Gestão da qualidade na construção civil: Análise do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade no habitat em Juazeiro do Norte, Ceará
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4962Palavras-chave:
Construção Civil; PBQP-h; Qualidade e Produtividade.Resumo
No setor da construção civil, assim como nas demais atividades econômicas, nos últimos anos aumentou o interesse por obtenção de certificações de qualidade, no qual o interesse pela melhoria de processos referente à qualidade e produtividade está se mostrando cada vez mais competitivo. Nesse sentido, o presente trabalho objetiva analisar o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade no Habitat em empresas de construção civil em Juazeiro do Norte, Ceará. Esse estudo visa apresentar suas motivações, características e importância no cenário atual da construção civil. Foi realizado um levantamento no banco de dados do site do programa, primeiramente no estado do Ceará e depois com maior ênfase para a cidade de Juazeiro do Norte. Com base em toda pesquisa sobre qualidade e sobre o programa, foi elaborado um questionário que foi respondido por funcionários de quatro empresas construtoras que atuam na cidade. As empresas que participaram do estudo estão no nível A de certificação e atuam no setor da construção civil com construções residenciais. Com base nos dados levantados, foram identificadas as motivações e as dificuldades para implantação do sistema. Verificou-se que os principais motivos que levaram as empresas a aderirem o PBQP-h foram o aumento da qualidade e a necessidade da certificação para a obtenção de financiamentos. Quanto às dificuldades apontadas pelas empresas pode-se destacar a elaboração de documentos, adequação as normas e treinamentos, visto que há resistência por parte dos operários na aceitação das mudanças. Com isso 100% das empresas pesquisadas optaram por contratar consultoria externa para agilizar o processo de certificação.
Referências
Alves, C. (2014). Avaliação do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade Habitacional (PBQP-H) nas empresas de construção civil de Criciúma, SC. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade do Extremo Sul Catarinense - UNESC).
Assumpção, J. F. (1996). Gerenciamento de empreendimentos na construção civil: modelo para planejamento estratégico da produção de edifícios. São Paulo: EPUSP.
Barboza, D. V., da Silva, F. A., Motta, W. H., Meiriño, M. J., & do Valle Faria, A. (2019). Aplicação da Economia Circular na Construção Civil. Research, Society and Development, 8(7), 27.
Barboza, E. N., da Silva Alencar, G. S., & de Alencar, F. H. H. (2020). Afforestation improves thermal comfort in urban areas: The case of Juazeiro do Norte, Ceará. Research, Society and Development, 9(6), 1-23.
Barboza, E. N., Neto, F. D. C. B., Caiana, C. R. A., Crisostomo, N. C., Sampaio, M. R. L., dos Santos Beserra, M. N., & Lacerda, A. W. J. R. (2019). Análise de precipitações pluviométricas entre 1974-2009 no município de Juazeiro do Norte, Ceará. Revista Brasileira de Gestão Ambiental, 13(4), 20-26.
Barros, E. (2005). Aplicação da construção enxuta no setor de edificações: Um estudo multicaso (Doctoral dissertation, Dissertação de Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco).
Brasil, M. C. (2017). Sistema nacional de informações das cidades PBQP-H. Acesso em 22 maio, em pbqp-h.mdr.gov.br/.
Bratti, V. J. (2015). Sistemas de Medidas: do Conhecimento ao Cotidiano nas Estratégias de cálculo dos operários da construção civil. Revista de Ciências Humanas, 11(2), 79-91.
Capela, R. M. G. (2014). Sistemas integrados de gestão ambiente, qualidade e segurança: custos associados. (Dissertação de Mestrado, Instituto Politécnico de Setúbal).
Costa, A. D. S. (2016). SIAC/PBQP-H: Interpretação dos requisitos e avaliação das motivações e dificuldades na sua implantação por construtoras. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Rio de Janeiro).
Duarte, P. B. M., Branco, R. B. C., & do Espírito Santo, K. N. A. (2020). Quality management in civil construction: an analysis of the Brazilian quality and productivity program in the habitat (PBQP-H) AND THE ISO 9001. Brazilian Journal of Development, 6(3), 14817-14827.
Feitosa, A. M., & Sakamoto, Â. R. (2020). Simultaneous engineering (3DCE) as a competitive advantage for civil construction companies in Palmas, TO. Brazilian Journal of Development, 6(2), 6985-6998.
Froufe, M. M., de Brito Mello, L. C. B., & Soares, C. A. P. (2020). Sustainability indicators on construction sites, according to PBQP-h. Brazilian Journal of Development, 6(3), 10149-10163.
