Análise do Filme a “Ilha do Medo” sob o olhar da Psicologia Cognitiva

Autores

  • Betina Lascombe Universidade Franciscana
  • Fernanda Dornelles Universidade Franciscana
  • Iuri Borowski Universidade Franciscana
  • Mariana Ferrigolo Universidade Franciscana
  • Taciane Nicolai Universidade Franciscana
  • Janaína Pereira Pretto Carlesso Universidade Franciscana

DOI:

https://doi.org/10.33448/rsd-v8i1.530

Palavras-chave:

; Psicologia Cognitiva; estudo de caso; análise fílmica.

Resumo

O presente estudo abordou uma análise cinematográfica do filme “A ilha do medo”. Através do olhar da Psicologia, tal atividade advém como uma tentativa de construção e apreensão do conteúdo programático transmitido na disciplina de Processo Básicos. O objetivo do presente artigo foi apresentar um estudo de caso clínico pelo viés da Psicologia Cognitiva, por meio da análise do comportamento do personagem principal do filme. Por meio da análise de cenas do filme foi possível investigar especificamente como os deslocamentos do personagem, estão associados aos processos básicos cognitivos, como memória, aprendizagem, percepção, atenção e linguagem. A coleta de dados bibliográficos foi feita nas bases de dados eletrônicas: Scielo, Pepsic, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), e também foram realizadas visitas a biblioteca física da Universidade. Os resultados da análise fílmica apontam que o paciente Andrew Laeddis do ponto de vista da Psicologia cognitiva apresentava alterações da sensopercepção quantitativas como Hiperestesia, como também alterações qualitativas da sensopercepção - alucinações e quadros de alucinose. Observou-se que o paciente também apresentava alterações patológicas da memória quantitativas -Amnésia ou Hipomnésia, alterações patológicas qualitativas da memória denominadas ilusões mnêmicas alucinações mnêmicas. Conclui-se que o estudo de caso por meio da análise fílmica possibilitou associar os comportamentos do personagem principal do filme a Ilha do Medo aos processos básicos cognitivos estudados teoricamente na disciplina de Processos Básicos. Essa atividade mesmo que por meio da ficção também oportunizou aos acadêmicos a observar os aspectos, características e sintomas numa perspectiva da Psicologia Cognitiva do transtorno mental caracterizado nesse estudo.

Referências

AMERICAN PSICHIATRIC ASSOCIATION (APA). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais: DSM-5. Porto Alegre: Artmed, 2014.

BARDIN, L. Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2009.

DALGALARRONDO, P. Psicopatologia e semiologia dos transtornos mentais. Porto Alegre: Artmed, 2000.

ILHA do medo. Direção de Martin Scorsese. Estados Unidos: Paramount Pictures, 2010. 1 CD (148 min). DVD, son.,color.

WHITBOURNE, S. K.; HALGIN, R. P. Psicopatologia: perspectivas clínicas dos transtornos psicológicos. Porto Alegre: AMGH, 2015.

CALLIGARIS, C. Introdução à uma clínica diferencial das psicoses. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

Downloads

Publicado

01/01/2019

Como Citar

LASCOMBE, B.; DORNELLES, F.; BOROWSKI, I.; FERRIGOLO, M.; NICOLAI, T.; CARLESSO, J. P. P. Análise do Filme a “Ilha do Medo” sob o olhar da Psicologia Cognitiva. Research, Society and Development, [S. l.], v. 8, n. 1, p. e1681530, 2019. DOI: 10.33448/rsd-v8i1.530. Disponível em: https://rsdjournal.org/index.php/rsd/article/view/530. Acesso em: 17 jul. 2024.

Edição

Seção

Ciências da Saúde