Atuação docente com os alunos especiais na Escola Professora Zélia Flexa da Silva, no município de Magalhães Barata, estado do Pará – Brasil
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v13i11.47299Palavras-chave:
AEE; Ensino e aprendizagem; Ensino; Educação especial; Docente.Resumo
Esta produção, trata de ressaltar a educação especial que foi ganhando espaço nas escolas regulares. Mas, não se pode dizer que essa caminhada foi um tapete de flores em vista de se encontrar espinhos, que vem sendo aparados até a atualidade, em meio as percepções dos diferentes horizontes de desafios docentes para se trabalhar a aprendizagem com alunos da sala de Atendimento Educacional Especializado - AEE. Objetivo: apresentar os resultados da atuação docentes em salas especiais da Escola Professora Zélia Flexa da Silva, no município de Magalhães Barata, no estado do Pará. Metodologia: Metodologia: pesquisa de campo, social (feita com pessoas), de natureza quanti-qualitativa, de abordagem descritiva realizada na Escola Professora Zélia Flexa da Silva, no Município de Magalhães Barata/Pa. Resultados: a amostra consistiu na participação de 10 (dez) docentes que trabalham com alunos especiais na Escola Professora Zélia Flexa da Silva, no Município de Magalhães Barata/Pa. Considerações Finais: Verificou-se que, os desafios dos docentes na sala de Atendimento Educacional Especializado, começa com o medo deste professor, não se sentir competente com as atribuições que lhe são impostas, assim como identificar nas salas comuns este aluno que precisa ser assistido, fazer o contato relacional com a família e organizar todo o aparato de recursos pedagógicos, utilizando-se de estratégias que garantam a acessibilidade deste aluno considerando a individualidade, potencialidade e habilidade para que este aluno avance e obtenha êxito no seu caminhar educacional.
Referências
Brasil, (2024). Ministério da Educação – MEC. Educação Inclusiva. MEC Publica Portaria sobre Profissionais de Apoio Escolar. MEC publica portaria sobre profissionais de apoio escolar — Ministério da Educação (www.gov.br).
Braga Júnior, F. V. (2018). Atendimento Educacional Especializado para Estudantes com Transtornos do Espectro Autista. Mossoró: EduFERSA. Atendimento educacional especializado para o estudante.pdf (capes.gov.br).
Carmo, B. C. M.; Fumes, N. L. F. & Silva, V. T. M. (2022). Os docentes da Educação Especial no Brasil: um retrato do final do século XX até os dias atuais. Revista Educação Especial. 35. 1-19. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/70001/48113.
Carvalho, L. O. R. et al. (2019). Metodologia Científica: teoria e aplicação na educação a distância. Petrolina: PE, 2019.
Gil, A. C. Como Elaborar Projeto de Pesquisa. Atlas, 2002.
Hilbig, M. C. V.; Rebelo, A. S., & Nozu, W. C. S. (2020). Formação de Professores para a Educação Especial: apontamentos a partir da literatura.
Ibge, (2023). Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística. Cidades e Estados, 2023. https://www.ibge.gov.br/cidades-e-estados/pa.html.
Lakatos, Eva. Maria. Fundamentos de Metodologia Científica. Atlas, 2021
Lima, L. A. O. et al. (2023). Formação continuada de professores e as contribuições para a inclusão escolar de alunos com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Contribuciones a las Ciencias Sociales. 16(12). 32784-32802, 2023. https://www.researchgate.net/publication/376778276_Formacao_continuada_de_professores_e_as_contribuicoes_para_a_inclusao_escolar_de_alunos_com_Transtorno_do_Espectro_Autista_TEA.
Lopes, M. M. & Mendes, E. G. (2023). Profissionais de apoio à inclusão escolar: quem são e o que fazem esses novos atores no cenário educacional? Revista Brasileira de Educação. 28. https://www.scielo.br/j/rbedu/a/yqP8xC4sNCMRTRRqJXPBw8w/#.
Meireles, J. S. (2023). Educação Inclusiva na Educação Infantil: os desafios do atendimento educacional especializado. Universidade Federal da Paraíba. Centro de Educação. João Pessoa: PB. https://repositorio.ufpb.br/jspui/bitstream/123456789/27168/1/JSM15062023.pdf.
Oliveira, A. N. (2020). Do Embusteiro ao Eminente ´Ídolo Paraense: a disputa política entre Magalhães Barata e Paulo Maranhão nas manchetes dos jornais Folha do Norte e O Liberal. Dissertação de Pós-Graduação. Universidade Federal do Pará – UFPA. Belém: Pa.
Pereira A. S. et al. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [free e-book]. Santa Maria/RS. Ed. UAB/NTE/UFSM.
Pinheiro, J. F. (2020). A educação especial na perspectiva inclusiva: desafios contemporâneos dos profissionais da educação e das políticas educacionais de acesso ao ensino. Interfaces da Educação. 11(31). 625-649. https://www.researchgate.net/publication/346803446_A_educacao_especial_na_perspectiva_inclusiva_desafios_contemporaneos_dos_profissionais_da_educacao.
Reis, L. M. (2022). Atendimento Educacional Especializado (AEE): desafios e possibilidades para a prática pedagógica dos professores em sala de recursos multifuncionais. Instituto Federal Goiano. https://repositorio.ifgoiano.edu.br/bitstream/prefix/3099/3/tcc_Luciene%20Messias%20dos%20Reis.pdf.
Robaina, J. V. L. Fenner, R. S. Martins, L. A. M. Barbosa, R. A. Soares, J. R. et. al. (2021). Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Pesquisa em Educação 1. ed. em ciências. Curitiba, PR: Bagai.
Santos, M. M. & Barleta, I. A. (2023). Trabalho, Carreira Docente e Educação Especial: análises dos planos de cargos, carreira e remuneração dos estados da região norte do Brasil. Ensaio Avaliação e Políticas Públicas e Educa. 31(118). Rio de Janeiro. http://educa.fcc.org.br/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S0104-40362023000100203.
Silva, S. C. (2019). Aspectos Geoambientais dos Recursos Hídricos do Rio Cuinarana, Magalhães Barata - Pa. Dissertação de Mestrado. Universidade federal do Pará – UFPA. Belém; Pa.
Silva, M. A. et al. (2023). Os Desafios da Educação Inclusiva: impactos na formação inicial de professores Revista Cientifica Cognitiones. 3(6). 891-907. https://revista.cognitioniss.org/index.php/cogn/article/view/334/267.
Silva, M. C.; Jesus, D. M. & Baptista, C. R. (2023). Formação de professores e educação especial: Os contornos de uma conversação no contexto brasileiro. Education Policy Analysis Archives. 31. https://www.researchgate.net/publication/370119758_Formacao_de_professores_e_educacao_especial_Os_contornos_de_uma_conversacao_no_contexto_brasileiro.
Silva, E. R. S.. Souza, C. C. & Rodrigues, M. G. A. (2023). Entre Portas Fechadas: frestas e brechas para pensar os processos inclusivos na educação. Revista Educação Especial. 36. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecia. http://dx.doi.org/10.5902/1984686X71150.
Silva, É. D. & Milam, D. (2023). O Papel do Professor na Inclusão de Alunos com Autismo na Educação Infantil: uma análise dos desafios e das possibilidades. Revista Educação Especial em Debate. 8(16). 18-35, https://periodicos.ufes.br/reed/issue/view/1558/1024.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Candida Celia Cesar Teles; Ivete da Paixão Monteiro; Junia Marise Silva de Sousa; Maria Barbara da Costa Cardoso
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.