Grabin, M. A. (2007). Avaliação da implantação do PBQP-H em empresas construtoras da região Noroeste e Alto Jacuí do Estado do Rio Grande do Sul. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Regional do Noroeste).
Grael, P. F. F. (2009). Modelo de integração de sistemas de gestão da qualidade e gestão ambiental. (Dissertação de Mestrado, Universidade Estadual Paulista).
IBGE. (2019). Panorama da cidade de Juazeiro do Norte. Acesso em 23 maio, em https://cidades.ibge.gov.br/brasil/ce/juazeiro-do-norte/panorama.
INMETRO. (2015). OCAs para o SiAC. Acesso em 22 maio, em http://www4.inmetro.gov.br/.
IPECE. (2019). Perfil Municipal de Juazeiro do Norte 2017. Acesso em 23 maio, em https://www.ipece.ce.gov.br/wpcontent/uploads/sites/45/2018/09/Juazeiro_do_Norte_2017.pdf.
IS0 9001. (2015). Sistemas de Gestão de Qualidades – Requisitos. Acesso em 22 maio, em abnt.org.br/paginampe/biblioteca/files/upload/anexos/pdf/4e5c631457d8cfcf03424e94691936e3.pdf.
ISO 9000. (2015). Quality management systems. Acesso em 22 maio, em https://www.iso.org/standard/45481.html.
Jesus, D. M. D. (2011). Gestão da qualidade na construção civil. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Estadual Paulista).
Loiola, A. L. S., & Bernardi, G. A. (2015). A evolução do PBQP-H no regime de certificação SiAC: um estudo de caso nas construtoras da cidade de Pato Branco-PR (Bachelor's thesis, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Lopes, A. M. S. (2013). Sistemas de Gestão da Qualidade nas Construtoras Habitacionais de Médio Porte de Mossoró/RN. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal Rural do Semi-Árido).
Meseguer, A. G. (1991). Controle e garantia da qualidade na construção. Sinduscon SP.
Miller, H. (1976). Organização e Método: introdução de Benedicto Silva. Rio de Janeiro: Fundação Getúlio Vargas.
Ministério de Desenvolvimento Regional. (2013). Princípios e Regimento. Acesso em 22 maio, em pbqp-h.mdr.gov.br/projetos_siac.php.
Morais, I. F. D. (2016). Identificação das principais ações a serem implementadas na fundação núcleo de tecnologia industrial do Ceará para sua adequação à NBR ISO 9001: 2015. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal do Ceará).
Morais, J. M. P., de Souza, J. H. A., de Oliveira, B. B., Barboza, E. N., & da Silva, E. M. (2020). Analysis of lean construction philosophy in a development in the municipality of Juazeiro do Norte, Ceará State, Brazil. Research, Society and Development, 9(7), 183973799.
Oliveira, K. (2017). Análise das Mudanças do Novo SiAC (PBQP-H) e os possíveis impactos no setor da construção civil. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal da Paraíba).
Oliveira, O. J., Manas, A. V., & Melhado, S. B. (2004). Processo de projeto na construção de edifícios: avaliação de desempenho dos aspectos ligados à gestão. In: Espace ÉTS Publications.
Pereira, A.S., Shitsuka, D.M., Parreira, F.J., & Shitsuka, R. (2018). Metodologia da pesquisa científica. [e-book]. Santa Maria. Ed. UAB/NTE/UFSM. Acesso em 08 maio, em https://repositorio.ufsm.br/bitstream/handle/1/15824/Lic_Computacao_MetodologiaPesquisa-Cientifica.pdf?sequence=1.
Santos, B. M. D. S. (2018). Investigação dos impactos da aplicação da Norma de Desempenho e do SiAC nas empresas construtoras brasileiras. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Federal de Sergipe).
SEBRAE. (2013). Anuário do trabalho no micro e pequena empresa. Acesso em 22 maio, em https://www.sebrae.com.br/Sebrae/Portal%20Sebrae/Anexos/Anuario%20do%20Trabalho%20Na%20Micro%20e%20Pequena%20Empresa_2013.pdf.
Souza, R. D. (1992). Qualidade na cadeia produtiva da construção no Brasil.In: IV Seminário Ibero-Americano da rede.
Souza, R. D., & Abiko, A. (1997). Metodologia para desenvolvimento e implantação de sistemas de gestão da qualidade em empresas construtoras de pequeno e médio porte. (Dissertação de Doutorado, Universidade de São Paulo).
Zanini, F. (2011). Proposta de um modelo de implementação do PBQP-H em construtoras de pequeno porte: um estudo de caso em uma construtora de Curitiba. (Trabalho de Conclusão de Curso, Universidade Tecnológica Federal do Paraná).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.