A relevância do Cirurgião-Dentista na equipe multidisciplinar em ambiente hospitalar: uma revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i7.5021Palavras-chave:
Equipe Hospitalar de Odontologia; Unidades de Terapia Intensiva; Saúde bucal.Resumo
Este trabalho é uma revisão de literatura, realizada entre junho 2019 e maio de 2020, que se dedicou a analisar artigos publicados na última década, sobre a relevância do Cirurgião-Dentista como membro da equipe multiprofissional em ambiente hospitalar, buscando relatar os argumentos utilizados pelos autores que justificam a inserção deste profissional, e o motivo pelo qual ele é necessário para a melhoria de qualidade de vida dos pacientes hospitalizados. Método: Busca realizada nas bases de dados Pubmed®, Scielo, Medline e LILACS, sendo descartados os artigos que não eram disponibilizados na íntegra ou cuja abordagem se distanciava do tema proposto. Conclusão: Este estudo verificou que a presença do Cirurgião-Dentista, como membro da equipe multiprofissional em ambiente hospitalar é indispensável à manutenção e reestabelecimento da saúde dos pacientes, uma vez que a prevenção, diagnóstico e tratamento das patologias que acometem o ambiente bucal são de competência deste profissional, e a sua inserção, integrado aos demais profissionais de saúde viabilizam a diminuição do tempo de internação, e a implementação de práticas positivas em saúde.
Referências
Albuquerque, D. M. D. S. et al. (2016). A Importância da Presença do Cirurgião-Dentista na Equipe Multidisciplinar das Unidades de Tratamento Intensivo. Revista Fluminense de Odontologia. Niterói. 23(45), jan-jun.
Aranega, A. M. et al. (2012). Qual a importância da Odontologia Hospitalar? Revista Brasileira de Odontologia. Rio de Janeiro, 69(1), 90-3, jan-jun.
Assis, C. et al. (2012). Atendimento Odontológico nas UTIs. Revista Brasileira de Odontologia, 69(1), 72-5, jan-jun.
Backes, M. T. S; Erdmann, A. L; Büscher, A. (2015) O ambiente vivo, dinâmico e complexo de cuidados em Unidade de Terapia Intensiva. Revista Latino-Americana de Enfermagem. Ribeirão Preto. 23(3), 411- 418.
Bezinelli, L. M. (2014). A odontologia hospitalar nos hospitais públicos vinculados a secretaria do estado da saúde de São Paulo. Tese (Doutorado em Odontologia). p. 38-39. São Paulo. 2014.
Blum, D.F.C. (2018). A atuação da Odontologia em unidades de terapias intensivas no Brasil. Revista Brasileira de Terapia Intensiva. São Paulo. 30(3), 327-332
Conselho Federal De Odontologia. (2019). Resolução CFO 204/2019. Altera as alíneas do art. 2º da Resolução CFO-163/2015. Conselho Federal de Odontologia. p. 1-2.
Euzébio, L. F.;Viana, K. A.; Cortines, A. A. O. Costa, L. R. (2013). Atuação do Residente Cirurgião-Dentista em Equipe Multiprofissional de Atenção Hospitalar à Saúde Materno-Infantil. Revista Odontológica do Brasil Central. Goiânia, 21(60, 16-20.
Marín, C.; Lanau, C. G.; Bottan E. R. (2016) A perspectiva de estudantes de odontologia sobre a atuação do cirurgião – dentista em ambiente hospitalar. Revista Unimontes Científica. Montes claros. 18(2), jun-dez.
Orlandini, G.M; Lazzari, C. M. (2012). Conhecimento da equipe de enfermagem sobre higiene oral em pacientes criticamente enfermos. Revista Gaúcha Enfermagem. Porto Alegre. 33(3), 34-41.
Pacheco, R. A. et al. (2017). A Importância do Cirurgião-Dentista no Meio Hospitalar – Resoluções e Normativas: revisão de literatura. Revista de Odontologia Contemporânea. Patos de Minas. 1(2), 47-55.
Rocha, A. L; Ferreira, E. F. (2014). Odontologia hospitalar: a atuação do cirurgião dentista em equipe multiprofissional na atenção terciária. Arquivo em Odontologia. Belo Horizonte. 50(4),154-160, out-dez.
Silva Junior, M. F. et al. (2013). A organização da Odontologia no contexto hospitalar da região metropolitana da Grande Vitória/ES. Revista Brasileira de Pesquisa em Ciências da Saúde. Vitória. 15(2),104-111.
Silva, O. I. et al. (2017). A Importância do Cirurgião-Dentista em Ambiente Hospitalar. Revista de Minas Gerais. Belo Horizonte. v. 27, e-1888, p.1-5.
Silva, M. J. D. S.; Schraiber, L. B.; Mota. (2019). A. O conceito de Saúde na Saúde Coletiva: contribuições a partir da crítica social e histórica da produção científica. Revista de Saúde Coletiva. Rio de Janeiro, 29(1), 1-19.
Souza, I. A.; Maia, A. C. D. A.; R. S. (2019). Contribuições do cirurgião dentista na equipe de cuidados paliativos numa perspectiva interdisciplinar. Research, Society and Development. Itabira, 9(2), 1-16.
Souza, L.G.S. et al. (2020). Assistência Odontológica a Pacientes de Unidades de Terapia Intensiva. Patos. The Open Brazilian Dentistry Journal. 1(1), 1-11.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Flávio Murilo Lemos Gondim
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
1) Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.
2) Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
3) Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.