Manutenção centrada em confiabilidade: Implementação de uma melhoria realizada nos redutores de giro da lâmina de uma frota de motoniveladoras em uma mineradora contra quebras prematuras
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v13i3.45243Palavras-chave:
Manutenção; Motoniveladoras; Redutores de giro da lâmina; Redução de custos; Confiabilidade.Resumo
O presente trabalho objetivou implementar uma solução de engenharia para tratativa de falhas do componente redutor de giro da lâmina, com a minimização de custos e o aumento da confiabilidade de uma frota de motoniveladoras em uma mineradora de grande porte, localizada na região do Alto Paraopeba, em Minas Gerais. Para alcançar o objetivo proposto, foi aplicada a metodologia de pesquisa-ação, contando com a estreita participação do pesquisador. O processo de coleta de dados teve início em janeiro de 2022. Além da observação participante do autor principal, foram coletados dados históricos compreendidos entre o período de janeiro de 2018 à janeiro de 2022, referentes as quebras e aos custos de manutenção dos redutores de giro da lâmina. Após a implementação da melhoria no procedimento de pré-carga dos redutores de giro das lâminas das motoniveladoras, no ano de 2022, verificou que não houve nenhuma quebra precoce do componente até a conclusão da pesquisa, aumentando a disponibilidade e a confiabilidade dos equipamentos e reduzindo, significativamente, os custos de manutenção. Como resultados, pôde-se constatar que foi possível evitar a quebra de aproximadamente 25 redutores de giro e evitado o desembolso de R$ 2.656.554,06, em média por ano. Pode-se afirmar que atingiu-se os objetivos propostos no artigo, uma vez que foi possível eliminar completamente as paradas inesperadas por quebras dos redutores de giro com a aplicação do novo procedimento de pré-carga elaborado.
Referências
ABNT NBR 5462. (1994). Confiabilidade e mantenabilidade. Associação Brasileira de Normas Técnicas.
Aguiar, T. R. X. (2011). Tentativa e Erro: O que isto pode nos Ensinar sobre o Conhecimento Científico?. Cognitivo: Revista de Filosofia, 12(1), 11-19.
Apolinário, F. (2006). Metodologia da Ciência. Ed. Thomson.
Bloch, H. P., & Geitner, F. K. (2019). Machinery Component Maintenance and Repair. Elsevier Science & Technology.
Campbell, J. D., Reyes-Picknell, J. V., & Kim, H. S. (2015). Uptime: Strategies for excellence in maintenance management. CRC Press.
Caterpillar. Service Information System. https://sis2.cat.com
Fogliatto, F.S., & Ribeiro, J. L. D. (2009). Confiabilidade e manutenção industrial. Elsevier Brasil: ABEPRO.
Higgins, L. R., & Mobley, R. K. (2002). Maintenance engineering handbook (No. 20111). Mcgraw-hill.
Kardec, A., & Nascif, J. (2012). Manutenção: função estratégica. Qualitymark Editora Ltda.
Mello, C. H. P., Turrioni, J. B., Xavier, A. F., & Campos, D. F. (2012). Pesquisa-ação na engenharia de produção: proposta de estruturação para sua condução. Production, 22 (1), 1-13.
Mobley, R. K. (1999). Total Plant Performance Management: A Profit-Building Plan to Promote, Implement, and Maintain Optimum Performance Throughout Your Plant. Gulf Professional Publishing.
Moubray, J. (2001). Reliability-centered maintenance. Industrial Press Inc..
Palmer, R. (2016). Manual de planejamento e programação de manutenção. Diário de gerenciamento e manutenção de ativos , 29 (3), 57-59.
Runge, I. C. (1998). Mining economics and strategy. SME.
Severino, A. J. (2017). Metodologia do trabalho científico. Cortez editora.
Silva, J. G. G., Paiva, E. M., Leite, J. F., Franco, L. J. V., & da Souza, E.S. (2022). Manutenção mecânica em motoniveladoras: Um estudo de caso para elevar a disponibilidade física da frota de motoniveladora. Gestão da Manutenção Industrial e Mineração Volume, 34.
Thiollent, M. (1997). Pesquisa-ação nas organizações. Atlas.
Viana, H. R. G. (2002). PCM-Planejamento e Controle da manutenção. Qualitymark Editora Ltda.
Wireman, T. (2003). Maintenance management and regulatory compliance strategies. Industrial Press Inc..
Xenos, H. G. (2004). Gerenciando a manutenção produtiva. Editora de Desenvolvimento Gerencial.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Marcus Dionatan Nascimento Bernardes da Costa; Kívia Carolina Fonseca Campos Gomes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.