Representações da mulher no contexto escolar dos anos de 1950: um estudo do filme “O Sorriso de Monalisa”
DOI:
https://doi.org/10.33448/rsd-v9i8.5152Palavras-chave:
Cinema; Educação; Gênero; Mulher/Docente.Resumo
Neste artigo, o objetivo é analisar a representação da docente no imaginário social a partir do cinema. A pesquisa deu-se por meio da escolha do filme norte-americano O Sorriso de Monalisa (2003), com a finalidade de discutir a perspectiva do tema gênero, refletindo sobre como a questão do estereótipo feminino, ligado à delicadeza e à maternidade, está atrelado à figura da professora, na década de 1950. Por conseguinte, foram realizadas duas cenas do filme, com vistas a abordar o discurso cinematográfico, visando encontrar possíveis respostas para a problemática deste estudo. Buscamos nos aportes teóricos reflexões sobre cinema, gênero e a mulher/docente, tendo como base as ideias de autores como Duarte (2000), Martin (2005), Beauvoir (1970), Butler (2010), Saffioti (2004) e Strey (1997). Quanto aos resultados, concluímos que a arte cinematográfica, a partir do filme analisado, preocupa-se em representar a luta por direitos iguais, a autonomia e a liberdade da mulher no contexto trabalhístico.
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Filmografia
O Sorriso de Monalisa. Direção de Mike Newell. Estados Unidos da América (EUA): studio Revolution Studios e Columbia Pictures, 2003. 1 DVD (113min).
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