Alfabetização de meninas em São Bernardo das Russas-CE: o patronato coração imaculado de maria como espaço de letramento no início do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.4972

Palavras-chave:

Alfabetização de meninas; Ensino religioso; Trajetórias educacionais; Memória Institucional.

Resumo

Este trabalho busca compreender como se deu o processo formal de alfabetização de meninas em São Bernardo das Russas-CE. Também faz parte de nossas reflexões a ação educacional religiosa e as propostas metodológicas que inseriram estas meninas no mundo das primeiras letras na década de 1930. O Patronato Coração Imaculado de Maria inicia seus trabalhos religiosos e pedagógicos no ano de 1937, em pleno Estado Novo. Esta Escola é a primeira a ensinar meninas na referida cidade, até então. Objetivamos, nesse sentido, discutir a atuação educativa das Irmãs da Congregação Cordimariana a quem o referido patronato foi entregue. Buscaremos analisar as marcas do contexto político local, regional e nacional no que tange ao modelo de sociedade expressos nos projetos educacionais da época. Para a realização desta pesquisa a metodologia empregada parte de análises bibliográficas o que nos auxilia a situarmos a temática deste estudo no arcabouço teórico e conceitual da História da Alfabetização no Ceará e História da Educação, tendo como aporte metodológico, a utilização dos procedimentos da História Oral, os relatos de memória. As fontes hemerográficas, os jornais, se apresentam como fontes indispensáveis na compreensão do universo de abandono educacional ao qual estava exposta a região do Vale do Jaguaribe, e em especial as meninas no início do século XX.

Biografia do Autor

Carlos Rochester Ferreira de Lima, Universidades Estadual do Ceará

Doutorando em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará-UFC; Mestre em História e Culturas pela Universidade Estadual do Ceará-UECE; Especialista em Arte Educação e Cultura Popular pela Faculdade Darcy Ribeiro; Graduado em História pela Universidade Estadual do Ceará-UECE; Graduado em Pedagogia pela Faculdade Fael.

Referências

Araújo, F. M. L. (2007). Mulheres Letradas E Missionárias Da Luz: Formação Da Professora Nas Escolas Normais Rurais Do Ceará (1930-1960). Tese De Doutorado. Universidade Federal Do Ceará.

Cavalcante, M. J. M. (2008). História Educacional De Portugal: Discurso, Cronologia E Comparação. Fortaleza: Edições Ufc.

Cavalcante, M. J. M. (2012). Entre Jornais, Revistas E Livros: A Educação Jesuítica No Ceará Nas Décadas De 1920 E 1930 E A Memória Histórica Da Companhia De Jesus. Porto Alegre: Revista História Da Educação – Rhe, V. 16 Nº 37 Maio/Ago.

Chartier, R. (1988). A História Cultural: Entre Práticas E Representações. Rio De Janeiro: Difel.

Fonseca, S. G. (2003). Didática E Prática De Ensino De História: Experiências, Reflexões E Aprendizados. São Paulo: Editora Papirus. Coleção Magistério: Formação E Trabalho.

Gatti Jr., D. (2002). História Das Instituições Educacionais: Inovações Paradigmáticas E Temáticas. In: Araújo, J. C. S., (Org.). Novos Temas Da Educação: Instituições Escolares E Educação Na Imprensa. Campinas: Autores Associados; Uberlândia: Edufu.

Gil, A. C. (1991). Como Elaborar Projetos De Pesquisa. 3 Ed. São Paulo: Atlas. Kaercher, G. E. P. Da S. (2011). Literatura Infantil E Educação Infantil: Um Grande Encontro. São Paulo: Acervo Digital Unesp. Acesso Em 01 De Maio De 2020 Em Ttps://Acervodigital.Unesp.Br/Bitstream/123456789/453/4/01d14t10.Pdf

Jucá, G. N. M. (2011). A Oralidade Dos Velhos Na Polifonia Urbana. 2 Ed. Fortaleza: Premius.

Jucá, G. N. M. (2013). Seminário Da Prainha: Indícios Da Memória Individual E Da Memória Coletiva. Sobral: Imprensa Da Universidade Vale Do Acaraú.

Jucá, G. N. M. (2013). História Oral E Pesquisa Histórica: Influência Europeia E Recepção Brasileira. In: Cavalcante, M.J.M.; Holanda, P. H. C.; Leitão, A. R. P. C. (Orgs.). História Da Educação Comparada: Missões, Expedições, Instituições E Intercâmbios. Fortaleza: Edições Ufc.

Lima, L. De O. (2002). Sistema Escolar De Limoeiro Do Norte (Da Colônia À Escola Que Revolucionou O Município). Fortaleza: Premius Editora.

Maciel, F. I. P. (2008). História Da Alfabetização: Perspectivas De Análise. In: Veiga, C. G.;

Fonseca, T. N. L. (Orgs). História E Historiografia Da Educação No Brasil. Belo

Horizonte: Autêntica.

Magalhaes, J. P. De. (2004). Tecendo Nexos: História Das Instituições Educativas. Bragança Paulista/Sp: Editora Universitária São Francisco.

Chaves, J. O. De S. (2008) Vale Do Jaguaribe: Histórias E Culturas. Fortaleza: Luxprent Off Set.

Saviani, D. (2013). Aberturas Para A História Da Educação: Do Debate Teórico Metodológico No Campo Da História Ao Debate Sobre A Construção Do Sistema Nacional De Educação No Brasil. Campinas: Autores Associados.

Souza, R. F. De. (2013). Cruzando Fronteiras Regionais: Repensando A História Comparada Da Educação Em Âmbito Nacional. Goiânia-Go: 36ª Reunião Nacional Da Anped – 29 De Setembro A 02 De Outubro.

Vasconcelos Jr., R. E. De P. (2006). O Limoeiro Da Educação: A História Da Criação Da Diocese E A Ação Educacional De Dom Aureliano Matos Em Limoeiro Do Norte (1938-1968). Tese De Doutorado. Fortaleza: Universidade Federal Do Ceará.

Vieira, D. L. (1999). Cordimarianas Em Jaguaribara. Fortaleza: Instituto Da Memória Do Povo Cearense.

Xavier, A. R. (2014). Joana Paula De Morais: História, Memória E Trajetórias Educativas (1900-1963). Tese De Doutorado. Fortaleza: Universidade Federal Do Ceará.

Downloads

Publicado

16/06/2020

Como Citar

LIMA, C. R. F. de. Alfabetização de meninas em São Bernardo das Russas-CE: o patronato coração imaculado de maria como espaço de letramento no início do século XX. Research, Society and Development, [S. l.], v. 9, n. 7, p. e860974972, 2020. DOI: 10.33448/rsd-v9i7.4972. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/4972. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Ciências Educacionais