Estudo de caso de personalização de unidades habitacionais em empreendimento imobiliário residencial multifamiliar na Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v13i9.46925

Palavras-chave:

Personalização; Flexibilidade; Construção Civil; Planejamento Urbano; Edifícios Residenciais.

Resumo

Frente a um mercado altamente competitivo, a indústria da construção civil adotou como estratégia comercial a oferta de serviços de personalização de projetos, visando atender a uma clientela mais exigente que busca por produtos distintos. Os clientes têm a oportunidade de personalizar, adequar e ajustar o projeto de acordo com suas necessidades individuais. Esses projetos podem apresentar flexibilidade ao permitir várias configurações espaciais, usos diversos e expansões, mas também podem ser adaptados a partir de um design inicial único, com a possibilidade de efetuar alterações durante as etapas de venda e execução da obra. No entanto, tais modificações podem acarretar desafios e contratempos para a empresa construtora, exigindo a implementação de um controle de processos eficaz, incluindo uma comunicação transparente tanto com os clientes quanto entre os diferentes setores envolvidos no processo de produção. O objetivo deste estudo foi rever o processo e propor uma atualização na forma de atendimento ao cliente e na forma de trabalho da empresa, assim como de outras empresas do mesmo segmento imobiliário e construtivo. A metodologia utilizada foi o Estudo de Caso, realizado em uma Incorporadora e Construtora da cidade de Fortaleza, Ceará – Brasil, por meio de pesquisa documental, levantamento de dados na empresa e coleta dos projetos de alterações enviados pelos clientes. Além disso, foi necessário entender os procedimentos adotados pela empresa para permitir alterações no projeto solicitadas pelos compradores.

Referências

Brandão, D. Q. (2002). Diversidade e potencial de flexibilidade de arranjos espaciais de apartamentos: uma análise do produto imobiliário no Brasil (Tese de doutorado, Universidade Federal de Santa Catarina).

Brandão, D. Q. (1997). Flexibilidade, variabilidade e participação do cliente em projetos residenciais multifamiliares: conceitos e formas de aplicação em incorporações (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina).

Campanholo, J. L. (1999). Construção personalizada: uma realidade do mercado. Téchne, 41, 63-66.

Carvalho, L. O. (2004). Análise qualitativa dos custos decorrentes da personalização de unidades habitacionais (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina).

Duray, R., et al. (2000). Approaches to mass customization: Configurations and empirical validation. International Journal of Operations and Production Management, 18(6), 605-625.

Friedman, A. (2002). Adaptable house: Homes for change designing. McGraw-Hill.

Frutos, J. D. (2000). Desenvolvimento de um sistema de informação para a interação ágil entre clientes e empresas incorporadoras e construtoras de condomínios residenciais (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Lampel, J., & Mintzberg, H. (1996). Customizing customization. Sloan Management Review, 38(1), 21-30.

Moschen, P. D. C. (2003). Uma metodologia para personalização de unidades habitacionais em empreendimentos imobiliários multifamiliares (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina).

Oliveira, R., & Moschen, P. D. C. (2001). Personalização de apartamentos: Um estudo de caso em uma cidade no sul do Brasil. In 2º Simpósio Brasileiro de Gestão da Qualidade e Organização do Trabalho no Ambiente Construído. Anais, Universidade Federal do Ceará.

Pagliaroni, M. A. P. (2013). Análise da gestão do processo de personalização de imóveis considerando os princípios da construção enxuta (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de São Carlos).

Rocha, C. G. (2011). A conceptual framework for defining customisation strategies in the house-building sector (Tese de doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Rocha, C. G., Formoso, C. T., & Santos, A. (2012). An overview of the customisation strategies developed by four organisations of the house-building sector. In 20th International Group for Lean Construction Conference, San Diego.

Saldanha, M. C. W., & Souto, M. (1998). Racionalização dos projetos na construção de edificações habitacionais. In 7º Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Anais, Universidade Federal de Santa Catarina.

Santana, C. L., Oliveira, D. N., & Meira, A. R. (2008). Caracterização de sistemas de personalização em construtoras da cidade de João Pessoa. In 12º Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Anais, ANTAC.

Stake, R. E. (1995). The art of case study research. SAGE Publications.

Sebestyen, G. (1978). What do we mean by ‘flexibility’ and ‘variability’ of systems? Batiment International, Building Research and Practice, 6(6), 370-374. https://doi.org/10.1080/09613217808550718

Silveira, G., Borenstein, D., & Fogliatto, F. S. (2001). Mass customization: Literature review and research directions. International Journal of Production Economics, 72(1), 1-13. https://doi.org/10.1016/S0925-5273(00)00079-7

Tillmann, P. A. (2008). Diretrizes para a adoção da customização em massa na construção habitacional para baixa renda (Dissertação de mestrado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Tillmann, P. A., & Formoso, C. T. (2008). Táticas de customização em massa para produção habitacional brasileira: Um estudo de caso. In 12º Encontro Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído. Anais, ANTAC.

Yin, R. K. (2015). Case study research and applications: Design and methods (6th ed.). SAGE Publications.

Weinschenck, J. H. (2012). Estudo da flexibilidade como mecanismo de casas pré-fabricadas: Uma abordagem voltada para a industrialização de casas no sistema plataforma (Dissertação de mestrado, Universidade Federal de Santa Catarina).

Downloads

Publicado

28/09/2024

Como Citar

OLIVEIRA, B. B. de .; CIRINO, M. A. G. . Estudo de caso de personalização de unidades habitacionais em empreendimento imobiliário residencial multifamiliar na Cidade de Fortaleza, Estado do Ceará, Brasil. Research, Society and Development, [S. l.], v. 13, n. 9, p. e11713946925, 2024. DOI: 10.33448/rsd-v13i9.46925. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/46925. Acesso em: 5 jan. 2025.

Edição

Seção

Engenharias