Currículo do Curso de Pedagogia: Uma reflexão sobre o Professor e o Ensino de Matemática no Ensino Fundamental
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v7i11.468Palavras-chave:
Formação Docente; Anos Iniciais; Formação Inicial.Resumo
O presente artigo propõe uma reflexão sobre o currículo do curso de Pedagogia e o Professor que atuará no Ensino da Matemática, nos anos iniciais do Ensino Fundamental. Observa-se que os cursos de Pedagogia ofertados promovem o desenvolvimento de competências pedagógicas, principalmente no campo da Didática, no entanto, é constatado que existe uma possível deficiência na formação básica desses futuros professores, sendo assim propõe-se refletir sobre, como o currículo do curso de Pedagogia pode contribuir para diminuir o impacto entre duas realidades: a vivenciada no curso de Pedagogia e a práxis docente em sala? Para compreender melhor estes complexos cenários foram selecionadas três instituições de Ensino Superior na região da Grande ABC, em São Paulo e analisados os componentes curriculares que contemplam o Ensino de Matemática, numa perspectiva qualitativa, sob a ótica da análise documental. A reflexão proposta revela a importância de ter uma visão mais holística sobre a formação básica do aluno que ingressa no curso de Pedagogia, a fim de entender as reais necessidades e, desta forma, proporcionar uma formação que possa contribuir para melhoria no processo de Ensino de Matemática no Ensino Fundamental.
Referências
BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. trad. Luís Antero Reto, Augusto Pinheiro. São Paulo: Edições 70, 2016.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais : matemática / Secretaria de Educação Fundamental. – Brasília : MEC/SEF, 1997.
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 5/2005. Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Ministério da Educação Conselho Nacional de Educação. Reexaminado pelo parecer CNE/CP nº 3/2006. Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 15 de maio de 2006
BRASIL. Parecer CNE/CP nº 3/2006 de 21 de fevereiro de 2006. Reexame do Parecer CNE/CP nº 5/2005, que trata das Diretrizes Curriculares Nacionais para o Curso de Pedagogia. Despacho do Ministro, publicado no Diário Oficial da União de 11 de abril de 2006.
BRASIL. Ministério da Educação. O Plano de Desenvolvimento da Educação. Razões, Princípios e Programas. Brasília: MEC, 2007.
BRASIL. Ministério da Educação. PDE : Plano de Desenvolvimento da Educação : Prova Brasil : ensino fundamental : matrizes de referência, tópicos e descritores. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2011.
BRASIL. Ministério da Educação. Descrição dos Níveis da Escola de Desempenho de Matemática – SAEB. Brasília: MEC, SEB; Inep, 2011.
DIENES, Zoltán Pál. Aprendizado Moderno da Matemática. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1970.
FARIA, Anália Rodrigues. O desenvolvimento da criança e do adolescente segundo Piaget. São Paulo: Editora ática, - 4. ed.- 1998.
FONSECA, Luiz Almir Menezes. Metodologia científica ao alcance de todos. 4. ed. Manaus: Editora Valer, 2010.
LAKATOS, Eva Maria. Fundamentos de metodologia científica. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2010.
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. – 13. ed.- São Paulo: Cortez, 2011.
LIBÂNEO, José Carlos. Licenciatura em Pedagogia: a ausência dos conteúdos específicos do ensino fundamental. In: GATTI, Bernadete Angelina et al. (Org.). Por uma Política Nacional de Formação de Professores. São Paulo: UNESP, 2013. P. 73-94.
LIMA, Simone Marques. A Formação Do Pedagogo Para Ensinar A Matemática Nos Anos Iniciais Do Ensino Fundamental. Anais do XI Encontro Nacional de Educação Matemática. Curitiba – Paraná, 2013.
MORETTO, Vasco Pedro. Planejamento: planejando a Educação para o desenvolvimento de competências. 10 ed. Petrópolis, RG: Vozes, 2014.
NETO, Ernesto Rosa. Didática da matemática. 12 ed. São Paulo: Ática, 2010.
RÊGO, Rogéria Gaudencio do. RÊGO, Rômulo Marinho do. Formação de professores: Matematicativa. Campinas, SP: Autores Associados, 2013.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.