sulina, p. 27-52.
GUNTER, Barrie; FURNHAM, Adrian. As Crianças como Consumidoras: Uma análise psicológica do Mercado Juvenil. Tradução Aurora Narciso. LISBOA: Instituto Piaget, 1998.
HOWE, Neil; STRAUSS, William. Millenials Rising: The Next Great Generation. New York: Vintage Books, 1991.
JENKINS, Henry. Cultura da Convergência. 2. ed. São Paulo: Aleph, 2008 - 2011.
MACHADO, Arlindo. A Televisão Levada a Sério. 5. ed. São Paulo: Senac, 2000.
MORIN, Edgar. Introdução ao Pensamento Complexo. 3. ed. Porto Alegre: Sulina, 2007.
SCHMIDT, Paulo. Mapeamento e Impacto Econômico do Setor Audiovisual no Brasil. São Paulo: Sebrae, 2016. Disponível em: < http://www.bibliotecas.sebrae.com.br/chronus/ARQUIVOS_CHRONUS/bds/bds.nsf/b09ddeb1b21ee94db5de582a7f813eb4/$File/7471.pdf>. Acesso em: 30. Maio. 2018.
TOMAZI, Nelson Dácio et al. Iniciação à Sociologia. 2. ed. São Paulo: Atual Editora, 2000.
TROKSA, Lauren. The Study of Generations: A Timeless Notion within a Contemporary Context. University of Colorado Boulder, 2016.
ZILIO, Paulo Ricardo et al. Plano de Diretrizes e Metas para o Audiovisual: O Brasil de todos os Olhares para todas as Telas. 1. ed. Rio de Janeiro: Ancine, 2013.
MENDONÇA, Ricardo Fabrino. Alguns argumentos em prol do audiovisual comunitário. In: LEONEL, Juliana de Melo; MENDONÇA, Ricardo Fabrino (Org). Audiosivual comunitário e educação: histórias, processos e produtos. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2010, cap. I, p. 15-45.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.