Jogos educacionais: Impacto transdisciplinar na aprendizagem e divulgação científica
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v13i1.44786Palavras-chave:
Jogos educativos; Divulgação científica; Metanálise; Educação em ciências; Ensino.Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo avaliar o impacto transdisciplinar de jogos educativos, destacando sua implementação eficaz em diversas disciplinas e níveis escolares. Além disso, buscou estabelecer diretrizes para a adaptação educacional, alinhando as mecânicas dos jogos com objetivos pedagógicos e promovendo a inovação no desenvolvimento de jogos educativos. Baseada nas publicações do ENPEC XIII, a pesquisa enfatizou a importância dos jogos no contexto educacional e na divulgação científica, evidenciando resultados positivos em sala de aula e explorando os jogos como ferramentas didáticas tanto em contextos formais quanto não-formais. A análise teórica incorporou a visão de Gee sobre ambientes construtivistas e o modelo cognitivo multimídia de Mayer. A metodologia incluiu uma meta-análise de artigos na ENPEC XIII, categorizando-os em práticas pedagógicas e diretrizes para avaliação de jogos educativos. Os resultados destacaram a diversidade de jogos, revelando aplicações em diversas disciplinas. A conclusão ressaltou a necessidade de diretrizes claras para a adaptação eficaz de jogos educativos, enfatizando a importância do alinhamento das mecânicas do jogo com objetivos educacionais e a realização de avaliações rigorosas para garantir sua eficácia no processo educativo. O estudo incentivou um diálogo entre educadores, desenvolvedores e especialistas, visando impulsionar a criação de jogos educativos inovadores e eficazes.
Referências
Bernardo, M. L., Lira, F. D., Marques, R. S., & Figueiredo, T. F. (2022). Desenvolvimento de um guia didático destinado à avaliação e validação de jogos educacionais aplicados no ensino e na divulgação científica. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Bürger, C. A. C., & Ghisleni, T. S. (2019). Educação e jogos: análise educomunicativa sobre a implementação de jogos em ambientes de ensino. Research, Society and Development, 8(4), e4684900-e4684900.
Gagne, R. M., Wager, W. W., Golas, K. C., Keller, J. M., & Russell, J. D. (2005). Principles of instructional design, Wiley Online Library.
Gee, J. P. (2003). What video games have to teach us about learning and literacy. Computers in entertainment (CIE), 1(1), 20-20.7.
Lourenço, J. O. S., & Monteiro, B. A. P. (2022). Decolonialidades no ensino de ciências e matemática: Os jogos de Mancala pelas narrativas docentes. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Machado, A. F. P., Chaves, M. V., & Pedreira, A. J. L. A. (2022). Desafios encontrados na aplicação de jogos sobre microbiologia e higiene em classe hospitalar. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Malaby, T. M. (2007). Beyond play: A new approach to games. Games and culture, 2(2), 95-113.
Marandino, M. (2008). Educação em museus: a mediação em foco, Editora X.
Mayer, R. E. (2019). Computer games in education. Annual review of psychology, 70, 531-549.
McDonald, J. L. (1989). Cognitive development and the structuring of geometric content. Journal for Research in Mathematics Education, 20(1), 76-94.
Melo, A. M. F. de, & Silva, J. R. R. T. da. (2022). Imaginação e avaliação pelo modelo do EGameFlow em um jogo digital sobre ácidos e bases. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Oliveira Júnior, C. I., Cardoso, A. T., Rodrigues, R. P., Resende, R. X., de Oliveira, G. F., & Klein, K. V. (2020). Jogos e aprendizado: ensinando propriedades coligativas por meio de um jogo didático. Research, Society and Development, 9(4), e118942925-e118942925.
Oliveira, V. A. de, Santos, J. D. dos, Porto, M. D., Carvalho, P. S. de, & Miranda, S. do C. de. (2022). Jogos, Simulações e Gamificação no Ensino de Física na Perspectiva Sociointeracionista. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Pedreira, A. J., & Alves, R. J. L (2021) Jogos didáticos nas aulas de anatomia e fisiologia humana contribuindo para o processo de aprendizagem dos estudantes. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Pereira, A. S., Shitsuka, D. M., Parreira, F. J., Shitsuka, R. (2018). Metodologia de pesquisa científica, UFSM.
Rogers, A. (2004). Looking again at non-formal and informal education-towards a new paradigm. London: the encyclopaedia of informal education. https://infed.org/looking-again-at-non-formal-and-informal-education-towards-a-new-paradigm/
Rosenthal, S., & Ratan, R. A. (2022). Balancing learning and enjoyment in serious games: Kerbal Space Program and the communication mediation model. Computers & Education, 182, 104480.
Santos, L. R., Domingues, K. C. C. M., & Peixoto, M. A. P. (2021) Aprendizagem baseada em jogos e aspectos metacognitivos. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Savi, R., & Ulbricht, V. R. (2008). Jogos digitais educacionais: benefícios e desafios. Renote, 6(1).
Silva, G. S. C. da, Câmara, H., & Del-Corso, T. M. (2022). Trabalhando representação de gênero, nacionalidade e área de conhecimento com o jogo pedagógico "cara a cara dxs cientistas". XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Silva, A. M. T. B., Magalhães, J. S., & Mangueira, R. T. S. (2021). Práticas de ensino com uso de jogos matemáticos no processo de ensino e de aprendizagem. XII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Silva, R. A. L. da, & Resende, D. Q. de. (2022). Jogos Digitais e Investigação Científica em tempos de pandemia: uma proposta para o Ensino Fundamental I. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize.
Soares, B. R., Barbosa, A. O., Silva, C. A. da, Lopes, V. M. R., Bozelli, R. L., & Santos, L. M. F. dos. (2022). Jogo "Vida na Lagoa da Mata": Entrelaçando ensino de ciências e divulgação científica na Floresta Nacional de Carajás (PA). XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize
Sousa Lima, T. M., de Sá Menezes, R. D. F., Barradas Filho, A. O., Barros, A. K. D., Viana, D., Cabrejos, L. J. E. R., & Junior, J. B. B. (2020). Desenvolvimento e Aplicação de Jogos Sérios para o Ensino de Cinética Química. Research, Society and Development, 9(7), e197973760-e197973760.
Vaz, T. C. A. G., & Marques, R. S. (2021) O uso de jogos educacionais no ensino da herpetofauna: uma revisão integrativa da literatura. XIII Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, Editora Realize
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Celso Henrique Correa Carvalho; Adhimar Flávio Oliveira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.